Uma oposição de mentira, outra de verdade, dois pré-candidatos em um mesmo grupo, e a reunião que virou lançamento. Um resumo do último dia de Julho na política de Toritama.





Na tarde desta sexta-feira (31), uma informação surpresa pegou na mentira a oposição. Sim, na mentira, pelo menos foi o que deu a entender com a novidade política da terra do jeans. Uma nova campanha lançada e uma super interrogação no ar.

Um grupo de oposição formado por integrantes do PROS, Solidariedade, Cidadania, Republicanos, PTC e PT, reunidos como dificilmente foi visto na oposição dos últimos anos, lançaram uma nova chapa na cidade. O intuito da reunião intitulada de "1° Encontro Toritamense da Oposição de Verdade", quase totalmente interna, foi divulgado como uma espécie de lançamento às sete chaves, sem a presença da imprensa, mas com uma forte decisão de adesão e lançamento de nomes.

O recuo notório de Adgelson Chagas, deu espaço visível à aliança de seu partido para apoiar o nome de Gerluce Enfermeira para pré-candidata à prefeita pelo PROS, em troca da ligação, seu filho Allesson Chagas assume a composição da chapa, no que dá ligeira impressão de alinhamento partidário, mais forte inclusive, em número de partidos, do que já apresentado pelo grupo de oposição do PSD.

Neste contexto, onde fica o PTC do pré-candidato Nelson Caetano, que estava na mesa principal do evento, mas não foi citado em nenhum sentido de composição, já que a reunião que parecia alinhamento, estava com a chapa fechada. Difícil entender o que faz um pré-candidato declarado, em um evento de lançamento de outro nome que não envolva o dele, e automaticamente adversário, mesmo que de oposição. Mesmo que exista pensamento oposicionista, é difícil compreender como funciona um alinhamento de um grupo que segue agora com seis partidos e duas pré-candidaturas.

No que diz respeito à nova campanha lançada, com a #Oposiçãodeverdade fica claro que existe uma falsa oposição, ou uma oposição que não comungue com o pensamento dos demais partidos que agora caminham ou parecem caminhar unidos. Seria então o grupo do PSD, a oposição de mentira? Ou a falsa oposição? Pelo menos de blefe o grupo entende. E então como ficará o grupo do Vovô, que têm o compromisso de unir as bases oposicionistas, já que elas agora estão se alinhando contrárias ao seu nome, e automaticamente o deixando ilhado sobre a necessidade de unificação. Daí surgem outras questões, de o porquê depois de tanto tempo a oposição não conseguir se definir de como vai de fato para o jogo.

Não parece ser diferente de outras ocasiões, onde o individualismo impera na hora de tomar as maiores decisões, pois pela primeira vez em sua história, a cidade assiste a uma super indefinição. É claro que faz parte da democracia existir vários nomes para a disputa de um cargo, mas é evidente a falta de posicionamento dos partidos para se definirem. É impossível acreditar que com essa instabilidade, todas essas pré-candidaturas se sustentem até as convenções.

Não é tão fácil entender tudo isso, até porquê existe muita contradição e interesses de valorização envolvidas no jogo. De um lado, um grupo encabeçado pelo Presidente da Câmara, que hora ou outra é acusado de ser antidemocrático por suas decisões, o que parece estar o deixando sozinho. Do outro, a oposição de verdade, com a união de seis partidos, que lançaram uma chapa neste último dia de Julho, mas conta com um pré-candidato a mais representando um dos partidos. É difícil entender, mas compreensivo, que na terra que já teve duas Câmaras de Vereadores, e dois prefeitos em um mesmo mandato, também exista grupos com mais de um pré-candidato, afinal, estamos falando de Toritama, onde ex não são lembrados, e vices são trazidos de fora, explicando porquê as coisas parecem mentira, quando deveriam ser verdade.

Por Jessé Aciole.