Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião da Casa Legislativa de Toritama.



Na manhã de hoje aconteceu mais uma reunião ordinária do poder legislativo de Toritama, e mais uma vez o que prevaleceu na casa do povo foi acusações e trocas de farpas entre situação e oposição, sem contar uma torcida organizada atrapalhando os discursos dos vereadores e nenhuma providencia foi tomada por parte do presidente da casa legislativa, mesmo com tudo isso, acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião.


Vereador Eduardo da Saúde: Pediu explicação sobre uma possível reunião do pessoal da saúde com as famílias toritamenses que são beneficiadas com medicamentos através das ações judiciais e as informações são desencontradas.

Pois as famílias dizem que teve e a equipe da saúde afirma que não. Pediu explicação.
Falou que lhe foi negada algumas informações sobre assuntos relacionados a saúde, como também pediu informações sobre o número de imóveis alugados tanto dessa como da gestão anterior e não lhe foi dado respostas.

Enalteceu as cobranças feitas pelo vereador Birino que tem trazido a tona as verdades que a população merece saber.

Afirmou que houve pagamento de alugueis a imóveis antes mesmo da prefeitura municipal receber o prédio e citou o prédio onde funciona o Rui Barbosa.

E citou que há irregularidades nessas locações e voltou a pedir explicação ao executivo.


Vereador Arimatéa: Agradeceu a oportunidade lhe dado na Rádio Líder e a audiência em sua entrevista. Em seguida reclamou com o excesso e os valores das locações de móveis e imóveis desta gestão. insinuou que há pagamentos a pessoa física. Lamentou que a APAE de Toritama tenha seus serviços encerrados, antes mesmo de funcionar e lamentou que o principal motivo foi o não cumprimento do compromisso por parte da prefeitura municipal e citou detalhes de como funcionaria. 

Reclamou da forma de como uma pessoa se dizendo procurador do município que chegou na Casa Legislativa e destratou os funcionários da casa legislativa com insinuações e intimidações aos que fazem a casa legislativa e pediu respeito aos que fazem a casa do povo.

Falou que há erros em um relatório de denuncia feita por um membro do executivo ao TCE contra a Câmara Municipal. 

Citou que o executivo contratou 19 advogados exclusivamente pra esse trabalho, insinuando ser uma perseguição. 

Voltou a reclamar do não cumprimento do executivo com a APAE e disse que foi na verdade uma ação midiática e nada mais. Também citou que houveram pessoas e entidades que a prefeitura firmou parcerias e não cumpriu e afirmou que a prefeitura os lesou. 

Disse que enquanto ficam zombando que pré-candidatos A ou B vai desistir, mas na verdade é pra criar discórdia nas oposições e desviar o foco das falhas dessa administração. 

Disse que o povo tá vendo tudo e que a verdade vai vir a tona. Disse que o governo é ciente que a oposição tá crescendo e se fortalecendo. 

Disse que o governo fez promessas e não cumpriu e citou a construção da maternidade entre outros. 

Citou que a prefeitura pra tentar enganar a população fechou parcerias em cirurgias em outros municípios e citou que até cirurgia em hospital de campanha foi fechado para se fazer cirurgias. 

Disse que a cidade tá acordando e que a resposta virá ainda este e fechou afirmando que é pré-candidato a prefeito.


Vereador Morica: Saiu em defesa do governo comparando as conquistas dessa administração em comparação com as outras anteriores. 

Citou as conquistas da atual administração, como a construção das escolas,os ônibus e ambulâncias, entre outros. E disse que desde 2016 Toritama vive uma nova história. Citou que o governo tem mais de 70% de aprovação. 

Disse que jamais na história Toritama teve um prefeito tão investidor e compromissado com a cidade. 

Disse que não adianta querer caluniar a atual gestão, pois a cidade vive novos tempos e o povo aprova. 

Disse que a oposição deve ter cuidado com o que fala e o que mostra, pois se equivocam em muitas das suas cobranças e a população merece a verdade. 

Disse que muitas das conquistas dessa administração tem tirado o sono da oposição e que essas conquistas só é possível pois tem um prefeito de verdade. 

