ACOMPANHE O QUE ACONTECEU NA REUNIÃO DE HOJE NA CASA JOÃO MANOEL DA SILVA EM TORITAMA.


Na manhã de hoje aconteceu mais uma reunião na casa legislativa João Manoel da Silva, e veja como se deu a reunião desta quinta-feira.


Vereador Dió: Reclamou que nas lives do Vovô deram informações sobre as cobranças de impostos e tributos arrecadados e que falta mais clareza nas informações. Também avisou que também se compare as ações e obras nessa gestão com as anteriores. Falou da aquisição de novos veículos pra educação e saúde principalmente. Pediu mais clareza nas informações dadas pela equipe de comunicação do pré-candidato Arimatéa. E falou que boa parte das ruas calçadas por esta gestão foram com esses valores arrecadados. Falou que há maldade quando se fala ou indaga onde se foi aplicado a maior parte das verbas, pois todos sabem que a maior parte das verbas são pra pagamentos da folha salarial, isso é fato e pediu mais responsabilidade no que se fala.


Vereador Derivaldo: Iniciou sua fala agradecendo ao funcionário da COMPESA que atendeu a algumas reivindicações suas. Falou da felicidade da liberação por parte da Caixa Econômica Federal a liberação do restante das verbas para a conclusão do campo de futebol. Falou da tristeza de anos estarmos sem estádio de futebol, mas que ano que vem teremos uma praça esportiva digna de nossos desportistas e da nossa cidade. Falou de sua tristeza em ouvir e ver pessoas se achando serem o que não são e se utilizando das mídias sociais e demais meios de comunicação para denegrir e distorcer as coisas, mas está tranquilo, pois a cidade está ligada nas ações e nessas pessoas. falou de sua luta e seu trabalho e que apresentou na casa legislativa um pedido para que seja colocadas barreiras sanitárias em locais estratégicos no município, pois todas as ações pra o combate ao COVID nesse momento é bem vindo e acredita ser atendido.


Vereador Edijan: Agradeceu a diretora do hospital municipal por atender a um pedido seu, em atender seu pai naquela unidade hospitalar. E que o atendimento foi muito bom e parabenizou toda a equipe da saúde. Rosenita está de parabéns, pois mesmo em casa de repouso, está realizando um grande serviço em nosso hospital. Falou de seu respeito a senhora Rozenita. Falou de todas as conquistas do governo municipal em todas as áreas, em especial na saúde que tem se saído muito bem durante essa pandemia. E por fim parabenizou o prefeito pelo trabalho realizado na cidade de Toritama.

Vereador Edijan (Líder do Governo): Rebateu as cobranças feitas pelo líder da oposição quanto as cobranças e fiscalizações das ações do governo e perguntou se o mesmo vereador fiscalizou a direção da casa legislativa, pois realizou uma obra de requalificação da câmara e o telhado é um exemplo de descaso pois já apresentou falhas. E pediu explicações sobre as falhas existentes na reforma da Casa Legislativa. E disse que a casa é faltosa com o repasse dos recursos que ajudariam no combate ao covid-19. Disse que a casa é omissa, pois prometeu repassar verbas para ajudar a prefeitura no combate a pandemia e só fez um repasse e disse que na casa há dinheiro em caixa. Disse que a cidade vive novos tempos e que apesar das dificuldades, tem um prefeito preocupado com o povo e que tem feito o que ninguém fez até hoje. Comparou o Hospital de Campanha de Toritama com o de Tamandaré, dizendo que Toritama está muito a frente dos demais. Disse que o prefeito tem trabalhado 24 horas por dia, buscando o que é melhor pra o povo de Toritama. Reconhece que a cidade deveria tá melhor do que tá, mas a culpa é da pandemia e da crise econômica. Disse que o prefeito chega ao seu quarto ano sem nenhuma acusação de corrupção, diferente de outros por aí. Disse que se orgulha em ser o líder do governo e poder defender o atual gestor, por que é um orgulho pra Toritama E por final pediu que as pessoas cumpram as determinações previstas nos decretos para cuidarem da sua saúde e da saúde de todos. E que as pessoas se cuidem e evitem se contaminarem. Pois a vida tá acima de todos.


Vereador Eduardo da Saúde: Reclamou de seus projetos apresentados na Câmara Municipal e vetado pelo executivo e se disse perseguido. E citou o projeto que combate a sexualização infantil. Segundo o parlamentar é um projeto de combate ao crime sexual contra a criança e adolescente. Disse que até as leis da cultura evangélica e da família e até do comunicador local. E deu explicações sobre a importância dos projetos e pediu explicações sobre os vetos. E fez a pergunta a população se são a favores dos vetos? Disse que tais projetos seriam para ajudar no fortalecimento das famílias. Falou do projeto da vacinação das crianças que também seria muito importante para a boa avalia.

