Jovem de família Toritamense é medalha de Ouro na OBMEP.

O jovem Tiago de apenas 13 anos, já foi medalhista de bronze nas Olimpíadas de 2014, e chega a conquista inédita na região com o primeiro ouro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Na sua 11ª edição realizada em 2015 a OBMEP premiou o jovem Tiago Ascendino de Souza de apenas 13 anos com a medalha de ouro, inédita na região e que orgulha não só sua família como toda uma região, que entre os mais de 18 milhões de alunos em todo Brasil, ele ficou entre os quinhentos que conquistaram o ouro, anteriormente na 10ª edição em 2014 ele conquistou o bronze quando ainda tinha 12 anos de idade. Sua trajetória no mundo dos cálculos se iniciou cedo e ainda com a pouca idade que tem e cursando a 8ª série do ensino fundamental, já acumula duas medalhas, sendo a última de ouro, a qual acaba de receber em cerimônia de premiação realizada no Rio de Janeiro.
O jovem tem raízes na Capital do Jeans, neto do ex vereador Romeu Simplício (in memória) e dona Vanja, e também de seu Ivanildo fotógrafo, filho do casal Indalécio Ascendino e Gerlane Evangelina, tem sua vida toda ligada à Caruaru, onde estuda na Escola Estadual Antônia Cavalcante, no bairro São Francisco. Detalhe que ele sempre foi de escola pública, deixando claro seu alto nível de inteligencia e determinação, e engrandecendo ainda mais sua coquista.
As conquistas do garoto não param por aí, como sendo um Expert nos cálculos ele foi convidado a ministrar uma aula na UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, um grande orgulho para os familiares com apenas 13 anos, como brinca sua tia Gerluce ao elogia-lo - ''o menino é matemática pura''.
A Olimpíada Brasileira de Matemática, tem como regulamento realizar seus testes em um ano e a premiação se dá no ano subsequente do de realização, portanto assim feita a entrega das medalhas, a organização já prepara a divulgação do resultado deste ano, o qual já foram realizados testes e o resultado sairá ainda este mês de Novembro, o qual o jovem Tiago aguarda para saber se será mais uma vez medalhista e consequentemente renovar a bolsa que é dedicada aos ganhadores.
As vitórias não apenas garantem o reconhecimento e as medalhas, mais disponibilizam bolsas anuais financeiras, como também os ganhadores são integrados em projetos de estudos como meios preparatórios.
Por Jessé Aciole. Imagens: Arquivos da família.