Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião da casa legislativa de Toritama-PE.


Na manhã de hoje aconteceu mais uma reunião ordinária na Casa Legislativa João Manoela da Silva, e como sempre virou costume naquela casa, o debates de ideias ficou de lado e se falou mais uma vez de quem fez ou deixou de fazer poe que come ou deixa de comer de gestões passadas ou da atual.

Mais mesmo assim acompanhe as falas dos nobres edis na reunião de hoje e vocês população toritamense tirem suas próprias conclusões.


Vereador Derivaldo: Falou de suas indicações que foram feitas através de sua fala na Casa Legislativa. E citou como por exemplo a conquista de uma Escola de Corte e Costura permanente na cidade, como também a aquisição de uma Farmácia Popular. Falou das suas indicações para a pavimentação de ruas e logradouros da cidade. Pediu mais atenção na hora de apresentar suas obras ações, projetos e pedidos através desta casa legislativa. Reclamou a falta de corum nas reuniões de comissões que esta semana aconteceu novamente. Fez pedido verbal de colocações de sinalização em diversas localidades, principalmente no entrocamento da PE 90 com a BR 104 e outros trechos urbanos dessas rodovias que cortam nosso município. Falou de seus pedidos de pavimentação e requalificação das praças publicas no bairro de Duque de Caxias (Fazenda Velha). Falou de seu compromisso com o povo e de sua conduta de trabalhar sem querer atrapalhar o trabalho de seus pares. Disse que espera ser atendido em seus pedidos, pois são todos na intenção de atender as demandas da população.


Vereador Loló: Mais uma vez falou de seu trabalho, sem denegrir a ninguém. Falou que tudo o que faz é pra o bem da população e é de coração. E citou um fato ocorrido com o mesmo na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, quando esteve com um profissional médico e o mesmo perguntou como estava Toritama a respeito da saúde. E ele disse que falta muita coisa e citou o exemplo da área de otorrinolaringologia que é essencial, vascular entre outros. Disse que tem pedido, mas as gestões não lhe atende, mas que o mesmo não desiste e que continuará trabalhando até quando Deus e o povo quiser. Parabenizou o trabalho de cobranças desenvolvidos pelo Vereador Birino, e citou o vídeo de fiscalização no hospital. Disse que é um trabalho excelente, mas que não faz, pois sua área é a saúde e não tem tempo pra quase nada. E por fim parabenizou o ex-prefeito Odon Ferreira.


Vereador Eduardo da Saúde: Falou que se achou injustiçado por um comunicador quando foi citado que o mesmo deveria renunciar de seu mandato, pois não estava sabendo trabalhar. E citou o fato de o mesmo vereador que apresentou um projeto ele estava na comissão e isso não é legal. Daí ele citou que se esse tipo de fato vale a cassação, então o prefeito também deveria renunciar, pois enviou diversos projetos com falhas gritantes e não renunciou. Citou a desativação das escolas na zona rural, deve ter a assinatura das pessoas da localidade aceitando a desativação da escola. E citou outros fatos ocorridos nessa administração que fere a Constituição Nacional e nem por isso o chefe do executivo renunciou, e em muitos casos nem se quer revogou essas ações. E voltou a citar os projetos revogados pelo prefeito. Foram eles: Semana da Família, Semana dedicada comunidade evangélica, a de combate a sexualização e erotização nas escolas, entre outras. Falou da lei que ia beneficiar os aposentados e que tinha um ponto que tornava a lei inconstitucional e que ele (Eduardo) consertou a lei pra beneficiar a população, mas isso o governo não viu. E falou outros projetos, principalmente na área da educação. E citou que houve um erro e que a casa legislativa votou conforme com o que pediu o irmão do prefeito. Pediu que haja coerência entre os poderes e as bancadas.


