ACOMPANHE O QUE ACONTECEU EM MAIS UMA REUNIÃO DA CASA LEGISLATIVA DE TORITAMA!


Na manhã desta terça-feira aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa de Toritama, vejamos as falas dos nobres edis:


Vereador Morica: Iniciou sua fala pedindo para que os edis se respeitem. E em seguida disse que cada um dos que ali estão receberam do povo uma missão de cuidar das pessoas e da cidade. Disse que o povo não quer que os seus representantes briguem entre si, mas que se unam e lutem e busquem saídas para seus problemas. Disse que é hora de unir as forças para poder passar por este tempo de incertezas, pois não há mais um futuro certo, mas sim um futuro de incertezas. Disse que a casa era pra dar bom exemplo, principalmente nessa hora. Disse não ser momento de brigas e intrigas. Disse que é momento de darem as mãos e buscarem uma saída pra tantos problemas existentes. Disse que o povo sabe muito bem o que é certo e o que é errado. Disse que o povo não aceita brigas políticas partidárias, mas sim brigar e lutar pra buscar saídas para os problemas existentes, principalmente no que se refere a saúde publica. Disse não ser momento de se fazer ou abrir um processo de cassação do atual prefeito. Disse que a casa não pode se deixar levar pelas pessoas que estão de fora e fez um comentário sobre a pessoa (O cidadão) que fez o pedido a Casa Legislativa, dizendo que o mesmo não é digno daquilo que tá pedindo e que o povo sabe separar as coisas. Disse que é um ato político partidário e não politica publica. Voltou a pedir a união da casa e o respeito entre ambos. E por fim de sua fala pediu união de todos e disse que não é momento de deixar se levar pela politicagem e discórdia, mas sim de se unirem e buscar junto ao executivo saídas para os problemas existentes na cidade. Pediu sensatez e paz.


Vereador Ferrerinha: Iniciou sua fala dizendo que prefere ser inimigo de todos da Casa Legislativa, mas jamais inimigo do povo e pediu paz entre os edis. Disse que se reuniu com o executivo em busca de saber como se encontra os projetos e planos para dar inicio as obras de encanamento e saneamento das vias publicas que ainda não são atendidas. Agradeceu aos secretários de governo, em especial aos que fazem a pasta de Obras, pois tem lhe atendido em seus pedidos. Disse feliz por ser atendido em suas demandas e citou algumas das ações. Disse que existe a política e a politicagem e o povo sabe distinguir ambas. Falou mais uma vez que pediu a população uma oportunidade e está fazendo muito bem o seu papel e que o povo está vendo e espera ser reconhecido novamente. E por fim pediu paz entre os edis.


Vereador Mava: Falou de sua ida até o DNIT e lá fez algumas reivindicações junto aquele órgão. E citou seus pedidos. Falou também de seus pedidos também junto ao executivo local e citou as mesmas. Falou que presenciou a entrega das mercadorias no pátio do Parque das Feiras e solicitou que naquele momento tenha uma ambulância com seus respectivos profissionais para acompanhar as entregas das mercadorias. Falou da sua luta para que haja ações de pavimentação em algumas ruas, a iluminação de alguns trechos que ainda não tem luz ou que estão apagadas. Falou que pediu pra que seja encanado água da COMPESA para as casas do Sítio Oncinha, entre outras. Rebateu as críticas vindas da população sobre uma possível farra dos bancos de feiras de confecções, disse que tem a sua consciência tranquila e que nada tem haver com as acusações e que as pessoas sejam sinceras em suas criticas e cobranças.


Vereadora Rossana: Fez diversos pedidos de ações e em especial pediu para que sejam doadas máscaras as pessoas que estão amontoadas nas filas e nas praças. Falou de sua disposição através do sindicato para ajudar as pessoas a fazerem seus cadastros pra receberem seus auxílios. Também pediu que fossem feitas barreiras de higienização nas entradas da cidade. Falou que o silêncio do secretário é suspeito e que o mesmo ainda não disse pra que veio. Cobrou que haja higienização dos veículos que estão vindo buscar as mercadorias em nossa cidade. Disse que a cidade precisa de serviços de imunização em todas as áreas. Questionou a falta de material para o teste rápido do Covid-19 pra apurar melhor os possíveis casos na cidade.


