Toritama inicia revisão do Plano Diretor Municipal.


 Uma videoconferência transmitida pela internet, com a participação de autoridades e técnicos especializados marcou o início da revisão do Plano Diretor de Toritama, na quarta-feira (21/07/2021).

O Plano Diretor visa planejar, a partir da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Código de Postura a utilização do território do município pelos setores público e privado. Tem a ver com o planejamento da infraestrutura urbana e locomoção, a moradia com saneamento e pavimentação, a preservação ambiental e o lazer, a qualidade dos serviços públicos e as potencialidades da Capital do Jeans.

Em sua participação, o Prefeito Edilson Tavares demonstrou a necessidade de realocação das indústrias e lavanderias que atualmente estão em meio às moradias populares, eventualmente provocando poluição atmosférica e residual e destacou que o Plano Diretor vai fomentar a preservação do patrimônio cultural e ambiental de Toritama, assim como, o Sítio Matumbos.

“Temos uma área que deve ser de preservação ambiental e que não pode ser ocupada por moradias. O Sítio Matumbos, onde há vários rochedos e a Pedra dos Pontais é uma das áreas mais bonitas do Estado de Pernambuco”, destacou Edilson Tavares.

O Plano Diretor envolverá o CONIAPE - Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a coordenação do secretário da pasta, João Paulo Rocha, outras secretarias municipais, Câmara de Vereadores, sociedade civil organizada e a empresa Gênese, especializada na concepção de planos diretores municipais. Em setembro, acontecerão as primeiras análises, a partir de um Núcleo Gestor que será composto com a participação social. O último Plano Diretor de Toritama foi elaborado no ano de 2006.

Ascom Prefeitura de Toritama