Vereador Arimatea: Começou sua fala fazendo um voto de pesar pelo falecimento de GUÉ. Falou da falta de compromisso da administração municipal, quando inaugura obras inacabadas e citou o estádio de futebol. Disse que visitou a sua visita ao local e viu a falta de estrutura para os desportistas toritamenses. Disse que agora entende quando o ex-prefeito Odon Ferreira, quando o mesmo não o inaugurou tanto o campo, quanto a creche, pois não ia entregar a população sem estar legalmente concluído. Disse que é uma contradição por parte do gestor, que prometia que não faria obras pela metade. Disse que da forma que tá não dar pra praticar esportes. Falou da falta de atenção da prefeitura municipal com as pessoas cadastradas para receberem seus medicamentos e citou um exemplo que aconteceu com um cidadão especial e que depois das reclamações a prefeitura foi resolver e ainda tentou fazer uma gravação com o paciente desmentindo o vereador que cobrou. E pediu mais respeito com a população, principalmente aqueles que precisam de atendimentos especiais. Fez um voto de repudio pelo fechamento do salão da terceira idade. Falou que tem recebido inúmeras reclamações feitas por pastores de igrejas evangélicas em nosso município.


Vereador Morica: Iniciou sua fala enaltecendo o trabalho realizado pelo amigo Dé do Areal. Parabenizou Dito pelo aniversário. Falou do desafio diário de um político e parlamentar no dia a dia. Explanou aos pares o que é e o que deve ser feito pelos parlamentares. Disse que o papel de cada um legislar, fiscalizar e fazer leis, fazer pedidos e citou como é. Falou de seu pedido para que haja uma operação tapa-buracos no centro da cidade. Disse que todos podem pedir e fazer o mesmo e que achar que tem que ser feito. E que deixem de individualismo e ciumeiras, pois os pedidos são os mesmos, assim como as intenções que é fazer o melhor pra população e citou seus pedidos. Voltou a defender a atual gestão, suas conquistas, ações e serviços. Disse que até então a nossa história estava sendo jogada no lixo e hoje o atual prefeito tá resgatando a preservação da nossa história. Falou que agora há memória da história de Toritama. Falou que falta sim medicamentos, mas a culpa foi do aumento do número de pessoas que hoje são assistidas pela prefeitura, que antes era pouco e mesmo assim faltava e quase não se reclamava, mas hoje a falta dar-se mais por conta da burocracia, mas a prefeitura tá buscando resolver tudo o mais rápido possível. E pediu a união de todos, principalmente da base governista.


Vereador Ferrerinha: Se disse triste com o excesso de ações da PRF em nossa cidade, disse que entende o trabalho deles, mas que na atual conjuntura é preciso ser mais flexível. Pediu que fosse realizada uma ação de sinalização nos locais e nas vias locais da BR 104 e pediu que algo seja feito o mais rápido possível pra evitar as multas. Falou da falta de uma ação urgente na rodovia PE 90 de colocação de semáforo naquele local próximo a creche. E citou as cobranças do povo e as dificuldades enfrentadas pela população que trafega por ali. Disse que já cobrou e continuará cobrando, mas entende que há a burocracia nessas ações, mas em breve tudo será resolvido. E por fim se disse feliz por ser atendido pelo prefeito em suas reivindicações e ações.


Vereador Doutor: Falou que pediu um galpão para ensinar as pessoas a costurar no Sítio Mangas. E falou de sua experiência de vida. Falou que este mesmo projeto deveria existir em outros bairros da cidade. Ele deu uma explicação de como se poderia fazer pra formar novos profissionais da costura. Citou o paredão da barragem de Jucazinho. Falou de sua experiência de vida e de comércio. Falou de seus pedidos junto a prefeitura e citou uma escola e uma quadra poliesportiva na zona rural. Disse que tem muito trabalho, mas tá guardado e que só vai apresentar na hora certa.


Vereador Mava: Falou de seu trabalho como vereador, citou suas visitas, obras e ações. Citou a falta de iluminação em alguns bairros, calçamentos em diversas vias urbanas entre outros. Falou de seus pedidos junto ao DENIT. Falou de seus pedidos junto a prefeitura, para atender a população em diversas áreas, em especial no que se refere ao transito e na educação. Pediu que seja incluído na educação interprete de línguas.Falou que mesmo com pessoas da família doente, ele tem ido buscar melhorias pra cidade. Disse que trabalha muito, mas agora quando chega as conquistas ver muitos vereadores se dizendo pai da obra, quando o pai foi ele que buscou e que o povo tá vendo. Disse que tá tranquilo quanto ao seu trabalho e que ama o bom debate.


