Estados e municípios não entram na reforma da Previdência agora.

Os governadores saíram da reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira (02), dizendo que ainda têm esperança na inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência durante a fase de votação na comissão especial. Ou seja, até a semana que vem. É o que o governador do Espírito Santos, Renato Casagrande (PSB), tenta sustentar.
Mas a verdade é que nem ele nem seus colegas apostam nisso. Os governadores já estão concentrando seus esforços para tentar incluir os estados na reforma depois, durante a fase de votação do texto em plenário. Na entrevista ao blog, diplomaticamente, Casagrande admite que "no plenário. Na entrevista ao blog, diplomaticamente, Casagrande admite que "no plenário é menos difícil".
Diz bem, porque nem lá será fácil. Em compensação Casagrande festeja, na entrevista, já terem conseguido o apoio de Rodrigo Maia e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para a aprovação dos projetos da chamada "pauta federativa". Segundo ele, mesmo que aprovada, a reforma não resolve agora o problema das dívidas dos estados.
Maia e Alcolumbre prometem apressar a votação do primeiro item dessa pauta: o projeto de securitização (venda) da dívida dos estados.
Maia e Alcolumbre prometem apressar a votação do primeiro item dessa pauta: o projeto de securitização (venda) da dívida dos estados. E o ministro da Economia, Paulo Guedes, acenou que, logo após a votação da reforma, o governo resolverá como fica:
A partilha com os estados da cessão onerosa do petróleo vendido à Petrobras;
Os bônus de assinatura dos leilões de petróleo;
O ressarcimento aos estados dos prejuízos causados pela Lei Kandir;
O Plano Mansueto de solução para os estados mais endividados.
É esperar para ver.
Do Blog do Magno Martins.