Em Toritama, vacinação contra a gripe influenza e H1N1 começa hoje (25).

Começa nesta segunda-feira (25) em Toritama, no Agreste, a vacinação contra a gripe influenza e H1N1 para o grupo considerado de risco. A expectativa é que mais de 7 mil pessoas, que representam 80% de cada faixa etária, sejam imunizadas até 20 de maio nos postos de saúde do município.

São eles: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Além de pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

A vacinação é realizada nos Postos de Saúde dos bairros: Centro; Fazenda Velha; Independente; COHAB; Coqueiral; Antão; Sítio São João e na unidade do PNI – Por trás do Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Toritama está mobilizada para imunizar a população. Até o momento não há nenhum registro de caso de pessoa infectada pela gripe H1N1 na cidade.

Saiba mais:

Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Como prevenir – Para evitar algumas doenças é imprescindível a higiene das mãos e dos ambientes. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

Cronograma da campanha de vacinação contra a gripe - Toritama:

De 18 a 23 de abril de 2016- Trabalhadores das Unidades de Saúde: Postos de Saúde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Municipal.

De 25 de abril a 20 de maio de 2016- Grupos de risco.

30 de Abril de 2016- Dia de mobilização nacional da Campanha de Vacinação – Haverá imunização para os grupos de risco nos Postos de Saúde de Toritama das 8h às 17h.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toritama / Com Informações do Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/ Governo Federal.

Oferecimento: