Raquel Lyra e Tony Gel disputam 2º turno em Caruaru; Lessa fica em 3º.

A eleição para prefeito de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será decidida no segundo turno entre Raquel Lyra (PSDB) e Tony Gel (PMDB). Segundo a Justiça Eleitoral, Raquel recebeu 44.776 votos, o que corresponde a 26,08% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony teve 63.697 votos, o que equivale a 37,10%. O Delegado Lessa (PR) ficou em terceiro, com 23,94% dos votos.
A votação referente ao primeiro turno nas Eleições 2016 ocorreu das 8h às 17h deste domingo (2). O segundo turno está previsto para acontecer no dia 30 de outubro. Esta é a primeira vez que Caruaru terá segundo turno nas eleições municipais.
Campanha
Ao longo da campanha, foram divulgadas pesquisas nas quais mostravam Tony Gel em primeiro, seguido do Delegado Lessa e de Raquel Lyra. Nos guias eleitorais, os três candidatos foram os principais alvos de críticas.
Propostas
Uma das propostas de Raquel Lyra é implantar na cidade o a cidade o programa "Mãe Coruja Caruaruense". É um programa que já vem sendo desenvolvido no Governo do Estado, que eu ajudei na concepção da lei, enquanto procuradora e participei como secretária de Criança e Juventude.
E a gente quer fazer esse cuidado integral à mãe e à família desde a concepção até os cinco anos de vida", disse a candidata.
Tony Gel propõe transformar o 4º Batalhão da Polícia Militar exclusivo para Caruaru. "Nós vamos reforçar o policiamento em Caruaru. O Batalhão será exclusivo de Caruaru para que então as ações sejam mais rápidas da polícia. Com o número que há de policiais, o comando sendo dividido entre Caruaru e outras tantas cidades, fica difícil a ação se concentrar em Caruaru", ressaltou o candidato.
Confira o perfil dos candidatos
Raquel Lyra é formada em direito, atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Ela já foi eleita deputada estadual por duas vezes e foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ). Nasceu em Recife, capital pernambucana.
Tony Gel é deputado estadual e exerceu o cargo de deputado federal por três mandatos: em 1990, 1994 e 1998. Ele foi prefeito de Caruaru entre 2000 e 2008, e vereador da cidade até o ano de 2010.
Veja a apuração completa:
Tony Gel (PMDB) - 37,10%
Raquel Lyra (PSDB) - 26,08%
Delegado Lessa (PR) - 23,94%
Jorge Gomes (PSB) - 11,62%
Rivaldo Soares (PHS) - 0,60%
Eduardo Guerra (PSOL) - 0,45%
Prof. Jefferson Abraão (PCB) - 0,20%
Do G1 Caruaru