Com time desfigurado, Sport estreia no Brasileiro de olho na final do Nordestão.

O Campeonato Brasileiro é a principal competição do Sport na temporada. Porém, a maratona de jogos a que o clube vem se submetendo por conta da desorganização do calendário do futebol nacional irá gerar uma distorção para a estreia nesta Série A. Time que mais entrou em campo na temporada, com 32 partidas disputadas, e tendo a primeira final da Copa do Nordeste já na próxima quarta-feira, diante do Bahia, o Leão voltará a recorrer a uma escalação alternativa para a partida deste domingo, às 16h, contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Artifício que não vinha utilizando desde o hexagonal do Campeonato Pernambucano. Competição, ao contrário do Brasileiro, menosprezada pela diretoria rubro-negra.A última vez que o Sport entrou em campo com uma equipe mista foi no triunfo por 3 a 1 sobre o Central, no dia 9 de abril. Desde então, foram mais nove compromissos, por Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-Americana e o próprio Estadual. Todas com o técnico Ney Franco utilizando o que tinha de melhor à disposição. Maratona que começou a cobrar seu preço.
Ao todo, o treinador não poderá contar com oito jogadores para a largada do Brasileiro. O zagueiro Ronaldo Alves, o lateral-esquerdo Mena, o meia Diego Souza e os atacantes Leandro Pereira e Marquinhos, com problemas físicos, além do volante Rithely e os zagueiros Durval e Henriquez, poupados devido ao desgaste muscular. Todos permaneceram no Recife.
Para completar, Ney Franco teve apenas um dia de treinamento para juntar as peças que sobraram e montar um time que nunca jogou junto. Isso porque a sexta-feira foi dedicada apenas as viagens das delegações do Sport rumo à Campinas. No plural mesmo. Isso porque, além do grupo que voltou do Uruguai com a classificação suada à próxima fase da Sul-Americana, nos pênaltis, outros cinco jogadores, que ficaram no Recife, se juntaram ao grupo na noite de sexta-feira.
Entre eles, duas possíveis estreias. Caso do zagueiro Igor Ribeiro, ex-Anápolis-GO, que deve formar a dupla de zaga com o contestadíssimo Matheus Ferraz, e o atacante Osvaldo, que possivelmente formará o trio ofensivo ao lado de André e Rogério, já que o prata da casa Fábio, opção testada por Ney Franco contra o Danubio, não foi bem. Poupado diante dos uruguaios, o lateral direito Samuel Xavier também volta a ficar à disposição. Na lateral esquerda, chance para o prata da casa Evandro.
Outra novidade é o meio de campo, completamente reformulado, com Ney Franco abrindo mão dos três volantes. Assim, Neto Moura e Rodrigo ganham vez nas vagas dos poupados Fabrício e Ronaldo. Já Everton Felipe ganha novamente a missão de ser o homem criativo da equipe.
Ficha do jogo
Ponte Preta
Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Fernando Bob, Elton, Jádson e Ravanelli; Clayson e Lucca. Técnico: Gílson Kleina
Sport
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Igor Ribeiro e Evandro; Rodrigo, Neto Moura e Everton Felipe; Osvaldo, André e Rogério. Técnico: Ney Franco.
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Horário: 16h. Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS). Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo (ambos do MS).