Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião da casa legislativa de Toritama.


Na manhã de hoje aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Toritama, e você acompanha agora o que mais foi debatido pelos nobres edis na seção de hoje.


Vereador Eduardo da Saúde: Falou da audiência publica sobre a segurança publica que aconteceu na ultima quarta-feira na casa legislativa.

Segundo o vereador foi bastante proveitosa e enumerou alguns pontos apresentados na audiência. Cobrou mais informações das ações e serviços da policia para atender a população, mas também pediu que haja também a colaboração da população e disse que só com a participação da população é que a polícia pode atender as demandas da sociedade. Até mesmo nos pedidos de reforços para nossa população servirá essa participação popular. E pediu mais apoio por parte do executivo as nossas polícias. Também fez uma reflexão sobre a sua preocupação com o nosso comercio, citou a era calçadista que Toritama viveu e disse que um dos pontos que contribuíram para o enfraquecimento do calçado, foram a individualidade e desorganização dos próprios comerciantes e o poder publico. Pediu que este episódio do calçado sirva de exemplo para não pecarmos na confecção. Citou uma relação de excussões que se mostraram contrário ao horário imposto pela prefeitura. E pediu ao executivo que analise com carinho e muito cuidado nas decisões pra não afastar os clientes e o nosso comercio seja fragilizado. Alertou a prefeitura para que tente atender a todos os clientes, que os tratem com igualdade a todos, que realize um planejamento mais afundo e que não arrisquem o nosso comércio. Falou de uns videos espalhados pelas redes sociais com testemunho de clientes falando de suas insatisfações como são atendidos em Toritama e reclamando do horário da feira de confecções e de uma suposta manipulação dos horários das feiras.


vereador Arimatéa: Agradeceu aos secretários municipais por terem lhe atendido em alguns pedidos de serviços essenciais para a população e citou o exemplo da podagem das árvores da Pracinha das Crianças e a limpeza do canal da Rua da Vaca Leiteira. Parabenizou a secretária de Ação Social pela conferencia municipal de saúde. Falou de um projeto seu de apoio ao pequeno agricultor. E citou a informação da satisfação de morar no campo. Fez uma reflexão sobre o período da fabricação do calçado e que a causa maior da nossa falência deu-se pela concorrência injusta da época e que nada teve haver com a falta de atenção por parte do poder publico. Disse não acreditar nesse possível boicote por parte de alguns excursionistas e que isso deve ser um pequeno grupo, mas que a maioria virá pois acredita na qualidade do nosso produto. E pediu para que seja divulgado as coisas boas do nosso município, principalmente nas feiras. Falou das obras de requalificação que irá melhorar a nossa feira e consequentemente o nosso comércio. Falou que quem manda é o cliente e não os donos de excussões, disse que eles só trazem os clientes e estes clientes é que exigem onde quer comprar. Disse que em breve teremos uma grande feira e essa desconfiança vai acabar e disse que todos devem trabalhar pelo fortalecimento da nossa cidade.


Vereador Morica: Disse que é um dos maiores defensores do horário da feira nas primeiras horas da segunda - feira, mas que tem que atender o desejo da maioria que quer que as feiras aconteçam nos domingos a tarde. Disse tristre com isso, mas que acatará o resultado da pesquisa. Disse que cada governo tem que tomar decisões contrárias a vontade do povo e citou como exemplo a crucificação de Jesus. Pediu para respeitarem o resultado da pesquisa e a decisão do governo e que passemos adiante e que todos faças sua parte para alavancar e fortalecer a nossa feira e a nossa economia. Disse que muitas vezes a maioria está errada ou toma as decisões erradas. Disse temer pelo futuro do povo com essa decisão. Toda escolha tomada por cada pessoa, ele no futuro pagará por ela. E disse que o chefe do executivo está triste com essa decisão, mas terá que acatar o desejo da maioria. E disse que se calará quanto a este assunto sobre a feira, por respeito a decisão da maioria. Pediu que acabasse com essa mídia negativa de estar divulgando as coisas erradas, mas que divulguemos as coisas boas. Disse que há pessoas politizando o debate da feira e isso é prejudicial pra nossa cidade. E disse ser sensível com o secretário que tentou de tudo pra acrtar, mas a mais a maioria não quer ver isso.