E disse que tem respeitado a todos os pares e pediu respeito.


Vereador Ferrerinha: Disse que está feliz por estar ali exercendo seu papel em prol do povo. Disse que não é perseguido, pois faz o seu trabalho e não perde tempo pra atacar ninguém. Se disse feliz por atender a população e ser atendido pelos secretários e diretores da prefeitura. Citou algumas ações que pediu e foi atendido pelo executivo e isso lhe faz trabalhar cada vez mais pelo povo. Disse que é feliz por trabalhar ao lado de um prefeito que é atencioso para com ele e que também é capaz de resolver o que ele pede. E por fim disse que a politica é arte de cuidar das pessoas e que se Deus e o povo quiser esse trabalho não vai parar.


Vereador Doutor: Disse que iria falar sobre a APAE de Toritama que está enfrentando dificuldades em abrir e correndo o risco de não funcionar e lamentou que a ajuda que seria dada pelos vereadores para colaborar com a manutenção da mesma não foi cumprida por alguns edis, mas que se disse triste pois tem vereadores que criticam o que houve com a mesma por falta de recursos e apoio, mas tem vereador criticando, mas na hora de ajudar se negou, mas é um bom critico. Disse que acredita que se a cidade quiser a APAE sai do papel e queria muito que não houvesse politicagem. Disse que está surpreso por ver o presidente da casa legislativa cobrando do governo uma atitude, enquanto o mesmo se negou a ajudar. E afirmou que a comoção com a doença da filha do presidente contribuiu pra reeleição dele na presidência. Disse que a casa tem muito dinheiro em caixa e onde será investido os valores que ficarão nos cofres públicos, pois deveria ser revertido em obras de pavimentação de ruas e outras obras que servirá para a população.


Vereador Mava: Pediu respeito na Casa Legislativa. Falou que tem aproveitado o seu tempo para apresentar a população suas ações e fiscalizações. Citou as visitas aos locais públicos. Pediu mais ação na operação tapa buracos, dizendo que é necessário o aumento de mão de obras. Falou de suas ações em favor dos moto-taxistas e pediu que tanto o governo municipal e estadual vejam um plano para a volta das atividades dos mesmos. Pediu que fosse adquiridos fraldas de algumas marcas para as pessoas atendidas pelo governo municipal. Falou de outras ações e serviços e apresentou seus projetos e as benfeitorias que estes serviços e ações trarão para o povo e por fim agradeceu ao prefeito por lhe atender em suas reivindicações.


Vereador Rossana: Fez votos de pesar a algumas famílias que perderam seus entes queridos. Parabenizou o conselheiro tutelar Dé do Areal pelas conquistas pessoais. Fez questão de afirmar que a nova geração deve buscar na história o que é e de onde veio Toritama. E citou a participação de cada gestor desde a sua fundação. Citou as coisas positivas de cada gestor que já passou pelo governo municipal. Disse que pra se chegar ao patamar de Capital do Jeans teve muita luta e história de José Jota, Galo, Gerson Pereira, Nelson Caetano, Narcizo Lima, Dr. Valter Souza, Celso Andrade, Galego, Marcelo, Flávio e Odon e os pontos positivos de cada um. Destacou a luta dela ao lado de Arimatea no decorrer de sua vida publica para buscar cada conquista. Falou que há uma desumanidade por parte da atual gestão, principalmente no que se refere a saúde publica e voltou a cobrar uma melhor atenção para com famílias que tem pessoas especiais. Rebateu as criticas e as cobranças feitas por um servidor publico que ataca os vereadores por conta das diárias, mas que foram justas e para serviços para a população, diferente do cidadão que não faz o seu trabalho e vive o tempo todo em acusar os vereadores da oposição, mas esquece de fiscalizar os da situação. Reclamou que enquanto persegue os vereadores da oposição, esquece de fazer o seu trabalho de funcionário publico. Disse que se o mesmo for eleito vereador será um pau mandado do prefeito. Disse que a atual administração não tem cumprido com suas promessas de campanha e hoje tenta enganar o povo com coisas fúteis e enganando o povo dizendo que tem as coisas, mas na prática não é verdade e citou a falta de medicamentos, de fraldas e outros itens. E que a população tá vendo o que é verdade e o que é mentira na cidade. Reclamou da falta de atenção com o funcionalismo publico. E cobrou providências.