Vereador Birino: Falou de seu pedido da retirada do pedido de cassação da pauta, pra fazer valer o que rege o regimento interno e que deve ser cumprido. E em seguida fez grandes acusações ao líder do governo e colocou no ar um áudio com a fala do vereador líder do governo tratando os colegas de casa como 'safados'. E disse que o mesmo se retrate com os demais edis e com os funcionários da casa legislativa. Disse que se sente triste quando ouve das pessoas dizem que a casa ao invés de reunirem e discutir as ações em prol da população, vão brigar e denegrirem uns aos outros.

Vereador Birino (Líder da Oposição): Rebateu as criticas de alguns vereadores de situação quando dizem que ele só critica por que não está na base assim como nós, ele acaba afirmando que há irregularidades na distribuição das bancas de feiras e que eles estão se beneficiando com isso. E pediu que seja posto em ata, a declaração do vereador que fez tal explicação. Disse que saibam bater nele e se policiem no que falam ao defender o governo. Falou que é pouco letrado, mas formado na escola da vida. E citou alguns de seus professores quando era estudante. Disse que a maioria daqueles que o criticam, é mais por inveja e não por capacidade de fazer aquilo que eu falo e faço. lembrou que é momento de se darem as mãos e buscar saída para os problemas que a população está passando. E citou a sua ida a rádio pra reivindicar ações que ajude as pessoas na hora de receberem seus auxílios emergenciais, tais como gradeamento, demarcação dos locais onde as pessoas possam ficarem nas filas sem infringir as determinações dos decretos. E ainda cobrou a colocação de banheiros químicos para que as pessoas possam fazer suas necessidades fisiológicas. Voltou a cobrar explicações sobre a mudança do TAC da feira de confecções e pediu que o prefeito reveja essa situação e faça valer o TAC já existente e não as mudanças atuais. Disse que o prefeito falta com a verdade e não é transparente nessa questão. E no que se refere a questão do pedido de cassação, disse que empregar a esposa é sim nepotismo.


Vereador Dió; Rebateu o vereador líder da oposição quando pede respeito, mas não se dar ao respeito. Disse que a casa está mais preocupada com se acusarem do que mesmo fazerem algo pelas pessoas. Disse que há vereador que quando tá na casa são bravos, mas ao saírem da casa não comportam como tal. Disse que há vereador cobrando respeito, ética e qualidade, mas na prática faz diferente do que prega. Disse que é preciso ser transparente naquilo que fala e diz e pediu respeito uns para com os outros. E se comparou com os heróis de um seriado de TV chamado de "Power Rangers" que são jovens escolhidos para combater o mau e que o vereador que o acusou é o vilão que tenta destruir os heróis.


Vereador Derivaldo: Falou de suas cobranças dentro da casa desde o primeiro dia, principalmente no que se refere ao respeito ao povo e aos próprios. Disse que vem desde a sua posse pedindo respeito entre os pares, coisa que ainda não foi possível. Se disse triste quando houve da população palavras comparando a casa legislativa com bordeis (Cabarés) e circos, chamando os representantes do povo de "Palhaços". Disse ser triste, não só pra ele, mas pra todos os que fazem a Casa Legislativa. Falou que tem ouvido o clamor da população, através do Programa Tribuna do Povo e das Redes Sociais as cobranças que haja em nosso município as ações de combate ao Covid-19 em especial as barreiras higiênicas.


Vereador Edijan: Iniciou sua participação na tribuna colocando áudios do líder da Oposição onde o mesmo afirma que os vereadores da base só aprovaram o empréstimo em troca de bancos de feiras. Disse que este edil não lhe representa e que o mesmo envergonha o legislativo municipal. Disse ser injusto a casa legislativa receber um pedido de um cidadão contra o prefeito que mais trabalha na história política de Toritama. Disse que cada parlamentar seja livre para tomar as suas decisões. Disse que há político que se acha mais do que outro e que faz política com opressão e perseguição e isso o povo não aceita isso. Se disse tranquilo quanto ao seu mandato e que cabe a população julgue da melhor forma possível. E citou algumas ações suas juntas ao governo municipal.

