Jovem Toritamense passa em 6 mestrados no exterior.

Foto: Evandro Lins.

 Filho de Inácio e Rejane, casal de costureiros, o toritamense Welton Silva, 25 anos, foi aprovado em diversas universidades americanas e inglesas de ponta, e irá cursar o Mestrado em Educação Comparada, na Universidade de Columbia em Nova York. Dentre as personalidades famosas que já passaram por esta universidade está Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. Atualmente, a universidade está entre as 10 melhores do mundo.

O Jovem que se preparou durante o ano de 2020 para os processos seletivos das universidades garante que as noites sem dormir e os planos de estudo focado deram resultado. Welton ganhou uma bolsa que cobre todas as taxas da universidade, acomodação e alimentação, o que fará com que seu sonho de estudar nos Estados Unidos se torne realidade.

Sendo a primeira pessoa da sua família a concluir o ensino médio e entrar em uma universidade, Welton conta que alcançar tal feito não foi fácil e reforça a importância da profissionalização e da educação.

“Eu nunca gostei de costurar e vender jeans na feira. Eu acreditava que estudar era mais fácil e imprevisível, o que me deixava mais animado para seguir com os meus estudos. Apesar do progresso trazido pelo Jeans, sinto que muitos jovens da região, assim como eu, ainda precisam tomar uma decisão muito difícil, estudar ou trabalhar. Escolhi, com o suporte da minha família, a primeira opção e o resultado é o reconhecimento não só local, mas mundial.” - Disse. 

Se engana aquele que acha que essa é a primeira viagem de Welton. Ele já ganhou bolsas para estudar no Canadá (2013) e na Alemanha (2018), e agora nos preparativos para embarcar para Nova York, o jovem conta que sonha em transformar a educação de jovens e adultos no Brasil.

“Eu não sou o primeiro e não serei o último. Estudar fora, fazer uma faculdade, ascender socialmente, ainda é muito distante para a maioria dos jovens de escola pública e de família simples. Acredito no potencial das crianças e jovens do Brasil, e quero lutar para que a escola pública seja um lugar de protagonismo, liderança e acolhimento. Só assim, teremos um país, mais justo, principalmente, para os mais pobres.” - Concluiu. 

Dentre as universidades, nas quais Welton foi aceito nos Estados Unidos estão: Columbia University, George Washington University, Vanderbilt Peabody College e University of Pennsylvania. Já na Inglaterra, Manchester University e University of Sussex.

Por Evandro Lins