Vereador Birino: Se disse triste com o mal atendimento que é dado as famílias cadastradas para receberem suas medicações especiais. Disse que a gestão não tem respeitado as demandas judiciais e que irá provocar a justiça pra que algo seja feito. Cobrou a aquisição de um Neuropediatra para atender a alta demanda no município. Disse que a gestão legisla em causa própria e que não tem sentimento com a população. Fez um voto de pesar a família de Amaro que faleceu esta semana. E fez uma acusação dizendo que o mesmo faleceu de Covid e não cuidaram do filho da vítima que o conduziu até o hospital e que não foi feito nada pra verificar se realmente foi de covid e também tratar do filho do mesmo e pediu providências.

Vereador Birino (Líder da Oposição): Voltou a reclamar que a saúde tá fabricando os números de pessoas contaminadas com o Covid-19. Disse que o povo tá sendo enganado a população e o próprio ministério da saúde. Disse que depois das suas cobranças a prefeitura tem corrigido as falhas e citou as suas cobranças e os consertos das mesmas. E citou as localidades já visitadas e cobradas por ele. Disse que até pissarro foi usado pra reposição de calçamentos em algumas vias. Citou ruas recém pavimentadas que já mostraram falhas. Mas o governo nega, mas os fatos estão aí pra todos verem. Disse ser o legitimo representante do povo e que esse povo o paga bem pra trabalhar em defesa do povo. Disse que abriu mão de sua vida pessoal e industrial pra ser um legítimo representante do povo e isso faz com amor e coragem e que não come e nem comeu em coxo e que seja provado essas acusações. E pediu pra o povo ligar pra ele, a qualquer hora do dia, pois é assim que tem que ser. Disse que recebeu denuncias que há desperdício de alimentos e que vai fiscalizar. Reclamou a desativação do matadouro e escolas da zona rural. Cobrou a promessa da volta da maternidade que até agora nada. Disse que o prefeito sempre foi centralizador e nunca gostou dos mais pobres. Reclamou a falta de medicamentos para as famílias cadastradas pela justiça. Disse que o prefeito quer tirar o compromisso das costas. Disse que na gestão passada havia uma atenção especial e melhor para as famílias com pessoas especiais. E finalizou que o seu trabalho continua.


Vereador Dió: Falou que na gestão passada vereadores não viam as falhas nas administrações, pois viviam no coxo. Disse que houve vereador que se levantou contra a aquisição do Corpo de Bombeiros para o município. Disse que o Vereador de oposição falta com a verdade sobre o que tá acontecendo no hospital municipal, mas que novas máquinas e equipamentos e serão colocados em breve pra funcionar. Disse que a oposição só cobra e fala, mas não mostra soluções pra os problemas. Disse que existem as falhas sim, mas que a atual gestão tem buscado atender os anseios da população dentro daquilo que o município pode fazer.


Vereador Edijan: Falou de sua satisfação sobre a chegada da água, do saneamento e a praça da Vila Canaã. Rebateu as criticas sobre o campo de futebol que foi entregue sem tá completo e disse que o presidente defende as gestões passadas que 'quase' realizavam as obras e citou as obras e ações que não foram feitas e as que foram deixadas inacabadas e que isso causou um prejuízo a população. Disse que a atual gestão não tem contra si um processo se quer. E que pelo contrário as verbas estão sendo investidas na coisa publica e citou as obras e ações. E citou a farmácia municipal um verdadeiro mercadão de tantos remédios pra atender a população. Insinuou que vereadores que hoje tão contra a atual gestão estão reclamando pois antigamente viviam no coxinho e não viam nada e hoje não tem isso e eles não aceitam e criticam, mas o povo tá vendo quem fez e faz. Citou que em gestões passadas vereadores se beneficiavam com medicações da farmácia municipal e hoje isso não tem. Disse que em gestões passadas remédios eram jogados no lixo e não era dado a população. Disse que a atual gestão não dar valor a esse tipo de politica. Falou que o dinheiro publico tá sendo investido na cidade, pois são obras e ações em prol da população. Disse que a oposição defende os governos do quase tinha, pois se beneficiavam do governo. Disse que muitos que saíram do governo foi por que o coxo nesse governo acabou e ironizou dizendo que é saudade do coxinho.

Por fim não aconteceu votações de emendas ou de projetos na reunião de hoje, por que segundo o presidente não aconteceu as reuniões de comissões, e a próxima reunião foi marcada para a próxima quinta-feira 30 de julho.

Por Wendell Galdino.