Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na casa legislativa João Manoel da Silva.

Nesta quinta-feira aconteceu mais uma reunião ordinária na Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Toritama, acompanhe agora as falas dos vereadores na tribuna da câmara:
Vereador Ferreirinha: Falou da sua felicidade em poder ser atendido em seus pedidos junto ao governo municipal. E citou a colocação do aterro nas ruas que compõem a nossa feira de confecções. Agradeceu ao secretário de obras por ter lhe atendido em alguns pedidos.
Disse que se sente triste quando houve pessoas dizerem que por conta da crise terão que deixar Toritama e tentar recomeçar a vida em outra cidade.
E responsabilizou os governos anteriores, tanto municipais que não cuidaram bem do nosso comércio. Mas também responsabilizou os governos estaduais e federais que jogaram o nosso estado e o país nesse mar de corrupção.
Disse que acredita que o país irá vencer essa crise e voltará a crescer novamente.
Vereador Doutor do São João: Agradeceu ao prefeito e o secretário de saúde pela aquisição de equipamentos para a UBS do Sítio São João.
Falou da sua felicidade em ver a sua localidade (Sítio São João) um verdadeiro canteiro de obras. E lembrou que as conquistas são pedidos seus.
Falou de seu requerimento para a construção de uma creche no bairro Deus é Fiel, mas que a prefeitura possa construir mais creches em outras áreas da cidade.
Falou do seu projeto (com base na cidade de Maricá) que é a construção de um posto de combustível de propriedade do próprio município. E falou que buscou informações e é legal e rentável para o município. Além do posto, uma oficina totalmente equipada para o conserto e manutenção dos veículos da prefeitura. Disse que tal obra gerará renda e emprego para o próprio governo municipal.
E pediu que o governo municipal analise esse projeto com carinho e atenção. Pois será de grande importância para o município.
Disse que sabe dos desafios que há no município, mas que acredita no governo municipal.
Vereador Birino: Falou da sua preocupação com a economia e consequentemente o comércio de Toritama. E indagou sobre a saída do secretário de desenvolvimento econômico sem nenhuma explicação clara. Falou da falta de uma mídia mais forte na divulgação do comércio de Toritama, citantando o Festival do Jeans.
Reclamou que o governo municipal se contradiz quando falava em campanha que era contrário a terceirização das festas locais e citava o festival do jeans. E desde o ano passado que as festas do município tem sempre sido feita em parceria com empresas privadas, contrariando o que falava em campanha.
Reclamou mais uma vez a falta de valorização do funcionalismo público e citou a guarda municipal e a seletiva da educação.
Depois o Vereador Birino (Líder da Oposição): Repudiou as ações do Detran em Toritama. E disse que as ações do Detran no município teve total apoio do governo municipal. E que o prefeito tem ciência que a guarda municipal participou da ação e nada fez para coibir.
Falou que nenhum veículo de Toritama era por envolvimento com crimes, clonados ou roubados, mas sim por atraso no pagamento do IPVA.
Pediu explicação sobre os valores arrecadados com os ipvas, quanto entrou e pra onde foram investidos.
Falou que as obras nos bueiros começaram de certa forma tardia.
Falou das demissões de funcionários públicos filhos de Toritama sem explicação.
Reclamou de falhas na educação, citando falta de planejamento. E falhas nas seletivas para contratar profissionais da educação.
Falou que os aliados do governo faltam com a verdade que a saúde seja a melhor de todos os tempos. E citou nomes de pessoas que necessitam de atendimento específico e não tem sido atendido.
E citou que há falta de professores na rede municipal de ensino e não é explicado ao povo e os alunos sendo prejudicados sem as aulas.
Vereador Derivaldo: Falou da sua participação na audiência pública sobre a saúde e da felicidade em ver as coisas acontecerem e a população ganhando em obras, serviços e ações. Falou da economia que vem sendo feito pelo governo municipal. E citou a aquisição das ambulâncias e equipamentos para a área da saúde. E falou dos números de atendimentos realizados no hospital municipal.
Falou que em breve a cidade ganhará o tão esperado bloco cirúrgico em nosso hospital municipal. Falou de sua alegria em poder participar de um governo tão compromissado com o povo. E por fim falou das melhorias na casa de apoio na capital pernambucana.
