Acompanhe o que aconteceu na reunião da Casa Legislativa de Toritama na manhã desta terça-feira.


Na manhã de hoje aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa de Toritama, e você acompanha as falas dos nobres parlamentares aqui no nosso Blog.


Vereador Eduardo da Saúde: Fez reclamações sobre algumas falhas na iluminação pública em alguns bairros e citou os bairros Príncipe da Paz e Antão. Pediu pra que as autoridades que possam cobrar das agências bancárias e casas lotéricas e outros pontos comerciais ofereçam álcool em gel e outros itens necessários pra segurança de todos, principalmente nesse momento de pandemia. Pediu que a Casa Legislativa tenha a iniciativa de solicitar do Governo do Estado ações no município, em especial as barreiras sanitárias, Já que segundo ele o governo municipal não está nem aí pra tal ação. E disse que a casa deve se mobilizar pra que as ações aconteçam pra evitar um caos maior na saúde.


Vereador Arimatéa: Fez acusações de falhas no atendimento médico do Hospital de Campanha. Relatou que duas pessoas amigas suas estiveram no hospital e não tinha médico pra atender as pessoas. E indagou onde foi investido as verbas enviadas pra cuidar da saúde publica. Disse que as coisas só estão acontecendo graças a oposição que vem cobrando da gestão, pois se não fosse isso, estava um caos. Disse que o prefeito é midiático e só apresenta o que lhe convêm e não aceita ser questionado. Falou que está havendo muita burocracia nas feiras de frutas e verduras e que pessoas estão sendo proibidos de comercializar em seus pontos por conta de atrasos nos pagamentos de seus alvarás. Também falou que há funcionários da prefeitura se passando por policiais militares e que ao saber indagou o mesmo onde tava lotado e que ia usar de sua influencia para o enquadrar dentro do regimento da corporação, pois o mesmo estava fazendo uma ação que não era a sua. Disse que a pessoa não se identificou e logo desligou o telefone, mas que o mesmo irá tentar identificar o mesmo e tomará as devidas providências.


Vereador Fererinha: Falou de suas ações junto ao governo do município. Relatou algumas falhas existentes na cidade, especialmente nos bairros, tanto na infraestrutura e iluminação publica. Agradeceu ao secretário de obras por lhe atender em suas demandas. Voltou a pedir que seus pedidos de obras de pavimentação sejam atendidas, pra acabar com o sofrimento da população. Se disse feliz e realizado por poder está exercendo suas funções de vereador e assim junto ao governo atender a população. Falou de seus pedidos junto a secretária de cultura, obras e de segurança por lhe atender em suas reivindicações.


Vereador Doutor: Falou de seu pedido da construção de um calçadão na Vila São Benedito. Falou da atenção lhe dada pelo prefeito antes e durante a campanha e na administração. Pediu para que as pessoas ao construírem as margens do calçamento do centro da cidade a Vila São Benedito, pois há um pedido que haja um calçadão para as pessoas transitarem. Falou de suas cobranças junto a secretaria de obras, para que passe a máquina nas estradas vicinais do município. E disse que os atrasos está acontecendo por conta do mal tempo.


Vereador Edijan: Voltou a cobrar da presidência da Casa Legislativa libere os recursos para que o prefeito compre as cestas básicas para serem distribuídas com as famílias carentes. Falou da volta gradativa do comércio e que em breve espera que esteja tudo aberto, mas que é preciso que haja a colaboração da população. Disse que não é verdade algumas acusações feitas por alguns vereadores da oposição, tanto no que se refere ao atendimento do Hospital de Campanha, como também nas acusações que estão tirando alimentos da merenda escolar pra saúde. Disse que se acha surpreso em ver vereadores que até seis meses atrás, eram só elogios ao governo que aí estar. E hoje vive criando estórias pra denegrir a imagem do governo e do prefeito. Disse que a oposição 'falida' deveria se orientar e tentar mostrar ao povo que se tiverem a oportunidade de fazer mais e melhor e citou as conquistas da atual gestão. E não façam essa politicagem barata e sem verdades como estão fazendo. Disse que o povo tá de olho em tudo e em todos e que façam uma oposição verdadeira e mostrando que é capaz de fazer mais e melhor que o prefeito que aí está. Disse que está feliz por fazer parte de um governo compromissado com o povo e que até agora não é acusado de ter feito nada errado, não é acusado de corrupção. Disse que não é pra fazer o teste em todo mundo e sim naqueles que apresentarem os sintomas. Disse que estão fazendo politicagem e de seis meses pra cá esses vereadores mudaram sem uma explicação sobre essa mudança de postura. E indagou que após serem expulsos da base de governo eles mudaram de atitudes e não explicaram os reais motivos da expulsão dos mesmos da base governista. Disse que a oposição 'falida' mente quando diz que estão tirando itens da educação pra saúde.


Vereador Birino: Falou que o governo não cumpre o que é determinado por lei. E que não é usado os itens da agricultura familiar como pede a lei. E pediu explicações. Falou que há municípios que já deram o terceiro kit merenda. Enquanto Toritama, tá doando o segundo kit de merenda escolar, agora. Disse que a merenda escolar tem que ter o mínimo de 30% de itens vindo da agricultura familiar. E isso não é feito em Toritama. Disse que se não fosse a oposição fazendo o seu trabalho, quem taria falida era a cidade. E disse que mofado e falido é o governo que pra se reeleger tá se unindo com qualquer tipo de pessoas. Disse que pessoas que foram satanizadas pelo atual gestor durante a sua primeira campanha e hoje está se aliando com essas pessoas. Disse que o prefeito descumpre as leis e pediu mais rigidez da casa legislativa. Disse que a oposição está se fortalecendo com o povo e com a verdade e que falida é a forma de como a situação vem conduzindo as coisas. Disse que há carnes estocadas nas freezers das escolas municipais e não são doados aos alunos e sim está sendo destinada pra saúde. Onde o correto era doar pra os alunos da rede municipal, tanto as carnes, como os itens da agricultura familiar. Não sou perseguidor, não. Sou fiscalizador da coisa publica. E citou os valores do abacaxi. Falou que as viaturas da PRF esteja em Toritama e o governo não faz nada pra coibir isso nesse momento tão difícil e também os veículos da Guarda Municipal também tá equipada pra multar o cidadão de Toritama. E disse que não pede e nem cobra pra ele, mas pra população.


Vereador Derivaldo: Se disse sensível com o Cidadão Toritamense no tocante as ações da PRF em nosso município. Disse que há irregularidades e excesso de autoridade com as pessoas.

E disse que está a disposição pra ajudar no que for possível e que buscará uma saída pra isso.

Disse que respeita a tudo e a todos, que cada um faça sua parte, mas com moderação e consciência de que tá tratando com pessoas simples e trabalhadoras e que por motivos da crise deve tá com alguma irregularidades em seus veículos, mas que não são coisas que não possa ser aliada tais ações.

E aconteceu mais uma reunião na casa legislativa de Toritama.

Por Wendell Galdino.