PREFEITO DE TORITAMA DIALOGA COM ASSOCIAÇÃO PARA VIABILIZAR A COLETA SELETIVA DE LIXO.

O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares, recebeu em seu gabinete a diretoria da ASPROMAS (Associação dos Protetores do Meio Ambiente e Sustentabilidade), para avançar no diálogo sobre a implantação da coleta seletiva na cidade de Toritama. A reunião contou com a presença do Presidente da associação, Antônio Santos e parte de sua diretoria, além do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Lima.
A Prefeitura de Toritama tem o interesse de desenvolver políticas públicas para a coleta e reciclagem do lixo que é descartado pela população. Segundo o presidente da ASPROMA, a coleta seletiva é uma das etapas mais importantes da reciclagem, pois é na seleção dos materiais que se inicia todo o trabalho de reciclagem. Trata-se de um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos.
Sobre a Asproma
A Associação dos Protetores do Meio Ambiente foi idealizada pela Irmã Franca Ângela Sessa, religiosa da Congregação Irmãzinhas da Assunção que desenvolveu trabalhos sociais na comunidade Padre Inácio, Bairro Kennedy, Caruaru-PE, durante 10 anos. Em 1996, o acúmulo de lixo a céu aberto provocou um surto de dengue naquela comunidade. Irmã Franca mobilizou a sociedade e incentivou catadores que não tinham um local adequado para armazenar seu material, com o objetivo de construir uma associação que assegurasse renda àqueles trabalhadores e preservasse o meio ambiente. A Asproma foi instituída juridicamente em 25 de novembro de 1998 como uma entidade sem fins lucrativos. Atua de maneira programada na coleta seletiva de materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, metal e vidro. O seu objetivo é resgatar a dignidade de quem realiza o trabalho da coleta seletiva, colaborando com a preservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, conta com a parceria de estabelecimentos do comércio, da indústria, da rede de ensino e de outras entidades que fornecem materiais para que sejam encaminhados à reciclagem. A Asproma conta com dois núcleos de coleta seletiva, localizados nos bairros Kennedy e Salgado, em Caruaru-PE.
Prefeitura de Toritama