O CÚMULO DOS TUCANOS.

Fazer oposição na política requer muito manejo e conhecimento. Não basta criticar, mas é necessário que se aponte soluções, transformando a mente do eleitorado no sentido que se os oposicionistas estivessem no poder fariam diferente. No Brasil, a velha polarização entre PT e PSDB está oxidando a política de tal forma que o eleitorado está saturado por falta de novos nomes que possam dar uma maior contribuição ao país, sobretudo em meio à instabilidade que se vive.
Não há nada mais tucano que um petista no poder. As práticas continuam as mesmas. Muito embora tenhamos que reconhecer o papel importante que ambos os partidos deram ao país em seus governos. O PSDB com o plano real e a estabilização da nossa moeda, enquanto o PT à prioridade dada as camadas sociais. No entanto, em se tratando de corrupção, nenhum deles detém o respaldo necessário para criticar.
Tenho dito que os tucanos vêm cometendo inúmeros erros após a campanha presidencial. Um deles é a constante e vergonhosa atitude de quererem anular o resultado das eleições pondo em descrédito as instituições da Justiça Eleitoral brasileira, em que pese tem se aperfeiçoado seus mecanismos de qualidade no processo eleitoral nos últimos anos.
E um outro erro recente foi terem protocolado na Procuradoria-Geral Eleitoral uma representação que solicita a extinção do Partido dos Trabalhadores. Ora, o PSDB ao cometer tal aberração, está sendo desrespeitoso com a escolha e o sentimento de milhares e milhares de brasileiros que viam no PT a esperança de um Brasil melhor, muito embora essa esperança tenha decido pelo ralo nos últimos anos. Porém, não se pode negar os avanços de uma fase construída pelo PT no país que assim como o PSDB também contribuiu de alguma forma. Essa ação dos tucanos quebra um dos pilares da democracia que é o direito de escolha.
FILIPE LUCENA acadêmico de direito