Um Kennedy em Caruaru VOCÊ SABIA?


Caruaru já foi palco de um grande encontro político-religioso. Um dos Kennedy dos Estados Unidos da América, esteve na terra do forró, em um encontro recheado de grandes personalidades.

Edward Moore Kennedy, Senador Norte-americano por sete vezes eleito pelo Estado de Massachusetts, e irmão de um dos maiores políticos da história dos EUA, Jonh F. Kennedy. Esteve em Caruaru na década de 1960, onde se encontrou na ocasião com nomes fortes da política e da religião.

Entre as personalidades que acolheram o americano, estavam o Prefeito de Caruaru à época, João Lyra Filho e sua Primeira Dama Guiomar Lyra, o Deputado Drayton Jaime Nejaim, ao lado do então Governador Dr. Cid Feijó Sampaio, sobre as bênçãos do líder religioso da Igreja Católica e Bispo de Caruaru, Dom Augusto Carvalho.

Esse encontro além de ser um dos primeiros passos de divulgação internacional do Agreste Pernambucano, é também um dos primeiros momentos em que a arte popular começava a ganhar o mundo. Como lembrança agrestina, Ted Kennedy levou uma escultura de um boi feito de barro, esculpido pelas mãos do Mestre Vitalino, que faria mais tarde, o Auto do Moura se tornar o maior Centro de Artes Figurativas da América Latina.

Data do encontro - 01 de Agosto de 1960
Por Jessé Aciole