Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na Casa Legislativa João Manoel da Silva.

Na manhã de ontem aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa João Manoel da Silva, e o Informativo Toritamense trás pra vocês as falas dos nobres vereadores na tribuna da casa, acompanhe:
Fofão: Por sua vez voltou a cobrar do executivo uma atenção especial para com as cuidadoras de crianças especiais na educação. Pediu ao prefeito que tenha misericórdia da classe e que lhe dê a atenção devida, a começar pelos pagamentos dos salários das mesmas. Disse que o mesmo não cumpre com o que prometeu em campanha, mas na prática não tem atendido aos anseios da população e em especial aos funcionários públicos. Pediu que o prefeito cumpra com o prometido.
Ferrerinha: Mais uma feliz se disse feliz por estar ali lutando por melhorias para seus amigos. Mandou abraços para amigos de diversos bairros. Agradeceu ao prefeito e ao secretário de obras por estar sendo atendido pelos mesmos e citou algumas ações, principalmente na área de pavimentação e saneamento básico. Se disse feliz em poder servir a população. Disse saber do seu papel e suas obrigações na casa legislativa. Disse que não irá parar de trabalhar em prol do povo. Falou da felicidade de ter todos os seus pedidos aceitos pelo prefeito.
Mava: Cobrou do executivo mais atenção para com os garis. Segundo o parlamentar o número atual de garis não condiz com o que é falado pelo prefeito. Falta material de trabalho adequado para com os profissionais de limpeza. Pediu providências para este problema o mais rápido possível. Pediu que o prefeito reveja essa situação. Cobrou também apoio aos mototaxistas que estão sem o apoio devido e cobrou adequação aos pontos existentes e a criação de novos para atender a demanda da classe. Pediu uma atenção da secretaria de obras quanto ao excesso de esgotos estourados e outros problemas de pavimentação das nossas vias publicas. Cobrou explicações sobre as obras que estão em andamento e citou uma rua no bairro do Novo Alvorecer, que segundo ele não atende a demanda e as medições cabíveis. Citou que a medição da mesma não condiz com as regras gerais. E criticou veementemente o engenheiro responsável pela obra e cobrou fiscalização por parte da secretaria de obras. Por fim pediu ao prefeito que dê uma atenção as suas cobranças.
Rossana: Parabenizou o Professor Zezinho pela iniciativa de realizar o encontro de Ex professores, diretores, alunos e funcionários da Escola Protázio Soares de Souza. Parabenizou a secretaria de ação social pela atenção ao grupo da terceira idade. E citou o evento que marcou os 15 anos do grupo. Parabenizou os edis que apoiaram o presidente eleito Jair Bolsonaro, pela vitória. Aproveitou para se declarar que pretende disputar o cargo de prefeita de Toritama. E citou o exemplo de Jair Bolsonaro e do próprio prefeito Edilson. E que esses exemplos servem de estimulo para que ela e outras pessoas possam tentar o cargo máximo do município. E por fim fez um voto de pesar a família do senhor Zé Preto da Água.
Severino Antônio - Birino: Falou de sua posição contrária a um projeto de lei que tira dinheiro da saúde para outras áreas. E que a casa legislativa aprovou atendendo o pedido do executivo. E lamentou que com a aprovação dessa PL muitas famílias que tem pessoas enfermas e acamadas perderam benefícios, como por exemplo a distribuição de fraudas descartáveis e até medicamentos para essas pessoas. Citou que ele juntamente com o vereador Eduardo da Saúde orientou aos demais edis sobre os prejuízos dessas PL a população. Disse que essa lei tira benefícios de quem mais precisa. Disse que o prefeito descumpre com a lei e zombam da cara da população, principalmente os mais humildes. E disse que vereadores da base de situação por conta de benefícios próprios, tem aprovado tudo aquilo que o governo quer. E isso o povo precisa saber.
Severino Antonio - Birino (Líder da Oposição): Voltou a cobrar explicações quanto as falhas no atendimento aos pacientes acamados e citou alguns cidadãos que não estão recebendo a atenção devida, como é citada pela base governista. Voltou a cobrar a ativação do bloco cirúrgico, que foi prometido pelo atual gestor. Voltou a cobrar explicações sobre a PL que autorizou o executivo a remanusear as verbas de uma área para outra. Disse que a situação falta com a verdade quando diz que o mesmo torce pelo quanto pior melhor. Pois tem cobrado com responsabilidade, o povo tem conhecimento do seu trabalho. Falou que tem vereador trabalhado na casa para agradar o prefeito e não por convicção. Disse que a saúde deve ter toda a atenção devida. Pediu que o executivo respeite as demandas da justiça, pois tem visto diversas pessoas zombando dos vereadores de oposição dizendo que quando precisar de informações vá ao Ministério Publico e sorriem dos vereadores oposicionistas. Reclamou da postura do líder de governo e falta de verdade nas declarações do mesmo, quando diz que o vereador Birino não vota a favor das obras do governo. E disse que em nenhum momento votou contra ou fez algo para atrapalhar a atual gestão. E citou a fala do mesmo quando disse que o vereador Birino travou as obras de pavimentação das ruas do Valentim e Antão. E que o seu papel é fiscalizar o executivo e pedir explicações, o que lhe é de direito. E voltou a cobrar uma postura da casa voltada para o povo. E fez novamente acusações de que os vereadores da situação são reféns do executivo, por conta dos empregos dados a aliados e familiares.
