Duplicação da BR-104 passará por fora de Toritama.

Com o objetivo principal de planejar o futuro da Feira do Jeans, pensando na infraestrutura viária de Toritama, o prefeito eleito de Toritama, Edilson Tavares constatou, na superintendência DNIT no Recife, que o trecho remanescente da obra de duplicação da BR-104 vai, definitivamente, passar por fora da zona urbana de Toritama.
Numa demonstração detalhada dos projetos para Edilson e assessores, o Superintendente do DNIT, Cacildo Cavalcante explicou que o projeto da obra, prevê somente a construção do trecho remanescente da rodovia, e que a variante de Toritama será motivo de um novo projeto sem prazo para execução.
Esta prevista a restauração do trecho urbano da rodovia em Toritama, da ponte do Rio Capibaribe até as proximidades do lixão será mantido o tráfego de veículos nos dois sentidos da via, sem duplicação.
Os projetos, entretanto, ainda não estão completos. Segundo o superintendente serão feitas ainda algumas correções relacionadas a terraplanagem e a pavimentação do trecho.
O projeto que foi feito pelo Governo do Estado foi cedido ao Governo Federal, a obra será um convênio entre o governo federal e estadual.
A duplicação do referido trecho da BR-104 está em estudo há anos, e peleja por uma conclusão após vários empecilhos, entre eles, o suposto achado de vestígios pré-históricos pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, o qual embargou a construção de um túnel, sob o mesmo serrote da Pedra da Torre e também devido a rescisão de contratos pelas empreiteiras, que construíram a primeira etapa da obra, mas foram envolvidas em irregularidades perante a Justiça Federal.
Após a reunião com o Superintendente do DNIT, Edilson Tavares seguiu para o DER e para a Secretaria de Transportes do Estado, a fim de adquirir mais informações a respeito da retomada da obra para assim definir um planejamento de reestruturação da Feira do Jeans.
Da Assessoria de Edilson Tavares – Por Éder Mateus