Fiscalização combate comercialização irregular de confecções em Toritama.


Como forma de combater a disseminação da Covid-19 em Toritama a prefeitura municipal de Toritama realizou uma reunião na última sexta-feira (03/07) na sede da CTTU, uma reunião que teve como objetivo alinhar ações de combate a comercialização de roupas nas proximidades do Parque das Feiras, as margens da BR-104. O encontro que contou com a presença dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Ordem Social além de diversas autoridades da segurança pública do município, como a Guarda Municipal, do BIESP e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU.
Que juntos buscaram manter a ordem e mesmo sabendo que as pessoas precisam comercializar suas mercadorias, não podem descumprir as determinações do governo do estado em manter a suspensão do funcionamento das feiras e dos estabelecimentos comerciais, entre outras providências. Só estão liberadas as entregas das mercadorias negociadas através das vendas online.

Com isso o final de semana foi de muito trabalho para as equipes de fiscalização das Secretarias e entidades municipais envolvidas além da Guarda Civil Municipal que, juntas, percorreram todo o perímetro onde acontece a feira de confecções para garantir que os decretos municipais de enfrentamento ao coronavírus fossem cumpridos.

Mesmo assim houve quem tentasse burlar as autoridades competentes e mesmo assim se arriscaram a vender suas mercadorias. Com os portas malas de seus veículos fechados, alguns ficaram com algumas peças de roupas nas mãos abordando alguns clientes que também insistem em descumprir as normas e vem a nossa região comercializar de forma pessoal.


Vale lembrar que estão liberadas as entregas das mercadorias comercializadas via redes sociais como grupos de WhatsApp, aplicativos de vendas e outras formas legais para o momento.

Alguns vídeos postados por populares nas redes sociais colaboraram para que as equipes presentes no local realizassem as fiscalizações e de forma educativa pediam para que os comerciantes atendessem as normas e não burlacem as normas e evitassem que fossem tomadas medidas mais drásticas.

A prefeitura municipal de Toritama mesmo se dizendo contra ao fechamento total das feiras, pois já apresentou um projeto com ações que o governo municipal diz poder cumprir e assim as feiras possam voltar a funcionar, porém foi negada pelo governo do estado, por conta do aumento do número de pessoas infectadas na nossa região, destaca que a cada nova medida estabelecida via decreto, a fiscalização será intensificada como forma de informar as novas medidas aos comerciantes e outras categorias envolvidas. E assim evitar transtornos e prejuízos para os comerciantes.

O trabalho vem sendo intenso para garantir o comércio ativo, como também a saúde da população Uma determinação. Pra isso será preciso focar no combate à pandemia e ao mesmo tempo buscando cumprir as determinações para voltar o mais rápido possível as feiras, pra isso será preciso priorizar o diálogo, a informação e conscientização da população. O que tá sendo difícil, pois mesmo com tantas ações ainda há comerciantes dispostos a descumprirem as regras, alegando que é preciso mesmo com o perigo da pandemia, trabalhar para conseguirem sanar suas dividas, cumprirem com suas obrigações e também buscar o sustento das famílias.

Alguns após a fiscalização se deslocaram até o distrito da Vila do Socorro que fica as margens da rodovia BR104, na zona rural de Taquaritinga do Norte, e lá realizaram uma feira provisória, onde aglomerou um bom número de pessoas naquele local.

Por Wendell Galdino
Foto: Divulgação