Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na casa legislativa João Manoel da Silva em Toritama.


Na manha de hoje aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa de Toritama, acompanhe as falas de cada parlamentar que usou a tribuna do plenário Romeu Simplício:


Vereador Ferreirinha: Falou de sua felicidade em estar vereador e poder buscar junto ao governo municipal soluções para a população.

Lamentou a pandemia mundial que tem assolado a nossa população e espera que seja logo resolvido essa triste situação.

Fez agradecimento agradecimentos ao governo municipal em especial ao prefeito e secretários municipais que sempre lhe atende em suas demandas.

Também pediu providências necessárias para uns problemas existentes em algumas vias e em especial as pontes das passagens molhadas da cidade, principalmente as da Rua José Eraldo.

E falou que deu idéias ao prefeito de como resolver esses problemas o mais breve possível.

Falou que tem cobrado melhorias para todas as partes da cidade.

E disse que o seu maior objetivo é bem representar ao máximo a população.


Vereador Doutor: Falou de mais um projeto seu que servirá de grande serventia para a população em especial aos mais carentes.

Falou que se houver por parte do governo municipal bom senso, esse projeto será colocado em pauta para ser o próxio ano, já que requer a sua colocação no orçamento do ano que vem.

Esse projeto citado comtempla as famílias mais carentes com uma máquina reta pra ajudar nas rendas das famílias.


Vereador Mava: Aproveitou para apresentar as suas indicações, dentre elas a contratação de médicos para algumas áreas importantes.

Falou que cobrou que seja criado uma sementeira na cidade. Pediu que seja plantadas árvores as margens dos córregos, rio e riachos da nossa cidade.

Pediu a insenção dos impostos cobrados nas feiras enquanto durar esta crise. Falou de suas cobranças junto as entidades e as buscas de soluções para os problemas existentes na cidade. Falou que apresentou um projeto que exige que o governo municipal doe para a população um kit de material para a higiene e imunisação das pessoas durante este período de pandemia. Falou da passagem molhada entre o Rio Capibaribe e a parte baixa da Canaã.


Vereadora Rossana: Fez um voto de pesar pelo falecimento da senhora Joselma, falecida nesta manhã de quinta-feira e para o cidadão Silvinho da Canaã.

Mandou um voto de agradecimento a senhora Graciete que sempre tem apoiado as ações da nobre vereadora. Falou da sua ida para o congresso de vereadores na capital pernambucana, segundo a mesma foi muito proveitoso.

Falou da sua reunião juntamente com o vereador José de Arimatéa com a prefeita de Caruaru Raquel Lyra, onde foram discutidas aões e serviços para aquela localidade.

Ela lembrou que os vereadores de Toritama não tem poder de realizar nada naquela localidade, mas diante de suas influências para discutir e buscar as soluções para os problemas de cada localidade. Falou da sua felicidade em ver as águas chegando no leito do capibaribe e indo pra barragem de Jucazinho.

E por fim pediu para a população ter paciência, fé e muita oração em família para aproveitar esse momento pra curtir as nossas famílias e que isso logo passará e embreve estaremos de boa nas ruas conversando com as pessoas. E que todos cumpram as determinações das autoridades expediram.


Vereador Birino: Falou que os comerciantes estão preocupados com algumas ações realizadas no espaço das feiras e citou que a mudança de colocarem os estacionamentos sejam todos por traz do Parque das Feiras.

Disse que isso é muito preocupánte e que as autoridades façam algo para atender a todos e não há alguns.

Pediu mais esclarecimentos sobre a invalidação dos impostos emitidas em nota pela prefeitura sejam enviadas a casa legislativa, pois pra se abriri mão de receita é necessário se enviar para a câmara.

Disse ser lei e leis tem que ser cumpridas.

Falou que antes de enviar notas para a imprensa,a prefeitura deveria ter apresentado a câmara o que e como fazer pra poder insentar as pessoas das taxas. E pediu explicações para depois a população não pagar a conta mais tarde.

Vereador Birino (Líder da Oposição): Falou que cobrou do executivo explicações sobre as despesas com a manutenção dos ar-condicionados e climatizadores das escolas publicas e nada foi lhe enviado a respeito. Então disse acreditar que não houve as manutenções devidas e necessárias e voltou a pedir explicações. Deu algumas explicações referentes algumas de suas cobranças e em especial no que se refere a saúde pública.

Disse que o governo falta com a verdade em muitas coisas públicas. Falou que há diferença entre suspensão e isenção e que deve ser totalmente esclarecido. Pediu que as pessoas também busquem seus direitos junto as autoridades competentes. Reclamou que o governo se contradiz constantemente. E pediu explicações por quê uns funcionários foram liberados por conta da pandemia e outros não. E citou alguns exemplos.

