ACOMPANHE O QUE ACONTECEU NA REUNIÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TORITAMA NESTA QUINTA-FEIRA.


Na manhã desta quinta-feira aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa de Toritama, onde tivemos apresentação de diárias do Vereador Edjan contra os Vereadores da Oposição Eduardo da Saúde, Birino e José Carlos Fofão.

Acompanhe a fala de cada Vereador:


Vereador Ferrerinha: Fez cobranças a prefeitura, especialmente a secretaria de obras, a respeito de uns problemas existentes em algumas localidades e que já foi solicitado pelo mesmo, mas até o presente momento não foi atendido. E citou o canal do Independente, o saneamento da Rua São João, além de que seja retomado a opreação tapa-buracos. E lembrou a população que ele não tem o poder de realizar, mas que está pedindo a prefeitura em prol da população. Também citou que outras ações e pedidos seus que estão sendo feitos pela prefeitura. Falou de sua ida as localidades para fiscalizar as obras e ações e principalmente em ouvir as demandas da população. Citou as obras que já foram atendidos e agradeceu ao prefeito por está lhe dando uma atenção especial. Se disse que está bastante feliz com o resultado de seu trabalho e fez um pedido de uma ação que foi um pedido do seu companheiro de bancada, o Vereador Dió. Pois Dió já pediu e até então não foi atendido e por ver a acessibilidade do Vereador Ferrerinha junto ao governo municipal, por isso pediu que ele (Ferrerinha) intermediasse esse pedido.


Vereador Doutor: Voltou a falar do excesso das diárias e citou as gestões passadas. E que atualmente ver como sem futuro as ações do líder da oposição que se utiliza do material da casa legislativa, principalmente a impressora e o material gráfico, só pra imprimir papeis para levar até os órgãos denuncias infundadas e isso tem tido gastos e despesas com recursos públicos e que não dar em nada. E que existe outros meios para se fazer as denuncias sem precisar ir até a capital pernambucana. E citou que há sites que recebem estas denúcias sem precisar do vereador ter que deslocar até o Recife e outras cidades para fazerem as denúncias gastando o dinheiro da câmara. Pediu que o presidente visse uma maneira de a Casa Legislativa adquirir um veículo próprio. E que ele está fazendo a sua economia e espera que os demais façam o mesmo.


Vereador Mava: Falou de seu projeto de lei que visa a arrecadação de alimentos em diversos órgãos da cidade e o projeto que obriga o evento a fazer a campanha de arrecadação de alimentos nos eventos existentes no município, seja publico ou privado. E que os alimentos serão destinados aos órgãos como: Igrejas, Centro Culturais ou Sociais, e Associações. E disse que espera que o governo sancione. Voltou a relatar suas ações e pedidos através da prefeitura, das secretarias estaduais de transportes, recursos hidricos e segurança. Fez pedido de que seja feito um local para a guarda municipal tenha uma guarita em locais específicos, como por exemplo, as feiras. Pediu que a ambulância da UBS de Fazenda Velha fique permanente naquele local. E citou outras ações suas tanto como vereador, como assistente social, pois todos os dias há sempre um trabalho sendo realizado por ele. E que espera ser reconhecido pelo povo, pois tem serviços prestados a população.


Vereador Rossana: Voltou a enaltecer a apresentação do PROERD na casa legislativa e a sua reativação aqui no município. Falou das pessoas que ministrarão o curso. Enalteceu o trabalho prestado aos componentes da terceira idade e citou o evento que aconteceu no dia do idoso. Parabenizou a prefeitura pelo apoio. Parabenizou a equipe de trânsito pelo trabalho de conscientização das pessoas no trânsito de Toritama. Parabenizou o trabalho feito pela equipe da APAE-Toritama pela luta e pediu apoio da população para o órgão. Pediu para que a prefeitura designe uma equipe da guarda municipal para o cemitério local, pois mais uma vez o campo santo foi vítima de vandalismo. E disse que isso é inadimissível e pediu providências quanto a isso. Lembrou das eleições para o cargo de Conselheiro Tutelar que será no próximo domingo e pediu que a população vá votar.


Vereador Derivaldo: Lamentou que seus pedidos não tenham sido atendidos como se deveria, mas mesmo assim continuará fazendo o seu trabalho em prol da população. Lamentou que a apresentação das empresas para fazerem a obra do estádio municipal não tenha aparecido nenhuma empresa, mas que espera que da próxima haja corum e que tenha uma empresa ganhadora para realizar esse sonho dos desportistas que é ter o seu campo de volta. Fez cobranças de serviços de pavimentação e outros serviços para diversas localidades. E espera ter seus pedidos atendidos o mais rápido possível. Voltou a falar do prejuízo que é não ter o nosso estádio de futebol. E disse que Toritama é um seleiro de craques e grandes talentos. E que o investimento no esporte é positivo, mas que lamenta a falta do campo e de outras modalidades para atender as pessoas, em especial a nossa juventude. Disse de certa forma triste chegar a reta final de seu mandato e não ter cumprido esse grande projeto que é a entrega do novo estádio de futebol. E que a luta continua e que ele não pode executar as obras, mas que fez, faz e fará o possível para que os grandes projetos aconteçam. E pediu mais uma vez que a prefeitura em nome da secretaria de esportes possam adquirir um veículo para o transportes dos atletas de nosso município. E que acredita que será em breve atendido.