Vereador Ferreirinha: Falou de sua luta como vereador. Falou das dificuldades enfrentadas, mas da felicidade de poder estar realizando seus serviços em prol do povo. Citou que seus olhos e ouvidos estão abertos para atender a população e citou algumas reivindicações feitas e atendidas pela prefeitura. Falou que seus requerimentos apresentados na casa legislativa é por ouvir e ver as demandas da população. E se disse feliz por ser sempre bem atendido e acolhido pela população.


Vereador Mava: Falou de sua iniciativa de realizar junto ao comandante do 24 BPM a audiência publica referente a segurança publica, Segundo ele foi muito proveitosa e citou a presença das autoridades como vereadores e representantes da sociedade civil organizada. Disse que cada um dos presentes que representaram as instituições presentes fizeram suas reivindicações sobre segurança em todas as localidades e instituições. Também foi informado a população sobre a atual realidade da companhia para atender a nossa população. Falou que irá do alto comando mais reforço para a nossa cidade e região.


Vereador Rossana: Falou da importância da audiência publica sobre segurança. Relatou o balanço apresentado pela polícia e das ações futuras. Falou do sucesso da conferencia municipal de ação social. Da entrega dos álbuns das debutantes, que foi um presente da prefeitura para as jovens escolhidas. Deixou sua gratidão pela conquista do André que deixa o Rui Barbosa, mas que irá galgar voos mais altos. Quanto ao assunto das feiras disse que deve se respeitar as opiniões e posições de cada um um, seja o cliente, o guia e o motorista, e que cada um tem a sua opinião e se deve respeitar. Disse que por ser mulher tem um olhar mais especial sobre todas as coisas. E que acredita que as tribulações vão passar e lá na frente todos vão entender e agradecer a prefeitura.


Vereador Derivaldo: Falou de suas reivindicações e ações feitas na casa legislativa. Disse que tem um mandato voltado para atender as demandas da população. Quanto a questão das feiras de confecções, lamentou que pessoas se aproveitem da situação para fazerem politicagem. Repudiou tal ação e pediu união a todos, disse que isso é uma fase e que logo passará e que no futuro isso servirá de reflexão. Disse que torce e luta por uma Toritama melhor a cada dia, que é contrário ao horário das feiras aos domingos, mas tem que se respeitar a decisão tomada pelos clientes, que são as peças principais atores desse filme. Pediu paciência para esse período de reforma e que no futuro seremos a melhor feira de confecções do país.


Vereador Loló: Disse que lamenta algumas falas proferidas na tribuna durante as reuniões. E pediu que o vereador Birino ao citar o uso do carro do conselho de forma indevida, ele fosse mais claro e desse o nome das pessoas que estão se utilizando do carro para fins próprios. E pediu explicações sobre o caso e que sejam punidos. E que estes casos sejam investigados e tomadas as providências cabíveis. Não aceita que funcionários não façam dos veículos públicos estejam fazendo serviços particulares. Fez reivindicações as secretarias de obras sobre alguns locais que precisam de atenção e a CTTU que realize ações na entrada da Rua João Jose de Melo, principalmente nas proximidades do Banco do Brasil. E citou um fato ocorrido com o mesmo e pediu providências.


Vereador Edijan: Iniciou sua fala chamando a oposição de falida, que torce pelo quanto pior, melhor. E que eles não tem honrado seu papel, que levam o tempo e acusar o governo, criticar e perseguir a atual gestão, mas que o povo tem visto quem tem trabalhado pelo bem da cidade. E que a oposição está rumando para o fracasso e que não aceitam o sucesso da atual gestão. E que a gestão atual está sendo exemplo para as outras cidades da região. E que isso incomoda a oposição. Falou da felicidade em ver as jovens recebendo seus álbuns de debutantes. E que o povo continue acreditando na administração de Edilson Tavares.