Disse que não está para fazer politicagem como disseram alguns aliados do governo, mas sim buscando fazer o que é seu papel de direito.

Disse que está a disposição da população para ajudar naquilo que é possível. Também fez declarações que há contratos sendo assinado onde as pessoas trabalharão até novembro e que isso é mais uma contradição do governo municipal. Que dizia uma coisa e na prática é outra.

Pediu para que o prefeito entre em quarentena e faça exames, pois o mesmo passou a semana quase toda em São Paulo, local onde há um grande número de pessoas infectadas e seria bom, o prefeito realizar os exames necessários. Para dar exemplo a população.

Pediu explicação sobre a possível ajuda serão dadas pelo município e pelo estado para a população nesse momento em que tudo vai parar.

E disse que a oposição está apta a ajudar e colaborar naquilo que for possível para atender as pessoas. Pois o comércio e a cidade vai parar e será preciso a ajuda dos governantes.


Vereador Dió: Falou de alguns discursos que são feitos na casa legislativa são meramente discursos políticos partidários.

Disse que os discursos são contraditórios, pois tem horas que reclamam das cobranças de impostos e quando são isentos, eles também reclamam.

E falou que a ação é de suspensão dos impostos e não a isenção dos impostos, ta aí a diferença segundo o vereador. Disse que o próprio prefeito disse que tá suspensa todas as cobranças dos impostos referentes as feiras. E que o próprio prefeito lhe falou que será suspensa as cobranças e não dando isenção.


Vereador Derivaldo: Falou de sua preocupação com essa pandemia que vem assolando o mundo e o nosso país. E pediu que as pessoas possam cumprir todas as determinações dos decretos. Pediu que a casa legislativa possa convocar os responsáveis pela CELPE, pois a distribuição da enérgia e a manutenção dos postes e detodas as redes de distrubuíção de enérgia elétrica em nosso município. Falou de um requerimento seu onde nomeia uma importante localidade de serviços publicos e que receberá o nome de uma das maiores mulheres que esta cidade já teve, que foi a senhora Francisca Bezerra do Nascimento ou simplemente Francisca Enfermeira. Chamou de justa homengagem. Reclamou de algumas situações existentes na casa legislativa e principalmente no respeito de uns para com os outros. E citou a falta de respeito de uns para com os outros. Falou que onde tem ido as pessoas tem falado mal da casa e da forma de como se expressam alguns vereadores um para com o outro e em sua maioria por vontade de defender seu lado político partidário, fica acima de tudo e o povo tá vendo. E disse que haja mais compromisso com as coisas da cidade, com as reuniões de comissões e principalmente no que se refere ao respeito com o próximo e com as pessoas. Reclamou que tá havendo falta de compromisso de alguns membros de comissões. E disse que o povo tá de olho em tudo.


Vereador Edijan: Também trouxe uma mensagem de solidariedade com as pessoas como num todo. Falou da triste realidade em que estamos passando com essa pandemia. Pediu para que as pessoas se cuidassem e cuidassem das outras pessoas, principalmentes os idosos. Disse que seja cumprido todos os requisitos contidos nos decretos das autoridades. Disse que acredita que passará, mas que enquanto estamos vivendo essa triste realidade e é preciso se ter cuidados. Falou da suspenção das feiras e que todos entendam que as suspensão das feiras é por motivo maior de cuidar das pessoas. Sabemos do prejuízo é grande, mas é bem melhor do que perder o nosso bem maior que é a vida. Pediu que as cuidem bem uma das outras e em especial dos nossos idosos. E com fé em Deus isso logo vai passar.

Vereador Edijan (Líder do Governo): Disse que há vereador que tá usando a tribuna para fazer terror na população. Disse que há vereador pregando contenda entre as pessoas e o governo. Falou que não há verdades na sua fala quando faz acusações sobre as feiras e as cobranças de taxas e pediu respeito ao povo. Falou que não está adiantando nada para alguns vereadores irem aos congressoas, pois voltam piores do que foram, pois não trata seus pares com respeito e ainda há palavras de baixo calão. E disse não acreditar que um professor, juíz e qualquer outro palestrante não manda ou ensina pessoas a falarem mal uns dos outros. E se alguma autoriradade disse isso não merece respeito. Falou de alguns pedidos por parte da população em relação a ações e serviços e citou seus pedidos junto a população. Citou alguns pedidos junto a prefeita de Caruaru para Canaã e que foi prontamente atendido. Falou que tem feito diversos pedidos em prol da população. Disse que sempre que possível pedirá por Canaã e por qualquer localidade de Caruaru que faça divisa com Toritama. Disse que há pessoas insatisfeitas com o trabalho dele, principalmente quando é atendido. Falou que o prefeito vem há dias buscando junto as autoridades competentes as ações para o município de Toritama. Disse que mesmo antes da pandemia chegar a nossa região ele já estava buscando ações junto aos governos estadual e federal. E fechou sua fala agradecendo alguns aliados que vem sendo importantes na condução do governo e do grupo político e lembrou da adesão de algumas pessoas que recentemente aderiram ao projeto político encabeçado pelo atual gestor. E fechou sua fala parabenizando seu filho Eduardinho e o seu genro Diego pela passagem de mais um ano de vida.


