Cadê os números?

Medo, decepção ou surpresa, o que está escondido por trás dos números da famosa pesquisa JB, que aparentemente não animou o grupo do candidato azul.


A caminhada eleitoral em Toritama se apresentou incomum em relação à disputa de 2016, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, outro aspecto se mostrou diferente, é o caso das famosas pesquisas de intenção de voto, que no pleito passado se tornaram numerosas.


Entre os vários institutos de pesquisa que prestaram serviços para os grupos políticos da Capital do Jeans, o que ficou mais lembrado foi o Vox Populi, que realizou levantamento para o Grupo JB, encabeçado pelo empresário e apaixonado por política, João Bertulino, e que ficou famoso por apresentar os números que resultaram na grande vitória do atual gestor Edilson Tavares em 2016.

A famosa pesquisa que na rua é destaque pela isenção de possíveis manipulações, este ano ganhou ares polêmicos, isso porque apareceu no Tribunal Regional Eleitoral - TRE - PE, o registro da pesquisa JB, que segundo correligionários seria publicada nesta quinta-feira (12), o que até aqui não aconteceu, deixando uma interrogação no ar, o porquê o empresário ou o grupo não divulgou a pesquisa.

O primeiro levantamento divulgado para a disputa na cidade, foi do Instituto Opinião, e apresentou dados que colocam Edilson Tavares (MDB) como reeleito com uma vantagem de 34% à frente do segundo colocado Arimatéa Carvalho (PSD). Isso leva a crer que a pesquisa JB apresenta números desfavoráveis ao candidato apoiado pelo grupo, o que estaria dificultando a divulgação, diferente do que aconteceu com a de 2016, quando os números favoreciam o candidato do contratante.

De fato, uma pesquisa apontando desvantagem de Arimatéa perante Edilson, seria ainda mais catastrófico para o candidato de oposição, que ao longo da campanha não conseguiu se mostrar uma melhor opção que o atual gestor, dada a sua rejeição altíssima.

Diante do exposto, e de uma possível e aparente reeleição do atual prefeito, seria um fazendo história e conquistando uma reeleição após 20 anos do último feito. E o outro, encerrando a vida pública de uma forma melancólica após 38 anos de mandato, e levando com ele o ex-prefeito Odon Ferreira e companhia para a segunda derrota consecutiva.

Por Jessé Aciole