Secretária de Educação emite oficio proibindo funcionários de participar de grupos de Whatssapp em Toritama.

A Secretária de Educação de Toritama emitiu o oficio de Nº 09/2019 aos gestores das unidades escolares do município, o que pegou a todos de surpresa foi o assunto do oficio, que proíbe os Professores, Coordenadores e Gestores escolares de participar de grupos de Whatssap que tenham a participação de Pais ou responsáveis por estudantes.
Foi relatado também por parte de alguns pais de alunos que estudam nas escolas das redes municipais da cidade, que os professores que tinham alguns grupos de whatssap para se comunicar com os pais, acabaram os grupos depois da determinação por parte da secretária de educação.
A Secretaria de Educação aponta os motivos aos quais esta tomando tau decisão, onde você leitor pode acompanhar na foto do oficio no inicio dessa matéria.
a nossa equipe do blog entrou em contato com a assessoria de comunicação para alguns esclarecimentos e a assessoria nós repassou as seguintes informações:
Como está explicado no documento são 04 os motivos de proibir essa prática.
De maneira geral e falando numa linguagem que se faça entender.
Os usuários do whatsapp desejam algo que não é correto e foge do costume tradicinal escolar.
Não é correto o desejo de querer resolver a maioria dos assuntos escolares, acompanhar o comportamento do estudante e todas as demais relações escolares, inclusive a entrega e recebimento de documentos por via do aplicativo whatsapp. Estamos chegando ao ponto das pessoas quererem fazer a matrícula do aluno pelo aplicativo.
Em resumo
As razões oficiais são:
1. Perda do feedback (distância dos pais nas relações com o professor).
2. Barreira pessoal-profissional comprometida (Resolução de problemas comuns ao alunado a distância sem espaço para uma explicação e orientação).
3. Perda das relações (Fim da presença dos pais no acompanhamento ao filho).
4. Nenhum controle de informações (O aplicativo não é adequado para o armazenamento das solicitações e há o compartilhamento de informações gerais, fora do interesse educacional).
Essas foram as informações repassadas pela assessoria de comunicação da prefeitura ao nosso Blog.
Matéria de Éder Tenório.