Tecnologia no futebol é aprovada e será implantada ainda em 2012
O futebol está prestes a viver uma mudança significativa nos próximos meses. A International Football Association Board (IFAB), entidade encarregada de organizar as regras do esporte, aprovou nesta quinta-feira a utilização de tecnologia na linha do gol nas partidas de futebol, em reunião realizada em Zurique, na Suíça.
A decisão foi tomada após uma série de testes científicos com os equipamentos. Serão dois sistemas utilizados pela arbitragem: o GoalRef e o Hawk-Eye. O primeiro prevê a introdução de um chip na bola, para determinar se ela passou ou não pela linha do gol. Já o segundo usa de seis a oito câmeras de alta velocidade, que determinarão a posição da bola no campo e também servirão para saber se o gol ocorreu.
O Mundial de Clubes de 2012 será a primeira competição a contar com a novidade. Além disso, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014 também deverão utilizar o recurso, bem como a Premier League. A Fifa irá realizar uma emenda nas regras do jogo para oficializar a medida, mas ressaltou que não há planos para introduzir outras tecnologias no futebol.
Logo após a reunião, a Premier League emitiu comunicado comentando seu posicionamento: “Nós damos boas vindas à decisão e nos engajaremos nas discussões sobre as duas tecnologias, pensando em introduzi-las assim que for praticável. Esperaremos o Mundial de Clubes e conversaremos com as 20 equipes da primeira divisão. Se todos concordarem, a mudança poderá ocorrer durante o campeonato”.
O uso de dois árbitros adicionais, como já acontece na Liga dos Campeões e no Campeonato Brasileiro, também foi aprovado de forma unânime pela IFAB. Já em relação ao futebol feminino, a entidade votou favoravelmente ao uso de véus.