Comissão presidida por Lessa sugere retomada das feiras no dia 03 de agosto.


Um dos elos mais fortes da economia do Agreste, o comércio têxtil nas feiras do Polo de Confecções foi tema de uma sessão extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro ocorreu de forma virtual nesta sexta-feira (24), com transmissão pelos canais de comunicação da Casa. Na ocasião, o colegiado, presidido pelo deputado estadual Delegado Lessa, sugeriu ao Governo do Estado para analisar a viabilidade de retorno das feiras, com responsabilidade, a partir do dia 03 de agosto. “Defendemos que as feiras sejam retomadas na primeira semana de agosto, para minimizar as possibilidades de um dano maior para trabalhadores que estão atuando sem protocolo”, disse Lessa, ressaltando o papel das gestões municipais na orientação quanto aos critérios de atuação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach, comprometeu-se a levar as demandas ao comitê de gerenciamento, que faz avaliações semanais do novo coronavírus em Pernambuco, de acordo com o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. “A nossa intenção é abrir o máximo possível de setores, mas precisamos ter as condições com os dados de saúde, demonstrando conforto para o recomeço”, observou, complementando que o Plano de Convivência possui protocolos voltados para três eixos: distanciamento social; higiene e comunicação e monitoramento. Schwambach ainda ponderou que, a despeito de Pernambuco ter registrado queda nos índices de letalidade, houve um acréscimo nos casos de síndrome respiratória aguda grave, principalmente no Agreste.

Além de representantes dos poderes Legislativo e Executivo estadual, representantes das prefeituras de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, bem como diretores de entidades ligadas ao Polo Têxtil, participaram do debate. O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, que é empresário no ramo de confecções desde os anos 1980, contabilizou que cerca de 95% da economia do município se relaciona com as feiras. “Se a retomada desse comércio não ocorrer o mais breve possível, há o risco de não ser mais necessário retomar, pois os compradores poderão migrar para outros mercados, como São Paulo, por exemplo”, alertou. Representando o poder executivo de Caruaru, o secretário de Desenvolvimento Econômico municipal, André Teixeira, sintetizou que a Prefeitura está buscando alternativas para os sulanqueiros neste momento de crise, exemplificando a criação do Delivery Sulanca. Também presente na reunião, o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico em Santa Cruz do Capibaribe, Isaac Aragão, reiterou a urgência de retomada das feiras, de forma gradual para os municípios que compõem o Polo Têxtil.

O deputado estadual João Paulo Lima aconselhou a organização de outra reunião, com as presenças dos prefeitos dos três municípios, para aprofundar o debate sobre o assunto. Ao longo do encontro, o deputado Tony Gel salientou reiteradas vezes a necessidade de retomada da comercialização, atendendo aos critérios de saúde. Também participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, Luverson Ferreira; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru, Adjar Soares; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama, Luiz Neto; o síndico do Parque das Feiras de Toritama, Camilo Brito; o síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho (Menininho); o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura; a presidente da Associação União dos Sulanqueiros, Fátima Amaral; o presidente da União dos Feirantes, Sulanqueiros e Ambulantes de Caruaru, José Carlos da Silva; e o vice-presidente para Assuntos do Comércio da Acic, Pedro Miranda.

Foto: Viliane Gomes