Vereador Loló: Falou de sua luta na área da saúde. Seus conhecimentos nas demais cidades e com médicos de diversas cidades. E citou que consegue cirurgias por preços mais baratos do que em Caruaru. Disse que a sua amizade com os médicos de alta categoria tem rendido bons frutos e bons trabalhos pra população. E disse que faz isso porque na cidade não há condições e nem previsão de ter essas especialidades. E desafiou que outras pessoas consigam o número de cirurgias com o preço que ele consegue. Disse que foi citado que o mesmo estava cobrando valores altos por cirurgia. Afirmou que não é verdade e que quem o acusou que prove. Pois é a sua amizade com os médicos que ele consegue cirurgias bem baratas e até de graça pelo SUS. Disse que tem sido criticado de forma injusta e pediu ao vereador que o acusou que prove, o que disse e dê nomes as pessoas que estão fazendo isso. Se intitulou, "O Vereador da Saúde". Disse que fica feliz quando as pessoas lhe procuram para que ele arranje as cirurgias e ele diz que fará o possível, pois tem amigos médicos. E se disse triste com algumas colocações que só querem denegrir o companheiro.


Vereador Arimatea: Falou de sua luta na área da saúde. Citou as pessoas que lhe ajudam nessa pasta. Disse que esse trabalho é sacerdócio deixado por sua genitora. E disse que isso só acontece porque não temos uma bloco cirurgico. Lamentou que precisou de uma ambulância e lhe negou. Disse que se disse triste com essa situação e pediu que isso não aconteça mais nem com ele e nem com ninguém. Falou de sua credibilidade com a classe médica de toda região e que isso é um motivo de orgulho. E reclamou que há dentro do próprio governo pessoas fazendo aceção de pessoas. E por fim lembrou que no domingo haverá eleições para o conselho tutelar e que a população possa exercer a sua função.


Vereador Fofão: Falou de sua indignação quanto ao que ele viu na Avenida João Manoel da Silva, pois há uma construção civil e que por este motivo as calçadas ficam intransitáveis e faz com quê as pessoas tenham que ir pra o meio da rua, dividir o espaço com os veículos. E pediu providências quanto a isso, o mais rápido possível. Reclamou que há dias que ele não tem visto a equipe de apoio aos pedestres que caminham na avenida á noite não estão vindo e a população tem dividido o espaço com os veículos.


Vereador Edijan: Falou de sua visita as obras da nova escola que está sendo construída no Valentim. Disse que viu a alegria dos moradores da localidade por ver a obra em ação. Parabenizou a equipe de limpeza pelos relevantes serviços realizados. Disse que o líder da oposição foi infeliz na comparação do trabalho de limpeza da atual gestão com as que passaram. Disse que hoje tem mais ruas pavimentadas, diferente das gestões passadas que não tinham compromisso com o povo. Falou que hoje as pessoas vivem um novo momento, pois são obras e ações em todos os lugares do município. E voltou a criticar a oposição, chamando de oposição falida. E fechou sua fala parabenizando o prefeito por tudo.

Depois usando tempo de líder da situação o Vereador Edijan: Trouxe (conforme prometido) a tribuna os valores gastos em diária pelos vereadores Eduardo da Saúde, Birino e Fofão dizendo que os valores chegam a mais de 40 mil reais e que esse dinheiro poderia ser investido no público. Disse que não é acusação, que está apenas dando informações a cidade. E voltou a dizer que não é acusação, mas que ta vendo com seu juridico e que tem coisa errada e irá cobrar o ressarcimento dos valores que tenham sido gasto sem os devidos fins. Ele faou que se não tivessem gastos tanto com diárias, daria pra comprar o aparelho de ultrassom ou até o veículo para a Casa legislativa. E que está fazendo o seu papel, que é fiscalizar.


Vereador Birino: Reclamou que há um problema no saneamento no interior da Escola Municipal Belmiro Gonçalves. E que hoje pela manhã uma moradora da localidade lhe reclamou do problema. E pediu a prefeitura, que resolva este problema o mais rápido possível. Falou que há ainda uma falha grande por parte da coleta de lixo por parte da prefeitura e reclamou do número pequeno de pessoas que trabalham resolvendo os problemas de saneamento básico. Reclamou que só a base governista não ver ou não percebe as falhas existentes na administração. Falou do discurso do Vereador Doutor do São João, dizendo que o mesmo se equivoca quando diz que as ações feitas por ele é em vão. Disse que há sim como fazer as cobranças e denúncias pela internet, mas que opta por ir pessoalmente, pois é um direito seu e está na lei. E que ninguém o calará ou impedirá de fazer o seu trabalho. E que não há ilegalidade.

Depois usando o tempo de líder da oposição o Vereador Birino: Rebateu as criticas e acusações feitas pelo líder do governo, chamando de injusta e perseguitiva. E rebateu mostrando que o vereador líder do governo não declara alguns bens dele em outras cidades. E citou uma casa em Tamandaré e no Recife. E diz que a não declaração de imposto de renda, acata em prejuízo para os cofres públicos. E diz que a maior parte dos seus bens em imóveis que é do vereador não é declarado em conformidade com a lei. Disse que o intuíto dessas ações do vereador Edijan é pra causar a discórdia entre os membros da Casa Legislativa. Disse que foi um erro do prefeito escolher Edijan como Líder do Governo, pois o mesmo mais atrapalha do que ajuda. Disse que mais espalha do que junta e que não consegue entender como é que ainda permanecem aceitando ele como líder e no governo. E que essas ações podem causar um racha na base governista. Falou que se o líder do governo fez tal ação por mera perseguição a sua pessoa e acabou atingindo todos e principalmente a base governista e que isso terá reações. E por fim disse que irá postar nas redes sociais cópia das declarações do imposto de renda do líder do governo a justiça eleitoral. E se disse tranquilo com tudo isso e que o trabalho continua.

Matéria de Wendell Galdino.
Fotos: Éder Tenório.