Circense Índia Morena passa a dar nome à lona do circo nos 30 anos do FIG.


A lona do circo do FIG passa a fazer uma justa homenagem a uma de suas mais importantes personagens, e passa a se chamar Circo Índia Morena. Nascida Margarida Pereira de Alcântara, começou no circo ainda menina, interpretando Vicente Celestino, Núbia Lafayette e Angela Maria. O nome artístico veio do fenótipo e também por conta de uma inspiração: uma artista circense que viu quando criança e que se chamava Linda Morena. Índia conta que foi adotada pelo circo e nunca mais o deixou. Viajou o Brasil todo e por países que nem lembra mais o nome, em funções diversas dentro do picadeiro. Em 2006, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pelo tempo de trabalho e dedicação à arte circense.

No dia 22 de julho, o Circo Índia Morena abre seu primeiro dia de espetáculos com uma cerimônia de homenagem à Índia. Nesta mesma tarde, o circo abre seu picadeiro para a arte do Riso Interior, banda de palhaços da Associação Cultural Teatro de Retalhos.Haverá ainda uma mostra variada de números circenses.

 

No FIG, a lona do circo sempre abrigou toda a diversidade do circo pernambucano e brasileiro, seja os formados pelas famílias tradicionais, quanto as trupes. Uma delas é o circo da Família Vidal, da Paraíba. Com 26 anos de história, eles comemoram 19 anos de participação no Festival de Inverno de Garanhuns. Dessa vez, chegam com o espetáculo Disney Circo, no dia 23, fazendo números de malabarismo no arame bambo seguido por números de bambolê, palhaçaria, malabares, argola olímpica, pêndulo, monociclo, tecido acrobático, força capilar e trapézio aéreo.

 

No domingo, 24, o espetáculo fica por conta da trupe Caravana Tapioca, de São Paulo. O espetáculo envolve números de paradas de mão com acrobacia, manipulação de peões, malabarismo com chapéus e instrumentos musicais, número cômico com rabeca e, ao final, um número coletivo de passe de claves e acrobacias. O diferencial fica por conta da trilha sonora tocada ao vivo, composta pelos instrumentos como cavaco, rabeca, pandeiro, rebolo, sax, trombone e flauta transversal.  

 

O Circo dos Anões, de Pernambuco, também está na programação, no dia 25. O espetáculo começa com as mulheres da família fazendo uma dança árabe.O espetáculo segue com apresentação de faixa acrobática, tecido acrobático, palhaçaria, malabarismo, equilíbrio com parada de mão, lira oscilante e, finalizando, um palhaço fotógrafo. O Circo dos Anões existe há mais de 30 anos. De geração em geração, vem perpetuando o legado do lendário palhaço Pindoba. Já participou de vários festivais, mostras de circo, oficinas, workshop, palestras e foi premiado com o projeto cultural “Os Anões no Reino das Arábias”. Será a primeira vez deste espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns.

 

A nova geração do circo tradicional se faz representar pelo Circo Millennium, da Paraíba. Formado em 2006 por um casal que representa a quarta geração de uma família de circenses, eles chegam para apresentar o show “Palhaço Nervosinho e seu Mundo Mágico”

 

“Poligran querendo aparecer” marca o retorno do Circo Poligran, de Pernambuco, que, assim como todos os circos, fecharam sua lona no período da pandemia e ficaram sem os artistas que costumavam contratar. Hoje restam apenas os filhos e filhas dos fundadores, que comandam o espetáculo, composto por dançarinas, palhaços, equilibristas, pirofagistas e praticantes de números de monociclo e mala moscovita. Será a estreia do Poligran no Festival de Inverno de Garanhuns.

 

“O Mundo Encantado do Circo Alakazam”, do Mestre Alakazam, é outra tradição circense que já faz parte da programação do FIG. Em cena, 15 artistas circenses e dois técnicos, comandados pelo Mestre Alakazam, apresentam espetáculo com números como: mão a mão, trapézio fixo, tecido acrobático, atirador de facas, pirofagia, mágico, ventríloquo, palhaços Moleza e Gentileza, além de quatro dançarinas. 

 

A programação do circo Índia Morena segue até o último dia do FIG. Durante a semana, sempre com espetáculos às às 14h e às 16h30. Os espetáculos são gratuitos mas os ingressos precisam ser retirados no local, sempre com uma hora de antecedência.

 

Para mais informações e detalhes sobre a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, acesse www.culturape.gov.br/fig2022. Clique AQUI e confira a programação completa do Festival. 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE CIRCO DO FIG 2022:

SEXTA-FEIRA l 22
14h - Abertura da Programação Cerimônia de Homenagem à Índia Morena - 69 Anos de Trajetória Circense Patrimônio Vivo de Pernambuco
14h - Cena Circo: Mostra de Números Circenses:
Riso Interior: Banda de Palhaços, da Associação Cultural Teatro de Retalhos (PE);
Gardênia em: a campeã! Palhaça & Mestra de Cerimônia (PE); Titânia: Bambolê - Buffon Produções/Érica (DF); Entre Risos e Malabares: A Trupe (PE); Sentido Proibido: Ana Carolina Coll (SP); O Mestre das Fugas: Mickael Marvey (PE); O Retirante: A Trupe (PE);
Pulse: Nathalia de Azevedo Silva (PE)
Contorção: Carol Carcará (PE)

SÁBADO | 23
14h – Edimar de Oliveira (BA)
16h30 - Família Vidal - 5ª Geração no Picadeiro! Disney Circo (PB) 

Palco Figuinho (Parque Ruben Van Der Linden)
14h30 - Vivências Circenses: Companhia Brincantes – Borica

DOMINGO | 24
14h – Vidas Entrecruzadas no Picadeiro Escola Pernambucana de Circo – EPC (PE)
16h - Fênix, o Renascer da Arte - Um Espetáculo da Família Alves Circo Itinerante Alves (PE)

Palco Figuinho (Parque Ruben Van Der Linden)
14h30 - Vivências Circenses: Companhia Brincantes – Borica

SEGUNDA-FEIRA | 25
16h – Sonho e Fantasia no Reino Das Arábias Circo Dos Anões (PE)

TERÇA-FEIRA | 26
14h - Circo Caravana - Caravana Tapioca  (SP)
16h - Piruá De Circo  Palhaço Piruá (RN) 

QUARTA-FEIRA | 27
17h – Poligran Querendo Aparecer Circo Poligran (PE)
16h - Lalaiá Caravana Tapioca (SP)

QUINTA-FEIRA | 28
14h - Canções, Cançonetas e Caçarola. Cia. 2 Em Cena/Pe
16h – O Mundo Encantado Do Circo Alakazam Circo Alakazam/Pe

SEXTA-FEIRA | 29
14h – O Circo Chegou, Alegria é Geral Circo Nawellington (PE)
16h30 - O Palhaço Preguinho e o seu sonho American Circo (PB) 

 SÁBADO | 30

14h – Picadeiro Pernambuco Carcará (PE)
16h30 - Palhaço Nervosinho e o Seu Mundo Mágico Circo Millennium (PB) 

DOMINGO | 31
14h – Bloom Lamala (SP)
16h - Sonho e Fantasia Circo Mônaco (PB) 

Assessoria de Comunicação