Repercussão negativa da poluição do Rio Capibaribe movimenta sessão na Câmara de Toritama.

Na noite desta quinta-feira (26) aconteceu mais uma reunião ordinária da câmara municipal de Vereadores de Toritama. A repercussão negativa da contaminação do Rio Capibaribe, na reportagem veiculada ao Jornal Nacional (da TV Globo) foi a pauta abordada pela maioria dos parlamentares que utilizaram a tribuna.
A matéria que foi ao ar na última quarta-feira (25) retratou a poluição do rio com a reação química dos produtos utilizados pelas lavanderias que não possuem o tratamento adequado.
Das 13 cadeiras existentes, apenas uma representa a oposição e o vereador Birino do São João (PSDB) usou seu tempo de discurso para ratificar sua posição contraria ao novo governo e iniciou as primeiras críticas e denúncias.
Por outro lado, os governistas destacaram as dificuldades herdadas da antiga gestão pelo prefeito atual e citaram as primeiras mudanças no município após 26 dias do governo peemedebista.
Apenas oito parlamentares se inscreveram para oratória na tribuna. O presidente da casa, Arimateia de Carvalho (PSD) e os vereadores, Doutor do São João (PMDB), Fofão (PMDB), Eduardo da Saúde (PSD) e Loló (PSB) não fizeram uso da palavra.
Confira o que disse cada um deles:
Birino culpa secretário de Meio Ambiente por reportagem negativa
Birino do São João (PSB) criticou a postura do secretário de Meio Ambiente que, segundo ele, teria se recusado a dar entrevista a equipe da TV Asa Branca, responsável pela produção da reportagem do Rio Capibaribe, que foi ao ar no Jornal Nacional.
Para o parlamentar, a secretaria deveria ter convencido a equipe de TV a não realizar a reportagem naquela ocasião e pedido um tempo para se adequar, evitando a repercussão negativa do município, responsável por boa parte do Jeans produzido no país.
“Mais uma vez, matéria negativa para o nosso município, veiculada na rede de televisão poderosa no mundo todo, e no Brasil não é diferente. Poderia ser evitada e hoje temos três empresas (lavanderias) fechadas. A imprensa esteve na secretaria de Meio Ambiente do município e o secretário em um ato covarde, se evadiu para não dar entrevista, onde ele poderia ter sentado e conversado com o repórter e pedido um prazo para que as empresas fossem aos químicos em busca de soluções. Quem perde é o município, com uma reportagem negativa dessas e não houve sequer a intenção de ser impedida. O secretario devia ter pedido um prazo” – disse.
O vereador ainda criticou a realização de concursos públicos que deverão ser realizados pela gestão. Segundo ele, a prefeitura deveria contratar os profissionais do próprio município, ao invés de abrir concurso onde pessoas de outras cidades podem concorrer e assumir os cargos.
Derivaldo destaca apoio da prefeitura à paratleta e pedido de equipamentos para a sede do BEPI
Um dos novatos no poder legislativo, o primeiro secretário da mesa, Derivaldo (PR), foi à tribuna para destacar o apoio da prefeitura municipal à paratleta toritamense, Maria Eduarda, vice-campeã de Bocha, nos jogos paraolímpicos escolares em 2013.
A paratleta, vem representando o município em diversas competições por todo país desde 2012. No entanto, só agora recebeu um apoio público para auxilia-la nos treinamentos. De acordo com o Vereador, Maria Eduarda terá um transporte para executar os treinos na capital pernambucana.
“É uma atleta da terra que está sendo reconhecida e terá o apoio da prefeitura para seus treinamentos. A prefeitura irá disponibilizar o veículo para que ela possa ir até Recife”. – disse.
Derivaldo destacou ainda, uma visita ao Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) onde teria identificado algumas necessidades.
Segundo ele, o mesmo enviou a prefeitura, o pedido de compra de equipamentos para o prédio. A lista inclui, bebedouros, camas e colchões.
Ferreirinha cita momento difícil do município e pede união para superar a crise
O vereador Ferreirinha (PMDB), também novato no poder legislativo, usou a tribuna para citar o momento de dificuldades por qual passa o município. O parlamentar disse que é preciso a união entre os vereadores, população e prefeitura para atravessar o cenário de crise.
“Nossa cidade precisa de uma atenção muito grande para sair desse estágio em que ela está. Toritama está vivendo um momento muito difícil, estamos atravessando uma crise muito grande. As pessoas que vieram para cá, em busca de trabalho, estão voltando para suas cidades. Vamos unir forças para que nosso prefeito possa trabalhar”. – Destacou
Ferreirinha pediu ainda, paciência com a nova gestão, que segundo ele não pode ser criticada por 20 dias de governo.
Morica rebate discurso de Birino e diz que problema do rio não pode ser ignorado
Recém chagado a situação, Edimilson Morica (PSL) rebateu a fala do Vereador Birino, argumentando que a poluição do Rio Capibaribe é uma realidade que não pode ser ignorada. Segundo ele, a imprensa tem o dever de repercutir o problema e também pediu seriedade ao modo de fazer oposição apresentado por Birino.
