Contra o River-PI, Náutico estreia em busca do inédito título da Copa do Nordeste.


Com o inédito título nacional da terceira divisão do futebol brasileiro, em 2019, o Náutico coroou um ano organizado dentro e fora de campo. Agora, em 2020, o Timbu irá em busca de um novo troféu nunca conquistado para o seu memorial: a Copa do Nordeste. Para isso, os Alvirrubros já tem em mente o primeiro objetivo, que é bater o River-PI, na estreia do certame, nos Aflitos, às 19h30, desta quinta-feira.

“É um desafio, é um sonho e a gente vai em busca. Eu passei para os atletas exatamente isso, do nosso plantel, só quem tem essa conquista é o Kieza, com o Fortaleza, no ano passado. Então é um desafio. Eu não tenho essa conquista e o clube também não tem. É um grande desafio e eu estou muito motivado. Nunca disputei essa competição e temos que fazer por merecer, primeiro para esse jogo de estreia, depois avançar de fase e depois a conquista. Passo a passo a gente vai construindo a nossa história”, apontou o técnico Gilmar Dal Pozzo.

A partir da estreia no Estadual diante do Sport, no último domingo, o Náutico iniciou uma intensa maratona de jogos, que levará o time a entrar em campo 11 vezes em apenas um mês, sendo seis pelo Pernambucano, quatro pelo regional e ainda o mata-mata da primeira fase da Copa do Brasil.

Dessa forma, será necessário um elenco forte e recheado de opções. Por isso, a diretoria investiu em peças para o time como artilheiro da Série C, Salatiel Júnior e os ídolos Ronaldo Alves, Erick e Kieza, além da manutenção de boa parte da base para buscar mais um título inédito, o que pode possibilitar uma boa rotação do elenco para evitar o desgaste.

"Estamos conversando com a comissão técnica toda, com a preparação e os fisiologistas e estipulamos quatro pilares para o jogador ser titular na minha equipe: as partes física, técnica, tática e mental. Os atletas que reunirem essas condições irão atuar. Como no início do ano, em 35 dias teremos 18 jogos, ou seja, a cada menos de dois dias e meio estaremos atuando, quando eu falei em rodar o plantel e o grupo, significa que todo mundo vai ter oportunidade”, explicou Gilmar Dal Pozzo

“Sempre iremos focar jogo a jogo e com aquilo que temos de melhor naquele momento, que é reunir estes quatro pilares. Então, vamos muito fortes para este primeiro jogo. Esses atletas não estão 100%, embora eles cheguem e digam que estão bem, mas quem faz a avaliação é, primeiramente, o técnico, o preparador físico e o fisiologista. Estamos preparando eles para o momento certo, para que possam atuar em alto nível e com intensidade e qualidade. Se não estiver bem fisicamente, compromete a técnica e a tática, além deles não ficarem felizes se não têm uma boa atuação. Vamos com o que temos de melhor e possivelmente contra o Petrolina (domingo) talvez 90% do grupo que vai atuar contra o River não vai sequer viajar."

Sobre o time titular para esta quinta-feira, o técnico alvirrubro perdeu o zagueiro Rafael Ribeiro, que sofreu lesão muscular na coxa no clássico de domingo. Em seu lugar, Diego Silva retornará à zaga timbu para jogar ao lado de Ronaldo Alves, que ganhou a vaga de Fernando Lombardi. Além destas, o treinador ainda deixou no ar a possibilidade de fazer mais uma mudança na equipe, por isso, não confirmou o time que entrará em campo.
Como chega o River?
Treinado por um velho conhecido da torcida do Timbu, o River chega ao Recife para a estreia na Copa do Nordeste em busca de reabilitação. Após sair de campo derrotado na estreia do Campeonato Piauiense, o técnico Márcio Goiano, antecessor de Gilmar Dal Pozzo, criticou a marcação pelo setor esquerdo da defesa e a escolhas na criação ofensiva do time.

Quanto aos jogadores, o elenco do River-PI possui diversos atletas conhecidos do futebol pernambucano como o goleiro Mondragón (ex-Salgueiro), o lateral Mateus Müller (ex-Náutico), os meio-campistas João Ananias (ex-Náutico, Santa Cruz e Salgueiro) e Bismarck (ex-Santa Cruz) e o atacante Érico Júnior (ex-Sport), sendo que entre estes, apenas João Ananias não virá ao Recife, pois está sendo negociado com o Brasil de Pelotas.

Ficha Técnica

Náutico

Jefferson; Bryan, Diego Silva, Fernando Lombardi e Wilian Simões; Josa, Rhaldney e Jean Carlos; Matheus Carvalho, Álvaro e Salatiel Júnior. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

River-PI

Mondragon; Carlos Henrique, Cris, Wagner Silva e Mateus Müller; Emerson, Gustavo Henrique e Bismarck; Valdo Bacabal, Luccas Brasil e Eduardo. Técnico Márcio Goiano.

Local: Estádio dos Aflitos
Horário: 19h30
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brígida Cirilo Ferreira
Ingressos: R$ 30 (arquibancada) e R$ 15 (estudante e sócio standard).

Yago Mendes /Diario de Pernambuco