CIEPE e Governo buscam soluções conciliadoras em prol da economia da economia de Pernambuco.


O momento atual e suas dificuldades têm proporcionado a abertura de um canal mais próximo de diálogo entre o Governo de Pernambuco e a iniciativa privada, com o objetivo de somar esforços e viabilizar alternativas de consenso, que gerem resultados positivos para os setores produtivos do estado. No fim da última semana, uma reunião coordenada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, e da Fazenda, Décio Padilha, contou com a participação da diretoria do CIEPE – Centro das Indústrias de Pernambuco, além da diretoria da Copergás, liderada pelo presidente André Campos.

Na pauta, entre outros temas atuais, o aumento do gás natural, anunciado pela Petrobrás, que passará a valer a partir de maio.  Entre os participantes, ficou definido que a Copergás vai submeter à análise ARPE -Agência Reguladora de Pernambuco – a sugestão de se limitar a repassar as alíquotas definidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A variação é resultado da vinculação do valor do gás à cotação do petróleo e à taxa de câmbio.

Durante o encontro, com a presença de três diretores dos diretores do CIEPE, na sede da Copergás, foi batido o martelo quanto à decisão da Companhia de Gás de Pernambuco de manter até agosto sua margem de lucro, em valor de hoje correspondente de R$0,24 centavos por metro cúbico. A decisão será mantida pelo menos até agosto, quando empresários e governo podem voltar a negociar. A medida foi uma resposta ao pleito do CIEPE, que fez exposição sobre os impactos negativos que uma alta substancial no preço do gás representa na Indústria e na economia do estado de uma maneira geral.

No decorrer do encontro, o senso comum sobre a importância de reunir esforços para minimizar as dificuldades que vários segmentos da economia do estado estão atravessando atualmente.  Houve um alinhamento geral de que é fundamental, ainda mais neste momento, encontrar soluções que apontem caminhos em prol do desenvolvimento do estado. “Nossa atuação é totalmente focada em contribuir com o crescimento da economia, semeando um ecossistema saudável e produtivo”, explica Massimo Cadorin, presidente do CIEPE.

 A reunião abordou outros temas importantes e urgentes para Pernambuco, como os entraves para a consolidação do Arco Metropolitano, que recentemente contou com o apoio do Grupo Atitude, representação da iniciativa privada, no financiamento do seu projeto executivo. Na próxima semana, inclusive, será definida a data de um segundo encontro específico sobre a obra e todo o prejuízo que sua postergação traz para o cenário de infra-estrutura, logística e desenvolvimento econômico do estado.

Do Blog do Edmar Lyra.