“Nós temos que assumir as coisas, os problemas estão aí. Ninguém aqui concorda que o rio esteja poluído, mas não tem como esconder nem ignorar isso. Quantas e quantas vezes o CPRH esteve aqui alertando para que fizessem as adequações? Mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. A imprensa está aí para fazer o papel dela. Não podemos concordar com isso. Secretário fez bem em não dar entrevista, porque não há o que argumentar, é trabalhar para se adaptar as leis ambientais, não é justo que o rio esteja daquele jeito”. – frisou.
Morica disse ainda que os proprietários que tiveram suas lavanderias fechadas pelo CPRH, reconheceram o erro e irão investir no tratamento da água para voltar a funcionar.
Rossana Ferreira pede fiscalização a água vendida por caminhões pipa no município
Segunda secretaria da mesa diretora, a vereadora Rossana Ferreira (PSD) pediu uma intensificação aos órgãos de vigilância sanitária, para fiscalizar a água que é vendida por caminhões pipa no município.
De acordo com ela, alguns papeiros estariam vendendo água de procedência duvidosa. Rossana afirmou, que tem recebido denúncias de que os pipeiros estariam retirando água do rio Capibaribe e colocando produtos químicos usados em piscinas para melhorar a aparência de água.
“Algumas pessoas de minha confiança de me contaram e presenciaram, carros pipa retirando água do rio (Capibaribe), eles colocam produtos utilizados em piscina para deixar a água com uma melhor aparência para vender a população. Isso não pode acontecer, eu peço aos órgãos de fiscalização, vigilância sanitária, que observe e fiscalize esses caminhões pipa”. – frisou.
A vereadora pediu ainda que a população observe as atitudes dos parlamentares no município, em uma espécie de indireta para um membro da casa.
Deoclecio qualifica discurso de Birino como ‘Insanidade Mental’ e anuncia obras em estradas da zona rural
O Vereador, Deoclecio Raimundo (PTC) usou a tribuna para comentar a pauta do dia, argumentando que a gestão atual não é responsável pelo estado crítico do Rio Capibaribe. Para o governista, o vereador Birino quis jogar a responsabilidade para o governo do peemedebista, Edilson Tavares.
“Realmente não é nada bom para nossa cidade, essas reportagens negativas, mas é uma insanidade mental, querer culpar a gestão por isso. Não é possível culpar uma gestão de 20 dias por todos os problemas desse município. Nós sabemos que o problema não foi dele (Edilson). Vamos dar tempo ao tempo, se daqui a seis meses, um ano, não fizer aí sim, vamos cobrar com veemência”. – Disse
Deoclecio também afirmou que a prefeitura irá iniciar nesta sexta-feira (27), as obras de requalificação e terraplanagem das estradas da zona rural. De acordo com ele, as estradas dos sítios, Oncinha, São João, São Benedito, Santa Maria e região, serão alvos da operação de requalificação.
Maviael Xavier cobra retomada de projeto ‘Dia do Lazer’ e destaca gestão do presidente da Câmara
O Vereador Maviael Xavier (PROS) foi à tribuna do plenário para cobrar do governo municipal a retomada do projeto Dia do Lazer. A iniciativa, realizada pela antiga gestão aos domingos, compete na interdição de algumas ruas no centro da cidade destinada a atender a pratica de esportes urbanos. O espaço sedia a pratica de Skates, Ciclismo, Patins, Caminhadas e modalidades semelhantes.
“Eu fiz o pedido ao prefeito, para que fosse retomado o dia do lazer aqui para a população, estou aguardando que seja atendido”. – frisou.
Maviael destacou ainda, a posição do novo presidente da casa legislativa, Arimateia de Carvalho (PSD), que segundo ele está tendo um bom desempenho no comando da Câmara.
Edijan lamenta situação do Rio Capibaribe e reforça pedido por fiscalização a caminhões pipa
Líder do governo na Câmara, Edijan Enildo (PMDB) lamentou a situação atual do Rio Capibaribe. O parlamentar lembrou que o local já foi utilizado por ele quando criança, para tomar banho e até ingerir o líquido.
Edijan também afirmou que apesar da repercussão negativa com a reportagem, a imprensa não tem culpa, porque segundo ele, a responsabilidade de cuidar do rio é de todos.
“Eu fiquei triste demais com essa situação, um lugar onde tomávamos banho, brincávamos e até tomávamos a água porque não tinha mineral em casa. É triste ver que hoje o rio está morto”. – Lamentou.
O vereador também reforçou o pedido de Rossana Ferreira, para que a vigilância sanitária intensifique a fiscalização dos caminhões pipa que abastecem o município de Toritama.
“Irei levar ao conhecimento do governo e devemos cadastrar todos os caminhões. É preciso que essa água seja de boa qualidade, porque não adianta comprar uma água tão cara como está, e ainda sê de má qualidade, podendo causar doenças para a comunidade”. – disse.
A próxima reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Toritama será antecipada para quarta-feira (1), considerando que na quinta-feira (2) é feriado municipal na Capital do Jeans, onde se comemora a Tradicional Festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.
Esta matéria é de total responsabilidade do Blog do Ney Lima.