Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião ordinária da Casa Legislativa João Manoel da Silva.

Na manhã desta sexta-feira aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa João Manoel da Silva, e você acompanha agora as falas dos nobres vereadores:
Vereador Mava: Reclamou a qualidade da água distribuída pela COMPESA no município de Toritama. Falou que cobrou da companhia pernambucana de saneamento explicações sobre a qualidade da água e as falhas no abastecimento e que obteve resposta, da mesma e que as ações já está sendo iniciado as melhorias dos serviços prestados pela Compesa a nossa população.
Também falou de sua luta e preocupação com a falta de eficiência nos serviços prestados a nossa população. Lamentou que depois de tanta luta em busca das melhorias, agora começa aparecer pessoas se dizendo pai da obra, mas todos sabem quem fala e quem faz.
Vereador Birino: Falou das inverdades que estão sendo ditas sobre suas ações. Se disse triste em ver o governo municipal colocando a culpa pela não conclusão ou início de obras ao vereador. Disse que o atraso de algumas obras são de cunho administrativo e não o vereador querendo travar ou atrapalhar as obras. Disse que não é justo ser acusado de coisas que não fez. Mas feliz pela lembrança de sua pessoa e seu trabalho. Usaram meu nome indevidamente em coisas e ações que não fiz. Minha meta é fiscalizar as obras e ações do executivo municipal. Pra se limparem de seus erros querem usar e denegrir meu nome e isso não é justo, eu vou provar.
Depois voltando ao tempo de (Líder da Oposição) Vereador Birino: Esclareceu que em nenhum momento foi ele que deu início às acusações de cunho pessoal. E pediu para que a casa legislativa possa punir severamente quem assim fizer de hoje em diante. Falou que compara a atual gestão com um reino onde o rei fica em seu castelo comendo e bebendo do bom e do melhor com os valores cobrados pelos impostos abusivos e que nada ou pouco é retribuído para as melhorias da nossa população. Disse que o governo cobra impostos de forma severa e até de pessoas que por lei são isentas, mas que por um lapso não puderam atualizar seu cadastro, está sendo obrigado a pagar o imposto deste ano. Reclamou dos altos valores que estão sendo cobradas nos impostos locais. Falou que irá apresentar na casa legislativa, um projeto solicitando do executivo o desconto máximo para as cobranças de impostos, principalmente no IPTU. E lamentou que a atual gestão se preocupa em construir grandes obras, mas não dar a atenção devida aos funcionários e também lamentou o alto índice de filhos nossos desempregados e citou o número de profissionais da educação que não passaram na seletiva feira pela prefeitura, como o grande culpado pelo desemprego dessas pessoas. E finalizou dizendo que não adianta casa bonita, se não tem pessoas da cidade trabalhando nelas. E pediu para a população refletir sobre tudo o que está acontecendo em nossa cidade.
Vereador Dió: lamentou o que vem acontecendo nas últimas reuniões da casa legislativa. Disse que a população tem repudiado as ações e atitudes dos parlamentares, principalmente no uso da tribuna da Câmara Municipal. Pediu ao presidente da casa legislativa tenha pulso firme e repreenda estas ações que em nada enriquece ou engrandece o nosso legislativo. Disse que a vida pessoal de cada um só tem haver com o próprio e não com a pessoa pública. Devemos honrar o sagrado tempo da casa do povo, pois é inadimissivel tratar de assuntos pessoais e esquecer o real dever do cidadão. Vamos respeitar os pares. Vamos usar o nosso tempo para mostrar o nosso trabalho e as nossas ações, seja situação ou oposição. O povo quer é ver o nosso trabalho e não a nossa vida pessoal.
Vereador Derivaldo: Falou da praga da 'Leishimaniose' que tem atingido o nosso estado. E pediu para que todos a população, entidades e órgãos públicos e responsáveis possam fazer a sua parte para combater esse mal de uma vez por todas. Falou de suas visitas aos bairros viu coisas que não condiz com a realidade que queremos. Viu lixo domiciliar jogado nas ruas e nos córregos da cidade. Pediu a participação da população Toritamense para que a cidade possa ser de verdade um bom lugar para se viver bem e melhor.
Vereador Edijan: Falou do apoio recebido da população em sua defesa. Se disse tranquilo e que as críticas não vão atrapalhar o meu trabalho.
Falou da felicidade de ter ao lado do prefeito em entregar mais uma grande conquista para a população. Referindo-se a Casa de Apoio que foi entregue a população de Toritama que precisa se instalar na capital pernambucana para a realização de atendimentos de saúde. Disse que todos estão felizes com as conquistas da atual administração. E por fim Parabenizou o prefeito pelas conquistas do município.
Depois voltando ao tempo de (Líder da Situação) Vereador Edjan: Rebateu as críticas da oposição relatando as conquistas realizadas pela atual administração em um ano e oito meses. Citou a desativação do lixão, a compra de equipamentos para o hospital, ambulâncias, ônibus escolares, fardamentos para os alunos entre outros.
