PREFEITO DE TORITAMA ENTREGA PROJETO DE SANEAMENTO AO GOVERNO DO ESTADO.

Toritama é uma cidade com muitos problemas ambientais e possui sérios problemas com água poluída, visando mudar esta triste realidade, durante esta quarta-feira (22) no Recife, o Prefeito Edilson Tavares protocolou a entrega do Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário da Cidade de Toritama e da Vila Canaã ao Governo de Pernambuco. O projeto prevê o desenvolvimento de uma completa rede de saneamento contemplando toda a Capital do Jeans e também a construção de uma estação de tratamento de água, para tratar a água poluída do Rio Capibaribe. A obra será feita com recursos específicos para saneamento que são oferecidos pelo BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
O projeto apresenta convincentes justificativas sociais e econômicas através de dados que demonstram a carência de Toritama na área do saneamento e meio ambiente. O projeto seguiu para a banca de técnicos da Compesa, pois já conta com as licenças necessárias, vários estudos, inclusive mapas detalhados demonstrando as divisões do município em bacias sanitárias, passagens de tubulações, plantas de estações elevatórias de esgotamento e de uma estação de tratamento de água que deve ter um hectare de extensão as margens do Rio Capibaribe. O valor da obra foi inicialmente orçado em aproximadamente de 30 milhões de reais.
O Prefeito Edilson Tavares junto do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Hélio Lima apresentaram o projeto ao vice-governador Raul Henry, o qual solicitou informações aos representantes do BIRD e da Compesa para o início do processo de licitação da obra. O vice-governador afirmou que o BIRD quer atender Toritama com prioridade, pois já reconhece as dificuldades do município, que inclusive foi recentemente alvo de reportagens veiculadas no Jornal Nacional da Rede Globo, a qual demonstrou um severa poluição no rio que corta o município.
Edilson também foi ao Palácio do Campo das Princesas e diante do governador, Paulo Câmara apresentou a importância desse projeto para a capital do jeans.
Ascom Prefeitura de Toritama