Vice por reconhecimento.

A votação para Deputado, o apoio para presidência da Câmara duas vezes, e o apoio de primeira hora para este pleito. Porquê Fofão têm bagagem para assumir a vice do vovô?

 


As vésperas da convenção, chegou o momento de anunciar a composição das chapas. E um dos grupos que ainda não definiu o seu nome para a vice, foi o principal nome da oposição, inclusive um dos grupos que mais recebeu negativas para arrumar uma dupla.

É bem certo que no jogo político assim como no futebol não existe muita justiça, mas as vezes pode existir até um pouco de reconhecimento, pelo menos é o que se espera quando se dá apoio a determinado nome, em determinada situação. E no jogo atual da Capital do Jeans, nos deparamos com uma situação parecida.

Achando dificuldade para nomear o vice que irá compor sua chapa, o Vereador José de Arimatéa parece não ter buscado internamente um nome que pudesse aceitar esse convite. Dos nomes que lhe dão suporte hoje, um dos Vereadores de mandato, o parlamentar José Carlos (Fofão), não voltará à disputar o pleito para vereador. O legislador decidiu que não pretende brigar pelo retorno à Casa, e em algumas situações disse que preferia trabalhar nos bastidores por um nome da oposição, o qual hoje é o do Presidente da Câmara.

Voltando um pouco no tempo para falar da ligação Fofão x Arimatéa, o pleito para Deputado em 2018, fez o atual pré-candidato do PSD apoiar o nome do vereador para a corrida à uma vaga na ALEPE. Fofão desbancou todos os nomes votados na cidade, inclusive os apoiados pelo prefeito, alcançando uma meta de votos, que servem pelo menos de poder de barganha para concorrer à uma vice.

Já que o vovô ainda não definiu o seu parceiro de chapa, será que a campanha para Deputado servirá de parâmetro para essa escolha acontecer, ou o pleito não passou de mera ilusão, e não serve para esta indicação? Vale salientar que nas duas votações para a presidência da Casa durante este mandato, Fofão deu seu voto de confiança ao decano, esta então pode ser a hora de reconhecer a importância política de José Carlos, que sempre foi aliado de primeira hora e merece reconhecimento. Se bem que reconhecimento da importância dos apoiadores neste grupo, não é nada comum, já que nomes como o ex-prefeito Odon Ferreira, as vezes sequer é lembrado pelo pré-candidato. Mas o fato é, com todo o contexto político dos ultimos anos, Fofão merece sim este reconhecimento.

Por Jessé Aciole