Dados de servidores podem ter sido usados para cedência de medicamentos em Toritama.


A redação do Blog do Ney Lima foi procurada nessa quinta-feira (08), por denunciantes de um suposto esquema, envolvendo a prefeitura de Toritama. As informações apontam que dados de professores lotados no município, foram usados para cedência de medicamentos do SUS, que eles afirmam, nunca solicitaram.

Trabalhadores afirmam que verificaram as informações sobre os medicamentos no App ‘MeuDigiSus’, ferramenta digital do Ministério da Saúde que disponibiliza aos usuário informações pessoais e clínicas contidas em cerca de 12 sistemas entre eles: o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Programas do Farmácia Popular, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Sistema de Regulação (SISREG), Sistema de Atenção Básica (e-SUS AB) e Hemovida.

Em contato com alguns servidores, eles afirmaram que formalizarão a denúncia em conjunto na próxima semana.

Em contato com o Blog, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Eduardo Mendonça, afirmou que já está ciente dos rumores e que pediu para que os prejudicados apresentassem algo concreto para tomar à frente da causa. Ele garantiu que o Sindicato está pronto para se engajar, caso exista elementos suficientes na denúncia.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Toritama. A gestão respondeu que “A Procuradoria Geral do Município está reunindo as informações para proceder com as medidas cabíveis”.

Do Blog do Ney Lima.