Derivaldo: Saudou a todos em nome da imprensa local e citou a Rádio Líder de Toritama, por fazer não só a cobertura dos trabalhos da casa legislativa, mas levar as notícias que a população necessita ouvir. Referente as acusações por parte da oposição disse que o mesmo tem sim, se preocupado com a população, principalmente os acamados e citou ser sensível com os mesmos, pois tem um ente querido que é acamado. E se disse integro e direito e que jamais votará em projeto que venha a prejudicar a população e que entendeu que aquele projeto de lei que foi apresentado em nada prejudicaria a população, mas que irá lutar para que a prefeitura possa atender a todos os acamados de nosso município. Falou das suas ações e cobrou do responsável pelo trânsito e transportes do município, que providencie as lombadas já solicitadas por eles para alguns trechos da cidade. Vereador disse que já gastou do próprio bolso quase R$ 8OO reais com medicação para a população que o busca. E disse que sobre o caso do não atendimento dos acamados, o mesmo irá buscar informações sobre as falhas e o que pode ser feito para se resolver o mais rápido possível. Disse que não devemos fazer a política do quanto pior, melhor. E citou que o hoje vereador Eduardo da Saúde levava medicação de forma irregular para casa. E hoje isso não existe mais. Resposta: Eduardo da Saúde respondeu que o vereador se equivocou quando disse que o mesmo fazia o trabalho de forma irregular e citou como era feito o seu trabalho e como era feito e citou a forma e as pessoas. E desafiou para ir aos órgãos competentes para saber se o trabalho era legítimo ou não.
Edijan: Disse que os vereadores ao usarem a tribuna que saibam o que vão falar e que não faltem com a verdade. E disse triste com as falas de alguns edis que se utiliza da tribuna para falar das coisas sem o devido conhecimento. E citou o caso das cuidadoras da educação e que houve uma falha, mas já foi resolvido. Lamentou que vereadores critiquem a falta de coleta de lixo adequada, mas esquecem das grandes obras da cidade. Disse que nas gestões anteriores, faltavam medicamentos, hoje temos uma farmácia com medicamentos necessários para atender a população. Relembrou que na gestão passada faltava medicamentos e o local era desumano. Disse que nas gestões passadas o prefeito não sabiam das práticas realizadas por alguns aliados que isso traduziu - se em processos e contas rejeitadas. E hoje se orgulha ser aliado de um prefeito compromissado com a cidade e com as contas publicas. E que já é reconhecido pelo Tribunal de Contas como um prefeito que cuida do bem publico. E fechou suas falas desejando votos de parabéns ao prefeito.
Edijan (Líder): Parabenizou a Secretaria de Ação Social pela festa dada ao grupo da terceira idade. Disse que é bom ser líder de um governo que trabalha pela população. Disse que tem conversado com a população e que algumas pessoas ainda são incrédulas por conta dos maus gestores que prometiam e não cumpriam, mas hoje a população está sendo atendida com obras de pavimentação, educação e saúde. Disse que o prefeito tem compromisso com a população de Toritama. Falou das conquistas do prefeito nessa sua ida para Brasília. Disse que o prefeito conseguiu junto aos deputados e senadores verbas para beneficiar a nossa população. Disse que Vereadores como Rossana, Loló e Morica tem condições de serem líderes da oposição encabeçada pelo PT. E citou como exemplo a forma de como eles fizeram a campanha dos candidatos do PT em Toritama. Falou das conquistas que a cidade vem ganhando no governo de Edílson Tavares. Declarou seu voto para Mendonça Filho a pedido do prefeito Edílson. Falou que Edílson Tavares é um prefeito de todos, sem lado ou partido. Se solidarizou com os alunos e profissionais da educação que foram vítimas de um acidente automobilístico na noite deste quarta-feira. Mas que a prefeitura deu total assistência a todos. Citou novamente as obras e conquistas realizadas pela gestão atual. E que as críticas quanto as falhas sempre são bem vindas, quando são construtivas, mas que serão resolvidas. E encerrou sua fala dizendo que como vereador e líder do governo tem feito um trabalho voltado para atender as demandas da população e que o resultado será a recondução do prefeito Edilson Tavares para mais quatro anos. Parabenizou o empresário Mauricinho pelas suas colocações na rádio e desejou-lhe boa sorte. Desejou a todos, bom feriado e que a população vá ao campo santo visitar os túmulos dos seus entes queridos.
Dió: Lamentou que o governo do estado tenha extinguido as delegacias anti-corrupção. Ainda segundo o parlamentar com a extinção dessas delegacias especializadas em combater a corrupção em Pernambuco, vai facilitar para que a bancada corrupta da política pernambucana não seja penalizada pela justiça do estado. E criticou de forma dura o governador Paulo Câmara por tal ação. E disse que o povo é quem perde com tal ação. Quanto a falta dos medicamentos deve-se a falta de informações e alimentação do sistema, isso por parte das famílias que tem seus entes queridos. E que alguns medicamentos para o município poder atender a demanda tem que ser através da justiça. Pois foge do poder do executivo. Pediu a atenção dos demais edis, pois enquanto há um orador na tribuna, que os demais fiquem quietos e prestem atenção ao que estar na tribuna. Pois tem sido diversas vezes atrapalhado por esta conduta. E disse que a casa precisa se educar.
Eduardo da Saúde: Falou que a pasta da educação do município falta com clareza no que diz respeito a nota do IDEB, disse que houve evolução. E que o mesmo foi em busca da confirmação e os números não condiz com o que é divulgado pela educação do município. E mais falou que a educação não foi avaliado, pois não foi informado o material suficiente para a analise do IDEB. Assim não se pode ser avaliado, pois o número não foi suficiente para a analise. E pediu explicações, pois o próprio ministério não recebeu o material suficiente para que fosse realizada a analise do nosso desempenho na educação. E pediu explicações.
E assim aconteceu mais uma reunião ordinária da Casa Legislativa Toritamense.
Por Wendell Galdino.