Comissão presidida por Lessa debate plano de retomada da economia em PE.


A adoção de protocolos de retomada das atividades econômicas no estado de Pernambuco foi debatida na reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que aconteceu de forma remota na tarde desta quarta-feira (27). Sob a presidência do deputado estadual Delegado Erick Lessa, a reunião contou com a participação dos secretários Décio Padilha e José Neto (Fazenda e Casa Civil, respectivamente) e também de representantes do Movimento Pró-Pernambuco.

Na ocasião, o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers, Paulo Carneiro, que integra o Movimento, apontou para a necessidade de ser definido um cronograma de retorno de atividades econômicas, respeitando as recomendações sanitárias por causa da pandemia do novo coronavírus. Também pertencente ao Movimento Pró-Pernambuco, o empresário Avelar Loureiro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE) salientou que o momento é de convergência entre as abordagens sanitárias e o plano de retorno das ações do setor produtivo, tendo em vista a redução ou cancelamento dos benefícios sociais do Governo para os cidadãos e para as empresas. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Luverson Ferreira, ressaltou a importância de observar as realidades regionais na adoção das medidas como uma forma de otimizar o processo.

Após a explanação dos integrantes do Movimento, o secretário Décio Padilha apresentou um panorama do atual momento de Pernambuco no que diz respeito à Saúde e à Economia. Ele destacou que as medidas de isolamento social estão sendo adotadas de acordo com critérios científicos, diante das curvas de casos confirmados e de óbitos decorrentes da covid-19. O secretário sinalizou que os indicativos de recessão econômica deverão motivar uma reabertura comercial. “Em um curto espaço de tempo, o governador apresentará um plano com um protocolo sério, que converge com o pleito dos empresários”, antecipou, ressalvando que esta reabertura terá de ser adequada ao ‘novo normal’. O secretário José Neto destacou que o Governo Estadual fará o balanço deste ciclo do isolamento entre o domingo (31) e a segunda-feira (1º), e que os dados servirão de base para novas ações.

Ao término da reunião, o presidente da CDET, deputado Delegado Erick Lessa, avaliou que o encontro aproximou ainda mais os setores produtivos com os poderes executivo e legislativo e trouxe sinais de possíveis melhorias no cenário econômico estadual. “A interlocução entre os mais diversos segmentos é fundamental para que, juntos, possamos vencer esta tempestade”, analisou.

Foto: Viliane Gomes