Vereador Birino: Falou de suas cobranças através dos seus vídeos das falhas existentes na atual gestão. Segundo ele tem tido um efeito positivo e que até a imprensa da região tem reconhecido, pois virou pauta de programas em rádios da região. Falou da falta de atenção com os garis de nossa cidade e citou as falhas na atenção e apoio aos mesmos. Citou sua ida a lavanderia do hospital e se deparou com materiais em TNT (Que são descartáveis) são lavados após usado e ré-utilizado, o que ele achou errado. Disse que a atual gestão é desumana e não condiz com o que fala.Disse que Gari não é lixo e merece ser tratado com respeito.

Birino (Líder da Oposição): Rebateu as criticas feitas por um pré-candidato que o acusa de se beneficiar do erário publico através de diárias. E ele respondeu que todas as diárias foram para serviços de sua função e citou os motivos e citou os motivos das idas as cidades de Recife e Surubim. Citou irregularidades em alguns contratos de imóveis que não foram utilizados e outros que até prédios antes mesmo de tá pronto pra ser usado. Disse que o governo o chama de 'Cão Raivoso', mas é um cão que tem mordido seu calcanhar, relatou o vereador. Disse que não é letrado, mas é doutorado na escola da vida. Citou irregularidades em liberação de obras inadequadas e irregulares e pediu explicações.  Falou que não tem problemas de mostrar as suas diárias, pois não há irregularidades, pois foram todas para trabalho em prol da população e da cidade. E citou uma visita a uma empresa em Alagoas e que viu irregularidades e que em breve a cidade saberá. Disse tranquilo quanto ao seu trabalho e que é pra população.


Vereador Derivaldo: Pediu que seja construído um laboratório de analises clinicas e uma clinica de olhos pra dar apoio aquelas pessoas que precisarem desses serviços. Se disse triste com o conteúdo do debate e das palavras que estão sendo utilizados por parte de alguns edis e que a população não está obrigada a ter que ouvir isso que tá sendo feito durante as reuniões. Agradeceu ao secretário de obras por ter atendido suas reivindicações em prol da população. Disse que sempre se utilizou com respeito aos pares e principalmente a população. Falou que tem trabalhado diuturnamente para atender os anseios da população e se Deus e o povo que tem visto seu trabalho, lhe dará mais oportunidade para continuar trabalhando.


Vereador Edjan (Líder do Governo): Voltou a cobrar explicações das diárias tiradas por parlamentares e funcionários da casa e citou uma viagem a Recife e pediu explicações. Falou que é um exemplo de parlamentar que honra os votos recebidos pela população. Acusou que teve vereador que se utilizou de diárias para ir pra congresso, mas foram pra farra. Falou que hoje há vereador que hoje reclama e fala mal do atual prefeito, mas passaram três anos só elogiando e do nada mudaram de opinião. Disse que hoje vê pessoas com raiva do governo por que não tem mais regalias como antes, por isso hoje reclamam da gestão. Falou que a enquete realizada na Rádio Líder mexeu com o sentimento da oposição, por isso que eles estão assim estressados. Falou que a atual gestão tem sido criticada por quem não tem nada pra dar a população, defensores das gestões passadas que mais envergonharam do que enalteceram a cidade. Disse que há falhas, mas essa administração tem tido mais êxito do que falhas e isso a população tá vendo e que hoje o atual é carinhosamente chamado de 'Rei dos Prefeitos' e a oposição vai ter que engolir. E ainda citou que haverá desistência de algumas pré-candidaturas, por que não são páreo para enfrentar o atual gestor e por fim pediu para que as rádios não façam mais enquetes não, pra não matar a oposição.

No final de tudo, mais uma vez o presidente do legislativo chamou a atenção dos nobres vereadores para que os mesmo compareça as reuniões de comissões que tem toda terça-feira na casa do povo de Toritama.

Por Wendell Galdino.