Chamas destroem galpão de reciclagem em Toritama.

Uma galpão foi consumido pelas chamas, no centro de Toritama, no agreste do Estado. O incêndio teve início em um galpão de reciclagem e se espalhou chegando a atingir outras áreas, fazendo com que os moradores das residências vizinhas retirassem móveis e utensílios, pois o calor e as chamas se espalhavam rapidamente e atingiam as casas que ficam ao lado do galpão. O imóvel é um depósito de papelão, plástico e agarras (resto de tecidos oriundos das fábricas de confecções). O fogo foi registrado nesta terça-feira (12/06) e mobilizou moradores não só da localidade, mas de outras partes da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas devido as distâncias entre as bases que ficam em outros municípios, a população e até proprietários de veículos caminhões tanques (Carro Pipa) tanto particulares, como de empresas foram solidários com a comunidade e tentaram por conta própria conter as chamas até a chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar também esteve no local e agiu no socorro dos moradores e na orientação para que ninguém viesse a se ferir na ação de contimento das chamas.
As chamas começaram por volta das 20:00 h e logo se espalhou. O maior temor da população era que as chamas se alastrasse e não só atingisse o local, as residências, casas comerciais dentre outros, mas que não chegasse a subestação da CELPE que fica por trás do galpão. Por não ter no município uma base do Corpo de Bombeiros, esperou-se cerca
de uma hora, até começar a chegar às viaturas (caminhões tanques) do CB. Se não fosse a participação da população, os estragos seriam bem maiores.
Fica aqui mais uma vez o alerta aos nossos representantes em todos os níveis, municipal, estadual e até federal, que se cumpra a tão esperada promessa de construção de uma base do Corpo de Bombeiros em Toritama. Pois não é a primeira vez que acontece algo dessa magnitude em nosso município.
As imagens com informações do incidente foram enviadas para boa parte das autoridades competentes e agora a população de Toritama, cidade industrial responsável pela produção de 17% do jeans do país, espera uma atenção especial e o melhor o cumprimento da promessa de termos a nossa base do CB.
Ainda de acordo com as informações, as chamas por pouco não atingiram um veículo que estava no local. Algumas casas, que fica ao lado do galpão, precisaram de uma vistoria pois também foram de certa atingidas, seja pelas chamas ou pela quentura oriunda do próprio fogo.
Em algumas casas móveis foram retirados a tempo. As guarnições do Corpo de Bombeiros, trabalharam no combate ao fogo. Foram gastos muita água nessa ação. Vale salientar que ninguém se feriu.
Só após o levantamento do local feito pelo Corpo de Bombeiros é que se terá a informação oficial do que teria ocasionado o incidente.
Por Wendell Galdino.