Sesc Arcoverde apresenta o projeto Leituras Dramatizadas - Escolas em Cena.

O Sesc Arcoverde realiza nos dias 23 e 24 de maio o projeto “Literaturas Dramatizadas – Escolas em Cena”. O objetivo principal desta ação é o de estimular a prática de leituras de textos teatrais entre os alunos de escolas da cidade, visando oportunizar o ritual de ouvir e/ou ver leituras encenadas de textos inéditos e consagrados da dramaturgia nacional e internacional. Além disso, fazer com que estes textos tenham como protagonistas os próprios alunos.
Nesta edição, o projeto tem como foco o estudo do teatro para infância e juventude. Serão trabalhados textos de quatro autores: Ilo Krugli, Alexssandro Souto Maior, Adriana Falcão e Luís Felipe Botelho.O Leituras Dramatizadas – Escolas em Cena é desenvolvido em cinco escolas, além da Escola Sesc de Arte.
As atividades são realizadas em dois momentos, chamados de desdobramentos: no primeiro, as leituras serão apresentadas em circuito com apresentações na própria escola, nas outras escolas participantes,viabilizando um intercâmbio literário como resultado final do processo de leitura, culminando com uma apresentação pública, no mesmo formato do projeto Mostra Caixola de Teatro Infantil, realizado em outubro de 2016.
No segundo desdobramento, após essa vivência de conhecimento do texto proposto, as leituras são transformadas em montagens e apresentadas para o público geral,no Teatro Geraldo Barros. Essas apresentações serão terça (23/5) e quarta (24/05).
Na terça (23/05) tem “O Barquinho”, de Ilo Krugli, dirigido por Miro Carvalho e com a participação dos alunos da Escola Municipal Noé Nunes Ferraz. Em seguida, ganha o palco “Luzia no Caminho das Águas”, de Alexsandro Souto Maior. Participam o grupo da Escola Sesc de Teatro e da Escola Municipal Lion Antônio Moreno, com direção assinada por Ney Mendes e a preparação do elenco de Jéssica Mendes.
Já na quarta (24/5), a noite começa com “O Homem que só tinha Certeza”, de Adriana Falcão, com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Carlos Rios. A direção é de Carol Viana. O encerramento fica por conta de “Reis Andarilhos”, de Luís Felipe Botelho, com os estudantes da Escola Municipal Monsenhor José Kerhle. “O nosso intuito é fazer com que os estudantes possam vivenciar as leituras e apresentar os textos de acordo com o que aprenderam com os diretores sobre a arte de interpretar. Além disso, é uma forma de incentivar os jovens a buscar o aperfeiçoamento da interpretação nos cursos de teatro que o Sesc oferece”, afirma Pedro Gilberto, professor de artes do Sesc Arcoverde.
Serviço:
Projeto Dramaturgia Escolas em Cena do Sesc Arcoverde
Datas: 23 e 24 de maio de 2017
Local: Teatro Geraldo Barros do Sesc Arcoverde- Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 - Centro
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Informações: (87) 3821.0864
Programação
Dia 23/05: “O Barquinho”, de Ilo Krugli, com os alunos da Escola Municipal Noé Nunes Ferraz e direção de Miro Carvalho;
“Luzia no Caminho das Águas”, de Alexsandro Souto Maior, com o Grupo da Escola Sesc de Teatro e alunos da Escola Municipal Lion Antônio Moreno, sob a direção de Ney Mendes e preparação de elenco de Jéssica Mendes;
Dia 24/05: “O Homem que só tinha Certeza”, de Adriana Falcão, com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Carlos Rios, sob a direção de Carol Viana;
“Reis Andarilhos”, de Luís Felipe Botelho, com os alunos da Escola Municipal Monsenhor José Kerhle e direção de Alex Pessoa.
Por Claudio Rodrigues.