Caruaru é referência: Dia do Intérprete de Libras é comemorado nesta quarta-feira (26).

Nesta quarta-feira dia 26 de julho é celebrado o Dia Nacional do profissional Intérprete de Libras. Em Caruaru (PE) há 10 anos o professor e Intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, é um dos que assumiu a luta pela inclusão social da comunidade surda.
Ele desenvolve um trabalho muito lindo no Centro Educacional de Ensino de Libras (Ceeli), que capacita as pessoas para aprender e compreender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“É uma experiência incrível ser professor e intérprete de Libras. Sou apaixonado pelo que faço pela comunidade surda, onde muitas vezes é esquecida pela sociedade. Mas com a nossa luta, já tivemos muitos avanços para os surdos de nossa cidade”, afirma Álvaro.
De acordo com ele, o desejo de ser Intérprete de Libras veio através da experiência familiar onde tem parentes surdos. Álvaro viu a necessidade de aprender para se comunicar com eles. A partir de então, o desejo foi também de ensinar as pessoas em geral para se comunicar com os surdos.
“Quem deseja também ser Intérprete de Libras, deve passar por todos os níveis de aprendizado da Língua. Começando pelo nível básico e introdutório até chegar no nível profissional, para depois adaptar o português para os sinais de Libras”, explica ele.
Álvaro Ferreira é Secretário Nacional das Pastorais dos Surdos do Brasil, vinculado à CNBB e Intérprete da UFPE Campus Agreste. Ele também é palestrante e desenvolve projetos sociais. E neste ano foi mais uma vez o Intérprete oficial do ‘São João com Inclusão’ no pátio de eventos de Caruaru, que contou com mais de 15 shows interpretados que contabiliza mais de 20 horas de interpretação em Libras.
No currículo como Intérprete, ele carrega a premiação nacional da 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, pelo case do sucesso “Selo Nacional de Acessibilidade”, devido aos projetos e as interpretações dos shows em Libras no São João de Caruaru, em 2015.
Informações do Jornalista e Assessor de Imprensa, Fillipe Rodollfo.