Ciro Gomes fez ato político em Caruaru.

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, fez campanha na tarde desta quinta-feira (06), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Durante sua passagem pela capital do agreste ele ao lado do ex-prefeito José Queiroz, do deputado federal Wolney Queiroz, o candidato ao governo do estado pelo PROS, Maurício Rands, o candidato a deputado federal Túlio Gadelha, entre outros políticos locais e regionais. Da feira Ciro seguiu para o Teatro João Lyra Filho onde participou de ato político onde falou aos presentes da satisfação de estar ali naquele momento, aproveitou para saudar algumas personalidades que foram importantes durante sua trajetória política e pessoal. Fez menção honrosa aos presentes, Zé e Wolney Queiroz, não esqueceu do amigo o ex-deputado federal e ex-ministro da justiça, Fernando Lyra (falecido em 2013). Ciro também lamentável o episódio do PT com a vereadora do Recife, Marília Arraes. Se disse solidário com a mesma e disse que ela pagou pelo que não merecia. Ele também concedeu entrevista coletiva aos membros da imprensa presente no Teatro João Lyra Filho. A visita a Caruaru fez parte de sua agenda de campanha no Nordeste (ele teria ainda agenda em Natal-RN e São Luiz-MA, mas foi cancelada por solidariedade ao fato ocorrido com o também presidenciável, o deputado federal Jair Bolsonaro).
Ele aproveitou para dizer aos presentes que a chapa encabeçada por Mauricio Rands e Isabela de Roudão são com a saída de Marília Arraes da disputa, a saída para que o estado possa rumar para os interesses da população. Ainda em seu discurso, Ciro falou que o país precisa mudar e o povo tem que acreditar. Mesmo com o descrédito da população para com a classe política, se omitir não resolverá os problemas do país. Mostrou números do desemprego, a violência, principalmente contra as mulheres, da falta de oportunidade aos jovens. "Eu quero unir o Brasil", disse Ciro.
"Meu desafio é mostrar que deve haver sintonia entre as classes sociais. Não há essa de que empregado é inimigo de patrão. É mentira, um dependente do outro, por isso é preciso que haja sintonia entre eles. Devemos mudar essa triste realidade", disse Gomes.
Falou que a verdadeira disputa não é a de nomes, mas a da política que possa atender as demandas e os anseios da população. Falou também que a população deve entender que não se deve brigar um com o outro, por conta de 'A' ou 'B', mas pelos seus direitos.
Tanto na coletiva de imprensa como no seu discurso, Ciro adotou a ideia de que a conciliação pode pacificar o País. “Essa luta caudilhista está arruinando o Brasil. O que está acontecendo com o Brasil exige muita serenidade, muito equilíbrio. Nós precisamos tirar essa cultura do ódio e agressividade que está dividindo famílias e fazendo amigos brigarem na internet. Podemos virar esse jogo se conseguirmos unir a nação. E pra isso será preciso a participação de todos”, disse Ciro Gomes.
Quando perguntado sobre o desafio de trazer de volta a credibilidade do povo para a política. Ele respondeu que isso se dará com muito trabalho, mas que com a verdade o povo entenderá o recado e não se furtará, como nunca furtou, de ir as ruas e as urnas e mudar essa triste realidade. Ele também fez menção ao ex-presidente Lula, citou até algumas conquistas que ambos tiveram juntos (ele como ministro de Lula), mas disse ser injusta a forma de como o PT vem conduzindo a campanha, tentando manter o nome do ex-presidente a todo custo, apelando até para outras esferas. E deixou a entender que Lula já deu a sua contribuição ao país como presidente e que agora é hora de seguir em frente construindo uma nova história. Após o ato os presentes entoaram gritos de exaltação ao nome do presidenciável, como: "Brasil pra frente, com Ciro Presidente!", "Ciro guerreiro do Povo Brasileiro!"; Entre outros.
Por Wendell Galdino