Vereador Eduardo da Saúde (Líder da Oposição): Falou do que é arrecadado pelo executivo e que deve ser realmente aplicado na administração publica nas questões que hoje exige mais atenção ou seja urgência. Pediu explicações sobre as obras de pavimentação que foram entregues recentemente e já apresentam falhas e citou alguns locais. Disse que reconhece que devido a pandemia a arrecadação caiu bastante, mas a cidade não ficou sem verbas, não. Pois além das verbas que já vem todos os meses, houve as verbas do governo federal e as verbas de gabinetes. Pediu pra que a prefeitura cobre das empresas que estão e que prestaram serviços a prefeitura que sejam obrigadas a resolver as falhas nas obras ou entregue o dinheiro pra outra fazer. Reclamou do alto número de buracos nas vias publicas e pediu respeito para com as verbas publicas. Reclamou dos valores cobrados pela prefeitura não condiz com a nossa realidade. Pediu que haja um planejamento para que comece a se fazer ações para o tratamento dos esgotos que são jogados no leito do rio sem tratamento. Cobrou melhorias em algumas ações e em especial no atendimento a saúde. E cobrou mais atenção no atendimento nos hospitais em especial no hospital de campanha. E disse que é necessário mais atenção nas ações e operações tapa-buracos e em especial no tocante ao saneamento básico, pois trata-se de saúde publica.


Vereador Loló: Reclamou que todas as vezes que o mesmo vai falar tem a sua voz cortada, pra população não lhe ouvir. Mas disse que está de cabeça erguida e consciência tranquila, pois apesar das dificuldades, sua voz tem chegado as pessoas. Cobrou o pagamento do adicional noturno aos funcionários da saúde, pois está sabendo que não está sendo pago o adicional noturno e pediu providências. Pediu que haja pagamento de adicional pra todos os que estão trabalhando na saúde, em especial a noite. Pediu providências e esclarecimentos aos responsáveis. Disse que não é daqueles que torce pelo quanto pior , melhor. Reconhece que obras e ações foram feitas, mas não tem como esconder que há falhas nas obras, sim. Disse que em todas ou na maioria das obras tem e apresentam falhas em pouco tempo de concluídas. E isso deve ser feito com mais carinho e mais qualidade. São serviços sem qualidades a prova tá aí pra todo mundo ver. E citou as falhas nas obras de qualificação na estrada da Vila São Benedito.


Vereador Arimatéa: Falou dos valores arrecadados pela atual gestão são superiores aos dos anos anteriores. E pediu explicações de onde foram ou estão sendo aplicados os valores arrecadados pelo atual gestor. E citou as promessas feitas pelo atual gestor em sua campanha, não são cumpridas e pediu explicações. Enalteceu as colocações do Vereador Fofão e da equipe 'Câmera na Mão' que tem trazido a realidade da cidade através das redes sociais e mostra o descaso e o não cumprimento das promessas. Voltou a cobrar explicações sobre a caça aos marajás que foi prometido e que atualmente nem se fala mais nisso. Disse que o povo tá vendo tudo e que dará a resposta que o governo merece. Falou dos descasos com a operação tapa-buracos. Falou da promessa de asfaltamento de Cacimbas a Santa Maria que até o momento nada foi feito e que o centro está intransitável com tantos buracos e esgotos estourados. E citou algumas vias centrais que estão assim. Reclamou da falta de asfalto no centro da cidade. Pediu o cumprimento da promessa de que se teria atendimento as pessoas em suas casas e os agendamentos de atendimentos na área de saúde, pra evitar filas. Parabenizou a senhora Diva de Dezinho (A Mamusca) pelo seu aniversário.


Vereador Fofão: Iniciou sua fala lembrando que em uma de suas participações nas emissoras de rádios em Toritama , o prefeito não gostou quando uns cidadães reclamou das falhas nas obras de pavimentações da atual gestão, o gestor não gostou de ser contrariado. E citou algumas obras entregues por esta gestão que estão com buracos e falhas. Falou que há vários buracos em todas as vias da cidade, tanto as obras antigas, quanto as novas. Reclamou da triste realidade que se encontra a nossa Avenida João Manoel da Silva. Citou o que encontrou nas suas visitas aos mais diversos bairros. Agradeceu a população toritamense pela sua educação e não levar as coisas ao pé da letra, pois se fosse pra cumprir o que lhe foi pedido, era pras pessoas já terem ido levar os dejetos dos esgotos e jogar na porta do prefeito com base num pronunciamento do prefeito quando disse que era pra jogar as fezes e dejetos nas portas dos ex-gestores que não fizeram as obras. E indagou: Imagina se a população atendesse a ordem do prefeito? Disse que o prefeito reclamou da ação de Birino quando reclamou da terra ou areia utilizada nas obras pavimentação e hoje estão todas as vias estragadas e com problemas, mas ele segue com a desculpa que as falhas são sempre da oposição ou dos prefeitos passados. E disse que o prefeito não entender de administração, mas sim, com mídia e programas de rádios. E que a população só vai ter uma administração voltada para o povo a partir do ano que vem, se o povo e Deus quiser.


