Panorama: quase prontos, Mineirão e Castelão são os primeiros com grama Após confirmar seis sedes na Copa das Confederações, Fifa determina novo prazo para os seis estádios do torneio: 15 de abril de 2013
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
A pouco mais de seis meses da Copa das Confederações de 2013, os dois estádios mais avançados do torneio e da Copa do Mundo de 2014 deixaram o aspecto de canteiro de obras para trás e começaram a receber em novembro um dos últimos itens antes da conclusão: o gramado. Mineirão e Castelão, com entregas previstas para o final de dezembro, recebem os últimos retoques para que a bola começe a rolar a partir de janeiro.
Já a Arena Pernambuco e a Fonte Nova, confirmados no último mês pela Fifa na Copa das Confederações, correm contra o tempo para cumprir o novo prazo estabelecido pela entidade para o término das obras: 15 de abril. Mesma situação dos palcos da abertura e da decisão do evento, Nacional Mané Garrincha e Maracanã, respectivamente, que não conseguiram cumprir o cronograma inicial de entrega (dezembro de 2012) e devem ficar prontos apenas nos primeiros meses de 2013. A grama do estádio do Rio também está sendo plantada, mas bem longe da arena: uma fazenda na Região dos Lagos.
Os outros seis estádios que só serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 também tiveram avanços em novembro. Dois deles - Arena da Baixada e Arena Corinthians - receberam visita e elogios do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que encerrou na última semana seu roteiro de viagens pelo Brasil em 2012, que incluiu todas as sedes do Mundial. Por outro lado, o francês criticou o andamento das obras da Arena da Amazônia e disse que ainda é possível tirar um estádio do Mundial
Desde o dia 1º de outubro do ano passado, o GLOBOESPORTE.COM publica no início do mês um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios da Copa de 2014, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede.
O Mineirão foi o primeiro entre os estádios da Copa a iniciar o plantio do gramado. Com entrega marcada para 21 de dezembro, o estádio, que está com 96% de conclusão, deverá receber sua partida inaugural no dia 3 de fevereiro de 2013: Atlético-MG x Cruzeiro, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Apesar de só ter começado o plantio do gramado 10 dias depois dos mineiros, o Castelão também tem 96% de conclusão e leva uma vantagem: o estádio cearense será o primeiro a ser entregue, no dia 16 de dezembro, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O Castelão também deverá ter ser o primeiro a realizar a partida inaugural: um amistoso entre Ceará e Fortaleza, no início do próximo ano. O primeiro jogo oficial no estádio está marcado para o dia 20 de janeiro, entre Ceará e Bahia, na abertura da Copa Nordeste 2013.
Confirmados.
O mês de novembro foi de muita comemorações em Salvador e, principalmente, Recife. Os estádios da Fonte Nova e Arena Pernambuco, que corriam o risco de ficar fora da Copa das Confederações, foram confirmados em novembro pela Fifa na competição. Mas agora precisam correr para cumprir o novo prazo, irrevogável, estabelecido pela entidade para a conclusão das obras: 15 de abril.
Com 80% de conclusão, a Fonte Nova iniciou em novembro o processo de escavação para preparação do plantio do gramado. Novembro também marcou o fim do içamento dos cabos da cobertura, que já começou a receber a membrana translúcida. No último mês, o Bahia confirmou que voltará a mandar seus jogos na Fonte Nova a partir de 2013.
Mais atrasado entre os seis estádios da Copa das Confederações, a Arena Pernambuco, que, por pouco não ficou fora da competição, também teve avanços importantes no último mês. Com 70% de conclusão, o estádio já está com a cobertura da ala sul instalada e todo o anel inferior de arquibancadas pronto. Em novembro, foi definida a cor vermelha para os assentos do estádio e as mudas do gramado começaram a ser plantadas no centro de treinamentos do Náutico.
Sem mais atrasos
Palco da abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha só será finalizado nos primeiros meses de 2013. O plano incial do governo era de concluir a obra no dia 31 de dezembro deste ano. Em julho, passou a admitir que itens como o gramado não ficariam prontos a tempo, e, em novembro, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, informou que a cobertura também só será finalizada em 2013. Ainda assim, o governo garante que o estádio será entregue antes da data limite estabelecida pela Fifa. Com 84% de conclusão, o Mané Garrincha teve avanços na área dos camarotes no último mês e a licitação do gramado concluída.
Como o Mané Garrincha, o estádio da final da Copa das Confederações - Maracanã - também tinha previsão incial de entrega para este ano, mas só será finalizado em 2013. Em visita ao canteiro de obras no fim de novembro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, recebeu a notícia de que o estádio está com 80% de conclusão e disse que não há outra opção que não seja confiar que o cronograma será cumprido. No último mês, também começou a ser cultivada a grama que será plantada no campo do Maracanã.
Caminhando bem.
Os outros seis estádios que só serão utilizados na Copa de 2014 seguem o cronograma de andamento obras. Destaque para a Arena Corinthians, que atingiu em novembro 58% de conclusão e recebeu elogios de Jérôme Valcke. Em sua primeira visita ao estádio da abertura do Mundial, o secretário-geral da Fifa disse ter ficado impressionado com o projeto.
Outra obra que recebeu elogios de Valcke foi a Arena da Baixada. Em passagem por Curitiba, o francês disse que a construção do estádio está bem encaminhada, com 52%. No entanto, o Atlético-PR adiou em um mês a conclusão da obra, que passou para julho de 2013. Em novembro também foi anunciada a empresa que irá gerir a arena e o plano de construção de uma cobertura retrátil.
Greve em Natal e bronca em Manaus
Insatisfeitos com o valor do salário e do auxílio refeição, os operários da Arena das Dunas cruzaram os braços no início de novembro. Foram três dias da paralisação, o que não prejudicou o cronograma da obra, que segue avançando e chegou a 42% de conclusão.
Em Manaus, os trabalhos na Arena da Amazônia alcançaram 47,4% em novembro. Atualmente, os trabalhos se concentram na montagem dos pré-moldados da estrutura da arquibancada superior. No entanto, Jérôme Valcke afirmou na última sexta-feira que o estádio é o único que tem preocupado a Fifa e disse que ainda é possível eliminar um dos estádios da Copa. Rapidamente, o governo de Manaus tratou de garantir que o estádio estará pronto até dezembro de 2013.
As obras da Arena Pantanal (50%) e do Beira-Rio (52%) caminham em ritmo normal, com previsões de entrega para julho e dezembro de 2013, respectivamente.