Vereador Loló: Também falou da pandemia e disse que está pedindo proteção a Deus e a Nossa Senhora. Disse que dentro da população há vírus mais perigoso do que o Corona Vírus. Disse que ele tem amizades com diversos médicos prticulares e quie isso tem ajudado a ajudar aqueles que precisam e citou os nomes des algumas pessoas que ele ajudou. E chamou de vagabundo a pessoa que anda falando de seu trabalho junto a população. E desafiou a pessoa que o criticou e o desafiou a pessoa a lhe encontrar nas ruas. E o comparou com um cahorro e que ele tem que respeitar o vereador. (Não citou o nome da pessoa).


Vereador Eduardo da Saúde: Falou da pandemia como e onde surgiu e os cuidados que se deve tomar pra que ela não se alastre em nossa cidade. Falou de algumas falhas existentes no município e em especial nas escolas municipais e falou de uma lei sua autoria que ajuda na higiene pessoal dos estudantes e que poderia ser feito em suas resudências. E lamentou o que está acontecendo nas escolas municipais. Falou que na cidade não há casos comprovados do Corona Vírus em Toritama, só suspeita. E pediu para que o governo faça um trabalho amplo para evitar que soframos com essa doença.


Vereador Arimatea: Falou que o governo é muito bom em marketing, mas fraco em ações. Citou que a forma em que a secretária de saúde lançou a nota de uma suspeita de um caso aqui, deu a entender que a cidade estaria em calamidade por conta dessa doença. Se disse triste com a realidade, mas que é preciso e disse ser necessário que essas decisões sejam tomadas. Mas é por uma justa causa. E indagou como ficaremos sem o comércio sem as feiras. Disse que o governo busque uma saída para atender a população nessa hora tão critica. Reclamou que mesmo com a aquisição de novos ônibus, ainda há superlotação nos ônibus, citando que tem aluno vindo nos braços das cadeiras. Voltou a dizer que a secretária errou ao anunciar que havia um caso suspeito e isso acabou sendo mal entendido pela população e isso causou um alvoroço na cidade. E pediu mais cautela nas divulgações das informações e que a mesma não se aproveite da situação e trabalhe pelo povo e diminua no marketing pessoal. E disse que a casa está pronta para colaborar com o que for possível. E que o governo envie para a casa a informação de como a prefeitura vai agir na suspensão das taxas e as cobranças dos impostos. E disse que espera que essa pandemia logo passe e a cidade volte a normalidade.


Vereador Fofão: Falou que as pessoas devem cuidar das suas vidas e cumprir o que está determinados pelas entidades responsáveis. Mas lamentou que a TV esteja fazendo terror com essa problemática. Disse que as TVs estão tocando o terror na população. Falou da situação das bancas de feiras que estão sendo feitas não são compatíveis com a nossa realidade. Disse que as medições são pequenas e dificultará as pessoas a comercializarem naquele local. pediu as plantas das ruas denôminadas 'Rua da Galinha e da Rua do Jeans' e que até o presente momento não apresentou a planta nem deu respostas as essas indagações. Disse que o governo prometeu que as pessoas só iam começar a pagar após receberem as suas bancas e locais devidamente prontos para a comercialização, coisa que não aconteceu, pois nem entregou e já está sendo cobrado as taxas e isso é mais uma das contradições do atual governo. E se disse que a população está de olho em tudo e pediu explicações sobres as cobranças feitas pelos vereadores e a população.


Vereador Morica: Disse que estamos vivendo um momento preocupante e difícil e que todos se dêem as mãos nessa hora tão preocupante. Disse que acredita que isso logo passará e que as pessoas não se apeguem só ao negativo, mas que possamos ver o lado bom da coisa, é momento das famílias se unissem, pois família é o maior valor. Disse acreditar que a prefeitura tomará todas as providências possíveis para enfrentar essa realidade. Disse que podem ter certeza que o prefeito está ciente de tudo e que saberá enfrentar tudo de cabeça erguida. Quanto as cobranças referente as medidas dos bancos não são verdadeiras as informações dos vereadores da oposição, pois as medidas dos que estão colocando na reforma da feira são maiores do que os atuais.

Por Wendell Galdino.