Festa de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata, recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

Foto da Assessoria.

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC reconheceu, nesta quinta-feira (4/07), por unanimidade, a Festa de São Lourenço Mártir como “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco”. A festa acontece em homenagem à São Lourenço, santo católico que dá nome ao município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Esse é o primeiro registro em âmbito estadual totalmente tramitado sob o fluxo administrativo da Lei estadual de registro de bens imateriais

A Festa de São Lourenço Mártir, também conhecida como Festa de Agosto de São Lourenço da Mata, foi reconhecida por suas referências vinculadas à memória e formação do município, constituindo-se a principal celebração pública local, e após homologação do Governador do Estado deverá ser inscrita no Livro estadual de Registro das Celebrações.

O processo de registro, iniciado em 2021 por meio de requerimento encaminhado pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, contou com o processo de identificação que envolveu pesquisadores e colaboradores do município, e que resultou em um dossiê apresentado à Secult-PE e Fundarpe para a instrução do processo. A decisão do CEPPC será publicada em resolução e encaminhada para a publicação do Decreto homologatório de registro do bem cultural a ser assinado pelo Governador do Estado.

“Conduzi enquanto secretário de Cultura de Pernambuco e presidente do Conselho de Preservação o Registro da festa de São Lourenço Mártir, com os conselheiros todos reunidos lá em São Lourenço da Mata, na Arena Pernambuco, com a presença da Prefeitura, da Câmara dos Vereadores, com o pároco da Igreja Matriz, num momento em que debatemos sobre a importância de tornarmos a festa de São Lourenço Mártir, Patrimônio de Pernambuco. Foi um momento histórico para a política pública de Pernambuco, fazer esse primeiro registro no âmbito estadual”, coloca o secretário de Cultura Oscar Barreto.

A Festa de São Lourenço Mártir é celebrada no município há 88 anos, comemorando o dia do padroeiro da cidade. Realizada tradicionalmente dos dias 01 ao 10 de agosto, as celebrações em homenagem a São Lourenço reúnem as dimensões religiosa e profana, compostas por novena, procissão, missa solene e shows na principal praça da cidade e na praça em frente à Igreja Matriz.

As celebrações não incluem apenas os rituais e cerimônias religiosas, mas também abrem o espaço para a festa pública que abarca em sua programação artística grande diversidade de manifestações culturais, especialmente na música e na cultura popular, além da instalação de barracas de comida e de artesanato. A festa movimenta um número significativo de fiéis da cidade e de localidades do entorno totalizando aproximadamente 150 mil pessoas que participam das comemorações, sendo conhecida como uma das maiores festas religiosas da região metropolitana do Recife.

O dossiê apreciado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC, coordenado pela Historiadora Rosely Tavares, teve como referência a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, adaptado às necessidades da pesquisa que contou ainda com a participação dos historiadores George Messias e Paulo Felipe, além de colaboradores que participam diretamente da elaboração e das celebrações católica e profana.

“Registrar a festa de São Lourenço Mártir como patrimônio imaterial do Estado de Pernambuco é acima de tudo atender aos anseios e desejos dos munícipes de São Lourenço da Mata. É também um exemplo de que política pública é fruto de uma decisão política. E por fim, essa celebração que acaba de virar patrimônio imaterial deve inspirar novos pedidos, novas pesquisas, pois Pernambuco ainda tem muito a ensinar através do seu rico e valioso patrimônio cultural”, diz Rosely Tavares, historiadora e coordenadora da pesquisa

PROCESSO - O reconhecimento da Festa de São Lourenço Mártir seguiu os procedimentos administrativos previstos na Lei Estadual nº 16.426, de 27 de setembro de 2018, que institui o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, sendo o primeiro registro realizado exclusivamente no âmbito do Estado de Pernambuco. Os demais bens imateriais pernambucanos reconhecidos como Patrimônio Imaterial foram registrados pelo Iphan em âmbito nacional e absorvidos pelo registro estadual (Art. 17. Lei Estadual nº 16.426/2018). Com o reconhecimento a Festa de São Lourenço Mártir passará a ser alvo das políticas públicas de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial no Estado de Pernambuco que envolve o fortalecimento das relações comunitárias com o bem cultural, o apoio e fomento às condições materiais de preservação, valorização, promoção e difusão da memória de festa e a gestão compartilhada por meio da promoção de coletivos e comitê gestor para a salvaguarda do bem imaterial.

SOBRE A FESTA - A programação religiosa é composta de realização diária de missas. No entorno da Igreja Matriz são igualmente dispostas barracas com comidas típicas, artesanato e souvenirs da igreja. Há ainda a tradicional procissão em homenagem a São Lourenço Mártir, com saída ao lado da imagem do santo na BR-408. O cortejo ganha as ruas da cidade com destino ao Alto da Igreja Matriz, no Centro. Durante o período de solenidades acontece também a alvorada, tradicionalmente na virada do dia 9 para o dia 10, a data que se comemora o santo homenageado. Por fim, na noite do dia 10, uma missa campal é celebrada para encerrar os festejos.

O aspecto devocional ligado à celebração ao padroeiro da cidade se encontra com a grandiosidade de uma festa de rua calendarizada no município de São Lourenço da Mata, em cujo cenário se observa a grande circulação de pessoas de municípios de regiões vizinhas. Observa-se ainda a presença de romeiros, que chegam à cidade principalmente para acompanhar a procissão e missa solene no dia de São Lourenço.

Observa-se a manutenção de aspectos litúrgicos comuns às celebrações cristãs católicas e o alargamento do sentido devocional da festa para a implantação de uma outra tradição, a adaptação do modo de viver no município, em razão da realização de sua maior festa pública. São aspectos que alteram o habitar, o transitar e o viver em São Lourenço da Mata, causando diferentes sentidos de pertença entre os moradores e a festividade, bem como ressalta a ligação com o santo padroeiro.


Assessoria de Comunicação