Xote, piseiro, sertanejo, MPB e samba dão ritmo ao fim de semana em comemoração a São João em Caruaru.

Quinta (23) e sexta (24), véspera e dia em comemoração ao santo, a festa recebe nomes como Barões da Pisadinha, Dorgival Dantas, Zé Neto e Cristiano, Luan Santana, Marcelo Jeneci e o grupo Fundo de Quintal

Com uma expectativa de mais de 3 milhões de pessoas e uma movimentação financeira que gira em torno de R$ 300 milhões, a edição de 2022 do São João de Caruaru promete ser a maior de todos os tempos. Nas mais de 800 apresentações espalhadas em 24 polos pela cidade, uma diversidade cultural e de ritmos, indo além do forró, passando pelo sertanejo, pelo rock, pelo frevo e pelo samba.

Na quinta (23), véspera do Dia de São João, o santo que nomeia a festa, Caruaru recebe grandes nomes da música nacional. Ao meio-dia, no Alto do Moura, principalmente point para quem gosta de curtir os festejos à tarde, sobem ao palco o canto Azulinho e banda Fim de Feira, tocando muito forró. O São João na Roça, polo itinerante que visita áreas da zona rural do município, leva a Malhada de Pedra tudo o que uma festa junina tem direito: trio pé de serra, quadrilha, banda de pífanos e Pecinho Amorim, filho do também cantor caruaruense Petrucio Amorim. No Polo Azulão, palco da música alternativa em meio ao Maior e Melhor São João do Mundo, a noite vai ser conduzida pelo pernambucano Silvério Pessoa e pelo cantor e compositor Marcelo Jeneci. No Pátio do Forró, local que abriga o maior público da festa, o forró começa cedo. Dorgival Dantas abre a noite numa matinê, a partir das 18h30, em seguida, quem canta é banda Brucelose, Barões da Pisadinha – pela primeira vez em Caruaru e o cantor Mano Walter. Os shows seguem até as 2h.

Já o dia em que se homenageia São João, a sexta (24), tem sertanejo, forró eletrônico e samba para animar o público. No Alto do Moura, a partir das 12h, tocam grandes nomes do forró tradicional, como Gilvan Neves e Irah Caldeira. O Polo Azulão traz um dos mais antigos grupos de samba do Brasil, o Fundo de Quintal, que comemora 46 anos de carreira em 2022. O Pátio traz mais um dia de matinê e o responsável por abrir a noite de shows é o cantor Luan Santana. Seguem, ainda, Novinho da Paraíba, a dupla Zé Neto e Cristiano e o dono de hits Matheus Fernandes.

Os shows no Polo Azulão iniciam sempre às 20h. No São João na Roça, às 19h. Além desses polos, funcionarão o Polo do Repente, com poesia, embolada e dança; Polo Juarez Santiago, com forró pé de serra; o Polo Infantil, com programação dedicada à alegria da criançada; o Polo Camarão e das Quadrilhas, com grupos de dança e atrações musicais; e o Polo da Saúde, com aplicação de vacinas contra a covid-19 e influenza e, também, testagem de covid com resultado imediato.

Exposição – A Estação Criativa abriga, pela primeira vez, além dos espaços já conhecidos, a Exposição Forró Feito de Barro, composta por mais de 40 peças de grandes artesãos do Alto do Moura, como Manoel Eudócio e Severino Vitalino. Compõem a exposição elementos típicos do São João, como o trem do forró, o maior cuscuz do mundo, a quadrilha junina, os trios pé-de-serra, bandas de pífanos, santos juninos, entre outros. Todo o acervo exibido na mostra faz parte do Museu do Barro Espaço Zé Caboclo. A entrada é gratuita.

O São João de Caruaru segue até o dia 2 de julho. Pela festa, passam, ainda, Wesley Safadão, Alok, Maiara e Maraísa, Conde Só Brega, Léo Santana, Walkyria Santos e as ex-BBB’s Naiara Azevedo e Juliette.

Abaixo, segue a programação completa da quinta e da sexta-feira.

Quinta (23/JUN)

Polo Casa Rosa

12h - Vyni Amorim

13h40 - Banda Pingo d'Água

15h30 - Matheus Lima

Polo Alto do Moura

12h - Banda Fole De Ouro

13h20 - Azulinho

15h - Guilherme Topado

16h40 - Banda Fim De Feira

 Polo Infantil

19h – Recreação

19h – Arraialzinho da Fada Magrinha

20h – Oficina de adereços de palhaço com Kika Recreação

Polo Camarão e Polo das Quadrilhas

19h - Carlinhos Nova

20h - Salatiel D’Camarão

21h30 - Sebastian Silva

23h - Banda de Pífanos de Caruaru (Os Bianos)

0h30 - Banda Companhia do Forró

São João na Roça – Malhada de Pedra

19h - Trio Coroado

Quadrilha Mistura Matuta

Banda de Pífano Princesa do Agreste

20h30 - Pecinho Amorim

22h30 - Cheiro da Terra

Polo Juarez Santiago

20h – Trio Gouveia

21h20 – Trio Lavareda

23h – Trio Mulher Nordestina

0h – Trio Tempero do Forró

Polo Azulão

20h - Walmir Silva

21h30 - Tony Maciel

23h - Silvério Pessoa

0h30 - Marcelo Jeneci

Pátio do Forró

18h30 – Dorgival Dantas

20h30 – Brucelose

22h30 – Barões da Pisadinha

0h30 – Mano Walter

 

Sexta (24/JUN)

Polo Alto do Moura

12h - Banda Zé Do Estado

13h20 - Lucas Costa

15h - Gilvan Neves

16h20 - Irah Caldeira

Polo Casa Rosa

13h - Wandenberg de Caruaru

15h - Luan Nascimento

Polo Infantil

17h – Recreação

17h – Grupo Infantil Pé na Lata

19h – Os Saltimbancos

21h – Recreação

Polo Camarão e Polo das Quadrilhas

19h - Africana Obá Aiyê

20h - Quadrilha Menina Matuta do São Roque

21h30 - Amigos Sertanejos

23h - Banda Santa Clara

0h30 - Zé Agripino

Polo Juarez Santiago

20h – Trio Se Vira nos Trinta

21h20 – Trio Forrozão Mandacaru

23h – Trio Namorados da Lua

0h – Bau dos Oito Baixos

Polo Azulão

20h - Gabi Da Pele Preta

21h30 - Riah

23h - Colibri Brasil

0h30 - Fundo De Quintal

Pátio do Forró

18h30 – Luan Santana

20h30 – Novinho da Paraíba

22h30 – Zé Neto e Cristiano

0h30 – Matheus Fernandes

Da Assessoria.