'Pirangi' vai beneficiar 800 mil pessoas no Agreste de PE, segundo Compesa.

O Sistema Pirangi vai abastecer 10 municípios do Agreste de Pernambuco a partir de Janeiro de 2017. A informação foi divulgada após o governador do Estado, Paulo Câmara, visitar um dos canteiros da obra na terça-feira (25) em Catende, na Mata Sul. O empreendimento irá beneficiar cerca de 800 mil pessoas, conforme informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
De acordo com a Compesa, as obras estão 60% concluídas e os municípios beneficiados serão: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
O projeto teve um investimento de R$ 60 milhões. "Essa é uma obra que terá um papel fundamental para melhorar o abastecimento de água de cidades do Agreste", disse Paulo Câmara.
Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o Sistema Adutor do Pirangi vai permitir a regularização da vazão da Barragem do Prata - localizada em Bonito - em 500 litros por segundo.
Sistema Pirangi
O Sistema é composto por uma captação de água no rio Pirangi, em Catende, que irá transportar água por meio de uma adutora com 27 quilômetros de extensão até a Barragem do Prata. Duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento) irão garantir o funcionamento do sistema.
Do G1 Caruaru