UM DISSIDENTE COM PODER.

Na situação calamitosa que vive a classe política do país, em que o descrédito com os agentes políticos é quase unânime, é fundamental identificar as raríssimas exceções que podem solucionar parcialmente a crise política. O Deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é uma das figuras em extinção na cena política brasileira, e também no próprio partido que tem credibilidade em vários setores, inclusive no próprio governo a quem faz uma oposição contundente.
De histórico combatente do Movimento Democrático Brasileiro desde à redemocratização, Jarbas foi Prefeito do Recife (na época considerado o melhor do país), foi Governador de Pernambuco (também o melhor do país), Senador da República e atualmente exerce um mandato na Câmara Federal, sua carreira política abrilhanta o PMDB de tal forma que, mesmo sendo governo, como oposicionista ferrenho ele tem vez e voz, portanto, um dissidente com poder. O PMDB-PE é uma exceção das exceções, e Jarbas seu principal porta-voz, assim como o Vice-Governador Raul Henry, figura de destaque entre os políticos, empresários, acadêmicos e a população.
Michel Temer articula diuturnamente para tentar a releição à presidência nacional do partido e sabe que o voto de Jarbas é influente. Em contrapartida, seria plausível que ele fomentasse o nome de Jarbas para a presidência da Câmara. Em meio à crise política que vive o Congresso Nacional, sem nomes com respaldo na sociedade para conduzir o legislativo para um rumo certo a influência de Jarbas seria oportuna e proveitosa.
FILIPE LUCENA acadêmico de direito