Veja o que aconteceu em mais uma reunião ordinária da Casa Legislativa João Manoel da Silva.

Vereador Derivaldo: Parabenizou o trabalho e as ações da Secretaria de Ação Social no município. Destacando a emissão de documentos, distribuição de leite e cestas básicas, dentre outras. Isso é compromisso com o nosso povo.
Vereador Edijan: Falou da iluminação pública toda renovada. Falou da aquisição de uma bomba para o combate as muriçocas em nosso município. Disse que a meta é adquirir o máximo de móveis e imóveis e deixar de locar esses itens. Parabenizou o prefeito por ter ido buscar mais segurança para o nosso município, em especial as nossas feiras de confecções. Parabenizou a secretaria de obras pela coleta de lixo da nossa cidade. Pediu a colaboração da população no que se refere ao lixo em nosso município. Pediu para respeitar o dia e horário das coletas.
Vereador Loló: Falou de sua satisfação em poder trabalhar para o povo. Ele falou de suas vidas aos hospitais da região e até de outros estados. E das cobranças da população em relação ao hospital municipal não ter condições de realizar cirurgias em nossa cidade. E pediu que administração possa entregar essa conquista a nossa população. Pediu que a atual gestão dê uma atenção especial a nossa saúde, em especial ao nosso hospital.
Vereador Eduardo da Saúde: Falou de sua visita a feira de confecções e relatou alguns pontos vistos e abordados pelos feirantes. E relatou seu apoio aos mesmos. E a sua participação no encontro dos feirantes com o promotor de justiça.
Falou da sua participação num evento realizado na câmara municipal, que era da pasta de educação do município. Disse que a direção da pasta não aceitam o resultado baixo da educação no ano letivo. Voltou a informar que não foram investidos na educação o número de verbas determinadas em lei. Reclamou que a atual gestão não estão dando o suporte necessário para poderem desenvolver bem o seu trabalho. Reconheceu o empenho dos professores e alunos, com o que lhes foram oferecidos pela gestão. Reclamou que a educação municipal não cumprem as leis, e não aceitam as falhas e pra se saírem, colocam a culpa nos professores. Chamou de inadmissível essa situação que é a pasta da educação. Reclamou da transição que foi iniciada em outubro e surtiu efeito na administração. Pediu que educação não é só construção e reformas de prédios, mas também investir no material humano e didático. E pediu explicação do porquê não foram investidos até o momento? Disse que a lei determina o cumprimento das suas regras e que até agora a secretaria de educação não cumprem suas regras. E por fim falou de um comentário que foi dito a alguns desportistas que tiveram o ônibus negado por conta dos vereadores de oposição. E repudiou tais informações. E quanto ao comentário do Secretário de Cultura, quando foi dito que o vereador teria ido à justiça contra a prefeitura por conta da iluminação natalina. Chamou de mentira tais acusações.
Vereador Arimatéia: Falou de suas ações na saúde pública. Disse que é muito importante para a cidade um bloco cirúrgico para o nosso hospital. Mas que haja todo o aparato tanto tanto em equipamento, como de pessoal. Enalteceu o trabalho realizado por Dr. Valdi Sales na área da saúde, com cirurgias principalmente que se refere as mulheres, principalmente as mais carentes. Quanto as acusações das negativas dos ônibus para os times de futebol, relatou que haja clareza nas informações e desculpas. Que haja verdade nas informações e que não coloquem uns contra os outros. Pois não é assim que se faz política. Pediu unidade na casa e clareza nas informações, principalmente que se refere a administração pública.
Vereador Morica: Enalteceu o trabalho do Senador Humberto Costa no senado federal. E falou da importância da visita do Senador Humberto em nosso município na última sexta-feira. Falou satisfação de ter em Humberto Costa um parceiro para o município. Falou da luta do Conselho Tutelar em ter o seu Kit o mais breve possível. Falou do comprometimento do senador para com o município, em liberação de verbas para obras em nosso município. E citou como exemplo a solicitação de uma verba para a construção do teatro municipal.
Disse que irá buscar junto aos seus representantes a nível de estado, recursos para outras obras e ações, e citou um projeto de pavimentação da avenida principal.
Disse que todos são sabedores das dificuldades para se administrar uma cidade. E voltou a defender a atual Secretaria de Educação, comparando-a as administrações passadas. E disse que a partir do ano que vem, a nossa educação dará uma guinada e alcançarão todas as metas, e voltou a citar as reformas e construções de novas escolas.
Reconheceu as falhas atuais, mas disse que no ano que vem, serão muitas conquistas.
Vereador Ferreirinha: Reclamou do excesso de buracos em diversas áreas e vias de nossa cidade. E citou alguns pontos que estão intransitável. E pediu encarecidamente que a secretaria de obras que seja retomada a operação tapa - buracos.
Falou da satisfação de ter sido convidado para a cerimônia de formatura dos novos bombeiros civis e parabenizou a todos os formandos. Falou da realização da festa natalina em seu bairro.
Vereadora Rossana: Falou dos desafios do dia a dia de todos, principalmente na administração pública. Falou da conquista pela APAE em nosso município e sua importância para a nossa cidade.
Agradeceu ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães pelo voto aplauso a nossa cidade de Toritama. Voltou a informar que irá ter um contato com o deputado federal André de Paula, para que designe verbas para o nosso município. Principalmente para a construção de uma praça pública.
Enalteceu a visita do Senador Humberto Costa a Toritama e suas conquistas, como o kit para o conselho tutelar de Toritama. E fez menção ao povo para analisar quem tem trabalhado pelo povo. E cobrou explicações de Bruno Araújo e Mendonça Filho.
Vereador Dió: Falou das ações do governo do estado para Toritama. Disse que é uma ação midiática e tardia.
Disse que o governo do estado, não perdoa o povo, é um exímio cobrador de impostos e em troca tem retribuído muito pouco. Cobrou mais polícias na cidade, cobrou a nomeação de um delegado fixo. Disse que as cobranças de IPVA's são as mais caras do país e as cobranças são subumanas.
Reclamou da ausência de políticos compromissados com o povo de Toritama. Falou que a vinda de Humberto Costa foi tardia e que em todo esse tempo como senador, nunca veio, nem designou e não fez nada por nossa terra. E pediu para que o povo saiba dar as respostas que os políticos merecem.
Vereador Birino: Parabenizou o trabalho do vereador Eduardo da Saúde nas fiscalizações. Reclamou o excesso de locações de imóveis, a lentidão nas reformas de prédios locados principalmente na educação. Falou do tempo de pagamento de aluguéis de imóveis que não estão sendo utilizados. Reclamou da retirada da Polícia Civil do centro para a periferia.
Voltou a criticar as ações de algumas repartições públicas, principalmente na educação que este ano ainda não cumpriu o que determina as leis.
Reclamou das falhas na coleta de lixo, na varrição das ruas e metralhas em diversas áreas da cidade.
Disse que querem cobrir as falhas da administração com uma pequena ação de iluminação natalina.
Cobrou ações referentes ao abatimento de animais que continua sendo descumpridas.
Quanto aos carros negados aos cidadãos, pediu que digam a verdade é não dizer que os vereadores vão prender os carros. E pediu para que a secretaria de transportes fiscalizem os veículos comuns que estão sendo usados nos finais de semana, fora de suas funções. Disse que se pegar esses veículos nos finais de semana fora das suas funções, irá denunciar as autoridades cabíveis.
Por Wendell Galdino.