Cartilha do Caop Educação traz medidas de segurança para a comunidade escolar adotar no retorna às aulas presenciais.


 Devido ao retorno das aulas e atividades presenciais em Pernambuco, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias em Defesa da Educação (Caop Educação) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) planejou a cartilha Retorno Seguro às Aulas PresenciaisTodos juntos na prevenção à Covid-19, para que estudantes, professores, funcionários, pais e mães de estudantes possam conhecer e adotar as medidas necessárias para a prevenção ao contágio da Covid-19. As orientações seguem o Plano de Convivência Setorial da Educação elaborado pelo Governo do Estado de Pernambuco e as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).


Assim, a cartilha, confeccionada pela Assessoria Ministerial de Comunicação Social, traz medidas para evitar contato físico, manter distância mínima de 1,5 metro de outra pessoa, assim como de 2 metros quando nas refeições. Usar máscaras todo o tempo, não aglomerar, higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, levar água para beber em garrafas, não ir à escola se apresentar algum sintoma gripal ou semelhante, entre outras dicas para alunos e alunas.

Já os professores precisam, sempre que possível, realizar atividades ao ar livre e reduzir o nível de interação trabalhando com grupos menores. Reuniões em ambientes fechados também não são aconselháveis, assim como permanecer em uma sala com muitas pessoas. Caso notem algum sinal de adoecimento do aluno, informar aos pais e apenas permitir o retorno às aulas com atestado médico.

À direção das escolas cabe monitorar a temperatura corporal do aluno, cobrar o uso de máscara para entrar, não permitir aglomerações na entrada do prédio, nem em outros locais. Criar ventilação natural e suspender eventos coletivos como festas, competições esportivas, recreação no parquinho, etc.

Pais e mães devem estar sempre atentos se as regras estão sendo seguidas e se o filho ou filha apresenta algum sintoma suspeito.

A Cartilha contém muito mais medidas sanitárias, inclusive para o transporte de casa até a escola, visando gerar a conscientização, a colaboração e a vigilância de quem integra a comunidade escolar, para que as aulas presenciais ocorram em ambientes seguros.

Os contatos do MPPE, para denúncias ou esclarecimentos, estão disponíveis na publicação, que é exclusivamente virtual, e pode ser encontrada clicando aqui.

Da Assessoria.