Vereador Edijan: Iniciou parabenizando o prefeito Edilson Tavares pelas ações que vem realizando em nosso município. E falou do início das obras nos bueiros da cidade. Disse que hoje a cidade tem um prefeito preocupado com o povo. Falou que o prefeito está no caminho certo e nada lha fará parar. Falou do trabalho realizado pela secretaria de obras, principalmente no que se refere aos esgotos e saneamento básico.
Falou de sua participação na audiência pública, onde o prefeito mostrou em números as conquistas do seu governo, principalmente na saúde.
Depois o Vereador Edijan (Líder do Governo): Falou da sua satisfação em ver que o governo municipal vem obtendo diversas conquistas. E citou a economia feita na saúde pública do município. E se disse feliz em saber que tal economia trará benefícios para o povo. E citou a promessa do prefeito em uma reforma no prédio do hospital municipal. E disse que isso é compromisso com o povo. E falou das obras que estão sendo realizadas no município e citou o anúncio das obras no Bairro de Antão. E disse que diferente dos governantes anteriores, o atual prefeito vai em loco ver os problemas da cidade. E citou que o prefeito tem ouvido o povo e os vereadores e que as respostas são dadas, porque o prefeito tem compromisso com o povo.
Falou de sua ação junto ao Detran afim de coibir tais ações, mas percebeu que foge de sua atribuição. Falou que votou a favor da municipalização do trânsito, e que votaria quantas vezes for necessário. E disse que a municipalização do trânsito trará mais segurança para o nosso povo. E disse que as leis devem ser cumpridas. E disse que os filhos de Toritama respeitam as leis em outros municípios, mas em nosso município não querem cumprir.
Falou da visita do ex-prefeito de Petrolina, o Sr. Júlio Lóssio (pré-candidato pela REDE) e da visita do mesmo as escolas públicas construídas na atual gestão. E que foram só elogios ao governo municipal.
Vereador Mava: Disse que o vice-prefeito o chamou em seu gabinete para buscar uma solução para não haver mais blitz em nossa cidade.
Desabafou que algumas pessoas, principalmente de vereadores que ao invez de ajudar ,só o prejudica, mas que seu trabalho seguirá sendo feito e quem fala ou faz algo contra ele,só vai afundar e pediu respeito.
Vereador Arimatéia: Iniciou sua fala se dizendo solidário com as pessoas que tiveram suas motocicletas apreendidas pelo Detran esta semana em nossa cidade.
Falou de sua ida ao Detran para tentar liberar sua motocicleta de um amigo. E se disse triste com tanta burocracia para se liberar as motos dos filhos de Toritama.
Se disse triste com a perseguição que a nossa cidade vem sofrendo com essas ações do Detran em nosso município. Desafio que nenhuma das motos levadas não tinham restrições de roubo ou algo do tipo. Mas sim por atraso no pagamento de impostos por não puder pagar por conta da crise econômica que passamos no momento.
Relatou alguns exemplos de pessoas daqui que ali estavam tentando ter de volta seu veículo.
Fez um voto de repúdio a tal ação. E lamentou que a guarda municipal tenha dado apoio ao Detran em nosso município. E pediu providências ao prefeito para que isso não volte acontecer mais. Pois prejudica o nosso povo.
Pediu a união da casa para buscar saídas e soluções para que algo seja feito para intervir junto aos órgãos competentes para que possamos trazer tranquilidade para o nosso povo.
E pediu para que o gestor possa intervir em prol da nossa cidade, para que ações como essa não voltem acontecer em nosso município. E mais que algo seja feito para reaver os veículos apreendidos.
Incinuou que essa ação só aconteceu por conta do pedido do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe tenha pedido para que o Detran realizasse ações dentro do município e isso foi estendido para o município de Toritama.
E repudiou a participação da guarda municipal apoiando o Detran nas blitz dentro do município.
Repudiou as formas burocráticas que o Detran trata as pessoas que tiveram seus veículos detidos.
Matéria produzida pelo repórter Wendell Galdino da Rádio Líder FM.