Reitor visita prefeito de Toritama a fim de viabilizar parcerias

Como desdobramento de um primeiro encontro entre representantes da UFPE e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco, ocorrido na semana passada, o reitor Anísio Brasileiro, os professores Petrus Santa Cruz e Maurício Assuero (Fade), pela Universidade, e Fredi Maia, pelo núcleo, estiveram ontem (12) em Toritama, um dos municípios no Agreste pernambucano que integram o polo de confecções do Estado. O grupo visitou o prefeito Edilson Tavares que foi convidado para firmar um termo de cooperação a fim de viabilizar a implantação de projetos da Universidade naquele município.
Para reunião com o prefeito, que ocorrerá na próxima quinta-feira (19), estão previstas as presenças da diretora da Positiva, Solange Coutinho, e dos diretores do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Manoel Guedes, e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Jeronymo Libonati, além dos demais membros da comitiva que esteve em Toritama. "Temos na UFPE um enorme potencial interdisciplinar para atender às necessidades do Polo do Agreste, como os conhecimentos das áreas da Química, Design, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Tecnologia da Informação", afirmou o reitor.
A ideia de estreitar as relações entre a UFPE e o polo de confecções tem como ponto de partida o projeto que o professor Petrus Santa Cruz, do Departamento de Química Fundamental, aprovou junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A pesquisa “Nanodispositivos Moleculares Embarcados por Impressão DoD em Peças-Piloto Têxteis para P+L”, coordenada por ele e realizada no âmbito da Rede Sibratec Nano, propõe o uso de um dispositivo nanotecnológico para detectar o excesso de corante utilizado durante o tingimento de peças têxteis.
Segundo o reitor Anísio Brasileiro, "neste momento a UFPE visa consolidar sua aproximação com a sociedade, e essa cooperação com o polo de confecções atende a esta expectativa". A estratégia, inclusive, figura no portfólio em que a diretoria de inovação da UFPE, a Positiva, aponta as áreas de excelência da Universidade.
da UFPE.