Movimento para perenização do rio Capibaribe tem primeiro ato na Barragem de Jucazinho.

O movimento para perenização do rio Capibaribe, teve seu primeiro ato na manhã do último sábado (29), nas imediações da barragem de Jucazinho na zona rural de Surubim, e teve a presença de várias autoridades da região, como prefeitos, vereadores, representantes de associações e vários populares. Quem tem encabeçado a iniciativa são, o vereador Morica da cidade de Toritama e Geo Caldas diretor da rádio Farol FM de Taquaritinga do Norte, ambos resolveram criar o movimento para influenciar as autoridades e o povo a cobrar do governo do estado as medidas de emergência para resolver o problema da falta de água na região agreste do estado.
- Entenda: O movimento de perenização do rio Capibaribe por meio da transposição do rio São Francisco, se dá a partir da ideia de que a água do eixo leste da transposição que passa pelo reservatório de Camalaú na Paraíba, pode ganhar um desvio por meio de canal, que transportaria a água de Camalaú até o Capibaribe, que assim como o rio Paraíba passaria a cursar perenizado levando a água até o reservatório de Jucazinho, que abastece a maioria das cidades do agreste. A distância entre o ponto onde a água se encontra em Camalaú até o ponto mais próximo do Capibaribe é de cerca de 25 a 30 Km (medida carece de estudos).
Diante a presença de várias autoridades no ato, cada qual pode se pronunciar e expor seu pensamento quanto a ideia de transferência da água do São Francisco via Capibaribe. O vereador Morica fez questão de influenciar os presentes em seguir lutando com este sonho e deixou claro que é necessário que todos abracem a causa para que ela ganhe força e siga para o governo do estado. Outro vereador que esteve participando e falou a nossa equipe, foi o parlamentar Cleiton Vieira da cidade de Vertentes, o qual colocou em suas palavras a importância do movimento e do comparecimento das autoridades presentes, disse também que em breve estará em Brasília e levará em meio as suas reivindicações este projeto, sem contar que fará questão de apresentar aos demais companheiros de legislatura na Câmara de Vertentes.
Entre outras autoridades estiveram presentes o Deputado Estadual Henrique Queiroz e o Presidente do Parque das Feiras Prudêncio Gomes, este último que tem acompanhado e dado forças aos movimentos sociais e que visam as melhorias para o Pólo das Confecções. Prudêncio fez uso da palavra e falou da grande importância de se ter atos como este para reivindicar os direitos do povo, e principalmente quando o assunto é água, que tem sido algo tão necessário por conta do colapso que a região vive. Disse também que tem uma grande preocupação com o assunto da perenização do Capibaribe, pois uma das prioridades é realizar limpezas no leito do rio para melhorar o curso da água e sua qualidade não ser tão afetada, e quanto a isso segundo ele a promessa é de que em breve medidas serão tomadas, já que o Governador Paulo Câmara assinou ordem de serviço para os cuidados com o meio ambiente na cidade de Toritama e consequentemente os cuidados com o próprio rio.
E finalizou suas palavras firmando o compromisso de estar abraçando a causa e que estará com os companheiros em busca de realizar o sonho do povo, que é ter água de volta nas torneiras.
O movimento que durou toda a manhã do sábado com vários discursos as margens da barragem, já tem seu segundo ato confirmado para o dia 27 do próximo mês, na cidade de Jataúba, e segundo os idealizadores a expectativa é que será ainda maior que o acontecido.
Matéria e Fotos: Jessé Aciole.