Vereador Edijan (Líder do Governo): Falou que as criticas feitas ao Hospital de Campanha são injustas, pois o mesmo tem tido grande importância para a cidade e região. E que as criticas vindas da oposição são pequenas diante da sua importância. E disse que uma falha não vai apagar as suas qualidades e importância. E disse que a oposição é por muitas vezes injusta e perseguidora, mas a população tá vendo quem tá trabalhando. E acusou a oposição de ter chamado o secretário de saúde de ser 'laranja' e disse que irá apurar e que a justiça ficou pra punir o homem. E afirmou que o secretário de saúde não é 'laranja' e quem falou vai ter que provar. Falou que há um clima muito ruim naquela casa e que por parte da oposição que quer ver o quanto pior , melhor e acusou (sem citar nomes) que teve parlamentar de ter recebido propina para algo e citou o valor R$200 mil. E chamou de absurdo o que a oposição tem feito contra o governo e citou as obras e as criticas vindas da oposição sobre casa obra. Disse que Toritama é um exemplo para Pernambuco e região. E saiu em defesa da primeira-dama no pedido de cassação, dizendo ser injusto o pedido, pois ela é competente e tem desempenhado o seu papel, e citou as ações na assistência social e citou as festas de casamentos coletivos, debutantes, cestas básicas distribuídas as famílias carentes entre outras. E disse que as pessoas tem lhe mandado mensagens de apoio e orientação e disse que iam colocar no comando da casa pessoas que vão trair o governo. Citou a forma de como foi feita as eleições para a presidência da Câmara Municipal e até citou a ação de Moisés para eleger e reeleger o presidente da câmara municipal e disse que hoje essas pessoas acatam um pedido injusto contra o prefeito. E que são invejosos e não aceitam o sucesso do governo atual, mas que a população tá vendo o trabalho de cada um.


Vereador Loló: Se disse triste com o que tem ocorrido na casa legislativa. Vereadores se denegrirem e se digladiarem pensando em si próprio e esquecerem do povo. Chamou de falta não só de respeito um para com o outro, mas é uma questão de quebra de decoro parlamentar. E pediu respeito a ele e aos demais e que chamar os vereadores de "Cabras Safados" é falta de educação e respeito ao próximo e aos seus pares.


Vereador Eduardo da Saúde: Disse que presenciou um descaso de saúde publica e citou um caso de uma pessoa que estava há dias no Hospital de Campanha que não está atendendo as necessidades da população. Falou e relatou o caso de uma senhorinha que estava internada no hospital de campanha e que não tinha indícios para o coronavírus, mas mesmo assim estava lá. E pediu explicações sobre esse caso. E se não fosse os vereadores que lá estiveram no local o que teria acontecido com a mesma? Indagou o parlamentar. Que disse que se não fosse ele, a senhora teria permanecido internada lá sem está com o vírus. Disse que perguntou ao médico o que uma senhora com pneumonia estaria fazendo internada no Hospital de Campanha? O médico de plantão no Hospital Municipal disse: NÃO ME FAÇA PERGUNTA DIFÍCIL! Ele ainda disse que há vários casos sem explicação na rede publica e disse se não mudar isso, poderemos pagar muito caro com isso. E pediu mais compromisso com a saúde publica e a população merece respeito.


Vereador Arimatea: Reclamou da prefeitura que tenha quebrado um TAC ajustado junto ao governo municipal e as pessoas que fazem a nossa feira de confecções e pediu explicações. E que a casa Legislativa entrará com um pedido de explicação junto ao Ministério Público para se saber o que realmente houve para que o executivo mudasse as regras no TAC para beneficiar o privado e prejudicar o povo.Disse que irá a todas as esferas da justiça para que esta ação seja revista e que os feirantes não sejam prejudicados. E disse que não tá pior por que a casa legislativa correu antes que acabassem com tudo. Pediu explicações sobre o processo da cobertura das ruas do Jeans e da Galinha e pra onde foram as ferragens. Citou que buscará todas as informações sobre os processos e plantas originais das ruas das nossas feiras. Disse que a prefeitura falta com a verdade quando diz que todos os feirantes estarão atendidos pela prefeitura. E pediu respeito ao povo. Disse que irá cobrar das esferas explicações. devidas para a população. E que as mudanças feitas na feira irá prejudicar os feirantes comuns e beneficiará empresa privada. E que o governo espere que ele vai cobrar explicações e soluções para este problema.

Por Wendell Galdino.