A balança da comparação.


Com grande gosto por fazer comparações de suas obras e ações com municípios vizinhos, a gestão verde da Capital do Jeans, perdeu para a da Capital do Agreste, na balança da qualidade.

A Prefeitura de Toritama vai inaugurar a pavimentação em calçamento com paralelepípedos da estrada que liga o bairro Areal à Vila São Benedito na zona rural. A via era em estrada de terra, e é um dos setores com grande fluxo de veículos pesados.


Sendo uma das promessas de campanha do atual gestor do município, a pavimentação das vias que ligam o centro da cidade à zona rural terá sua primeira parte entregue nesta quinta-feira, mas de uma forma que levanta questionamentos preocupantes em razão da durabilidade do serviço realizado.

A expectativa do povo em receber a malha asfáltica, teve que se contentar com os 4 Km de pedras, no famoso e conhecido calçamento. Que embora tenha sido explicado pelo prefeito, que é mais barato do que o asfaltamento, é de conhecimento popular que a obra deve não suportar o peso dos caminhões pipa, que fazem um trajeto quase que ininterrupto durante todos os dias da semana, haja visto o alto número de lavanderias industriais existentes na localidade.

Podemos considerar que o barato pode sair mais caro aos cofres públicos, já que estruturalmente falando, e tomando por base as obras de calçamento em várias ruas da cidade durante esta gestão, o serviço têm sempre apresentando falhas, e tendo muito pouco tempo de durabilidade, seja pela má qualidade do serviço, seja pela pressa em entregar a obra. Tomara que com relação a estrada quase inaugurada, o resultado não seja o mesmo, embora já esteja premeditado.


E sobre a realização complementar da obra, o Prefeito cita que posteriormente o desejo é fazer uso do asfalto sobre as pedras, o que vai de encontro com o discurso de barateamento do início. Até porque se o asfalto é caro, qual a lógica de fazer os dois e não apenas um só de uma vez? Contradições de um governo que gosta de fazer o bem feito, mas têm pecado em algumas questões básicas e lógicas como esta.

Vale ressaltar também, que o governo o qual têm se utilizado de extensa propaganda regional sobre a qualidade dos serviços e obras realizadas, viu a balança da comparação desta vez pesar bem menos para o Jacaré, já que há poucos dias, a prefeitura da vizinha Caruaru, deu exemplo claro, quando entregou o acesso da comunidade de Peladas, mais uma de suas estradas rurais com a pavimentação asfáltica, dando aula na utilização dos recursos públicos, uma vez que preferiu asfaltar, do que gastar de duas vezes como planejou o vizinho Edilson Tavares.

E antes que sugiram que Caruaru tem maiores aportes financeiros, não esqueçamos que Toritama vem há muito se vangloriando dos seus feitos, que estão muitas vezes à frente de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, então não seria contestável observar, que desta vez a menina dos Lyra ditou a regra sobre o rei dos prefeitos. 

Por Jessé Aciole