Citou que o prefeito foi reconhecido pelo Tribunal de Contas, como um prefeito honesto. Falou das obras entregues, a última, a casa de apoio, e que em breve serão entregues outras mais. E por fim pediu a população de Toritama que vote nos deputados que tem ajudado a administração de Edilson Tavares. Pois são os que gostam de Toritama. E por fim disse que Edilson Tavares é não só um exemplo de gestor, mas como um cidadão e como cristão e que ainda não pegou um centavo de forma desonesta. Falou das escolas públicas construídas e reformadas pela gestão de Edilson Tavares. Lamentou que a oposição o chame de desonesto. Disse que a população de Toritama aprendeu a votar e confia que o povo vai votar nos seus candidatos para a mudança e o trabalho vai continuar.
Vereador Loló: Se disse muito feliz pelo seu trabalho e pelo trabalho do prefeito. Se disse ser um vereador'Paz e Amor' que não tem raiva de ninguém. E declarou seu voto nas eleições deste ano. Usou a tribuna para anunciar seu voto e fez elogios aos seus candidatos. Vereador tem que ter palavra e não se esconda de prefeito, assessor de prefeito, não devo nada a ele. Se a minha cidade tivesse um hospital que fizesse cirurgia eu votaria nos candidatos do prefeito. Como não tem, eu voto em quem faz por mim. Eu levo as pessoas e não me escondo, como alguns aqui. E por fim fez menção aos seus candidatos.
Vereador Eduardo da Saúde: Fez menção ao trecho de uma fala do prefeito que a culpa é dos vereadores de oposição. Se disse triste e surpreso com as colocações em que o prefeito compara a oposição a cães raivosos. E que os vereadores de oposição foram responsáveis pela paralisação ou não início das obras no bairro do Antão. E pediu que o governo apresente as provas de que foram os vereadores de oposição. Pediu explicação mais detalhada sobre assuntos citados em seu discurso. E fez menção de que as obras não se iniciaram por conta de falhas nas documentações necessárias para a licitação. Política é coisa séria, estamos aqui trabalhando com responsabilidade e respeito a população.
Vereador Arimatéa: Falou da satisfação de poder contar com uma casa de apoio de qualidade para a nossa população. Disse que essa conquista é o fruto de um trabalho que vem lá de trás com o trabalho de pessoas como o ex-vereador Zé Neto, Dona Neném, Maria Gonçalves e tantos outros que vem com essa luta em defesa da saúde do nosso povo. Agradeceu a Abimael e Cabeção por atenderem a uns pedidos seus. Saiu em defesa do vereador Loló, quando cobrar do executivo melhorias na saúde, principalmente que o nosso hospital possa em breve realizar cirurgias. Pois assim diminuirá esse trabalho realizado pelos vereadores de levar os nossos cidadãos para serem atendidos em outras unidades de saúde da região e até da capital pernambucana.
Vereador Fofão: Reclamou da saúde pública municipal. Reclamou que o acúmulo de lixo nas vias do município é o fruto do mau serviço realizado pela secretaria responsável. Falou que a culpa do lixo não culpa só do povo, mas principalmente pela prefeitura, por não estar atendendo a demanda da população.
Falou dos casos de 'Leishimaniose'que tem crescido em nosso município. Citou algumas cobranças suas ao executivo e que não foi atendido pelo executivo municipal.
A prefeitura está fazendo tudo para colocar a culpa da doença nos outros e não assumir a responsabilidade.
Relatou que o pessoal que cuida da castração de animais de rua, em suas ações já detectou casos sim, no município. E citou que já detectaram 51 casos e 'Leishimaniose' em nosso município.
Mas que até agora a prefeitura não os procurou para resolver o caso. Reclamou da oeste de muriçocas que tem atingido em nossa cidade. E pediu providências. Se disse triste por parte do executivo municipal ao invés de atender seus pedidos através da câmara municipal, o critica e até zombam pelo fato do mesmo ter rompido politicamente com o prefeito e por se candidatar a deputado estadual. Dizendo que o mesmo não é capaz de se candidatar, mas está tranquilo quanto ao seu trabalho. Por fim falou da inauguração do seu comitê político na noite desta quinta-feira. Agradeceu a todos que compareceram e se disse feliz pelo apoio recebido por onde passa.
Vereador Morica: Além de parabenizar o governo municipal pelas conquistas e ações. Falou de sua luta em busca da água nas torneiras da população Toritamense que ainda não recebe o precioso líquido nas suas torneiras. Falou que fez pedido ao governo do estado, ao vice-governador Raul Henry, a COMPESA, deputados estaduais e que em setembro a cidade vai ser contemplada na sua totalidade. E afirmou que o povo receberá água tratada já em setembro. E encerrou sua fala afirmando seu voto para deputados federal e estadual. E por fim pediu a todos os Toritamenses para votarem nos seus candidatos a deputados e presidente. Afirmou votar em Ciro, Júlio Lóssio, Aline Corrêa e Marinaldo Rosendo.
Vereador Ferreirinha: Se disse muito feliz. Parabenizou o presidente da Câmara Municipal pela postura e providências sobre a postura dos vereadores nas reuniões.
Agradeceu a prefeitura por ter seus pedidos atendidos.
Se disse muito feliz com a população pelo reconhecimento de seu trabalho.
Por Wendell Galdino.