Depois usando o tempo de Líder do Governo o Vereador Edijan: Falou que foi apurado a denuncia sobre o condutar do veículo do Conselho Tutelar foi apurado e que o funcionário ou os funcionários serão exonerados de seus cargos. Pois lamenta que dois pais de família percam seus empregos, mas tem que aceitar a decisão tomada pela prefeitura. Quanto ao comercio, o mesmo mostrou um levantamento sobre a nossa economia e que mesmo com a crise Toritama está vencendo a crise. Voltou a acusar a oposição por incitar os comerciantes a não virem para Toritama e que tal ação dar-se por conta da oposição falida que está com saudades das vantagens pessoais que existiam em gestões passadas e que atualmente não tem mais. Disse ver com tristeza essas ações de divulgar as coisas ruins e pediu que deixem a politicagem de lado e se unam aqueles que querem o melhor pra Toritama. Disse que está tão repetitivo essas ações ruins que a própria população repudia essas ações. Disse que todos devem se unir, rezar e orar para que tudo dê certo. Pediu para a população olhar pra quem quer manchar a nossa imagem e que lhes deem as respostas que eles merecem. Disse que as pessoas que fizeram os videos pra manchar a imagem do prefeito, mas esquecem que mancham a imagem da cidade. Disse que o bem vencerá o mal. E que a cidade de Toritama tem Deus e quem tem Deus não tem medo de nada e disse que acredita que tudo dará certo.


Vereador Birino: Fez denuncia que o carro do Conselho Tutelar que esteja sendo utilizado para fins que não condiz com sua função. E citou que há conselheiro usando o carro para fins pessoais e que isso não pode acontecer. Criticou o prefeito quanto a falta de eficacia nas ações no combate as muriçocas e as operações tapa-buracos. Falou que tem que haver as limpezas periódicas nas margens do rio, dos riachos, córregos e canais. E citou o clamor diário dos comunicadores Wendell Galdino e Jessé Aciole por pedir que seja feita uma ação conjunta entre as cidades de Toritama e Caruaru e até a Secretária Estadual de Saúde que seja feita uma operação conjunta para exterminar essa epidemia. E citou u fato ocorrido com uma família que sofreu acidente por conta da falta de ação permanente nas vias publicas.

Depois usando o tempo de líder da oposição o Vereador Birino: Disse que até o presente momento o governo municipal ainda não acertou nas suas decisões, principalmente nas feiras e não aceitam que estão errados e pra se sair ficam culpando uns e outros. Ficam culpando a imprensa local, os chamando de aprendizes e amadores. Ficam acusando a oposição por estar veiculando as opiniões das pessoas que são compradores de nossa confecção. Disse que a cidade tem que acatar as criticas e opiniões de todos, pois todos são importantes para o desenvolvimento da nossa feira. Disse que ta na hora da prefeitura acatar as opiniões das pessoas, sejam boas ou ruins. Disse que há falhas gigantescas e que não aceita a opinião publica e tenta desviar as falhas acusando a oposição e a imprensa independente. Disse que é uma vergonha não aceitar as opiniões das pessoas quando são contrárias as suas. Pediu que haja com responsabilidade e humildade. Afirmou que está triste ver e ouvir o líder de governo afirmando que a oposição falida está lutando pelo quanto pior, melhor. Disse preocupado com a atual situação das nossas feiras, pois é o principal meio de arrecadação da cidade. Voltou a cobrar ações no rio, riachos, córregos, canais e bueiras pra evitar uma epidemia transmitidas pelos mosquitos (muriçocas). Voltando a feira disse torcer para a qualificação, aumento e fortalecimento da nossa feira de confecções. Fez acusação que há na feira ações para prejudicar os feirantes. E disse que ao contrário do que dizem a situação, ele torce pelo melhor pra feira, do comercio e da nossa cidade. E que o povo sabe de seu trabalho e compromisso com o povo.

E assim aconteceu mais uma reunião ordinária na Casa Legislativa João Manoel da Silva.

Matéria de Wendell Galdino.