Vereador Morica: Voltou a cobrar da COMPESA a conclusão das obras inacabadas na cidade e o abastecimento de toda a cidade. Saiu em defesa do governo municipal dizendo que as chuvas frequentes tem sido o maior problema pra que a prefeitura sofra com os buracos nas vias publicas e esgotos estourados na cidade. Disse que há uma ação para que a cidade seja atendida em sua totalidade. E citou que a baixa na arrecadação de impostos e a pandemia tem sido o maior problema no momento. Falou das frentes de obras pra resolver os problemas na administração e em especial no tocando a pavimentação das vias publicas, mas mesmo assim as chuvas e a pouca arrecadação de verbas são os maiores gargalos da atual gestão nesse momento. Disse que assim que as chuvas passarem e a volta do comércio em sua totalidade a administração começando a arrecadar mais, as obras irão sair e as falhas serão cumpridas e entregues a cidade. E por fim pediu para que sejam passadas as máquinas nas estradas vicinais.


Vereador Ferrerinha: Disse que o seu maior objetivo é atender as demandas da nossa população e iniciou agradecendo a toda equipe de iluminação da prefeitura, por sempre atender as suas demandas. E citou as ruas atendidas por ele. Se disse triste por ter assistido a um vídeo de uma pessoa de outra cidade, quando o mesmo ao se deparar com uma rua sem calçamento, fez duras críticas ao governo municipal e em especial a câmara municipal. E saiu em defesa da classe dizendo que o cidadão critica sem conhecimento dos seus trabalhos. E que tem sempre buscado ações e melhorias em diversas áreas. E que tem junto com prefeito feito as obras e ações que beneficiarão a população.


Vereador Doutor: Falou das ruas pavimentadas durante esta gestão e que são muitas e que as falhas acontecerem é normal por conta das chuvas e da movimentação de veículos em nossa cidade. Reclamou das criticas feitas pelo cidadão através de um vídeo e disse que o mesmo não conhece a história da atual administração e disse que o morador faltou informar que a cidade tem uma administração que tá realizando as obras e que lá será em breve pavimentada. E que a culpa disso são as administrações passadas que nada fizeram nada pela cidade. E que a prefeitura tá tentando buscar atender a todos os vereadores. Mas que a atual gestão tem feito muito mais do que os anteriores. E que isso deveria ter sido dita a esse cidadão. Se disse chateado com a fala do cidadão e que ele deveria se inteirar melhor sobre a cidade, sobre os vereadores e a administração publica. Disse que nada justifica o cidadão falar assim de nossa cidade. E prometeu que em breve aquela rua será pavimentada e que todos os moradores daquela rua fiquem tranquilos e tenham paciência. Disse que a administração tem sofrido com as chuvas constantes e com elas os buracos e esgotos estourados. Mas que a prefeitura não tem medido esforços para resolver essas situações.


Vereador Mava: Falou de seus projetos e ações voltadas para o bem da população e citou os mesmos. Reclamou que ao contrário de outros edis (não citou nomes) disse que trabalha dia e noite, enquanto outros nada fazem para a população e disse que quem perde com isso é a cidade. Falou que enquanto trabalha, outros edis levam o tempo em fazer politicagem e até denegrir a sua imagem e menosprezar o seu trabalho, mas que tá fazendo bem o seu trabalho e o povo tá vendo isso. E citou seus projetos apresentados e ações realizadas por ele. Reclamou que há falta de responsabilidade por parte de alguns edis que se quer vão as reuniões de comissões e isso traz prejuízo a casa e em especial ao povo de Toritama. E que apesar de algumas pessoas quererem manchar a sua imagem, atrapalhar o seu trabalho e de alguma forma (inveja) querem menosprezar, mas o trabalho segue a todo vapor e o povo irá reconhecer novamente. E por fim falou que cada parlamentar tem feito seu papel e que a população os julgue. e terminou anunciando seus projetos e pedidos ao executivo.


Vereadora Rossana: Fez votos de parabéns a Dona Iva de Dezinho pela passagem de seu aniversário. E agradeceu por ela ter escolhido apoiar o pré-candidato a prefeito de Toritama, o vereador Arimatéa. Falou de seu pedido junto ao departamento de estradas e rodagens sobre buracos as margens das rodovias que cortam a nossa cidade. Fez cobranças sobre a entregue os kits de merenda escolar em nossa cidade. Falou que enquanto Toritama está se organizando pra entregar o segundo kit, Santa Cruz do Capibaribe já está entregando o terceiro kit. Reclamou do excesso de buracos em todas as vias da cidade. Parabenizou a jornalista Valderiza pelo programa na Radio Líder de Toritama. Reclamou de falhas existentes na saúde e em especial no hospital de campanha. Pediu pra que a prefeitura faça parcerias com laboratórios particulares pra identificar os casos de Covid, pois o que tem no hospital não tem dado conta do número de pessoas para fazerem os exames. Pediu mais cuidado com a população.

Por Wendell Galdino.